10 coisas que deve saber antes de ir ao Vietname

10 coisas que deve saber antes de ir ao Vietname.png

1.Não subestimar o tamanho

Parece pequeno face a outros países do Sudoeste Asiático, mas as distâncias são grandes  se vai com o tempo contado deve considerar todas as opções em termos de ligação entre as diversas cidades, nomeadamente o avião. Algumas distâncias podem levar mais de 8horas de autocarro.

2.Levar um itinerário planeado

O Vietname é bastante extenso e tem tanto para oferecer que convém ir com um itinerário minimamente planeado, de acordo com o interesse de cada pessoa. O período ideal é entre as 3-4 semanas, mas com duas já dá para ver muita coisa.

Itinerário de 2 semanas pelo Vietname

3.O tempo não é o mesmo por todo o país.

Uma das coisas mais importantes antes de planear a viagem é estudar e entender o clima. O clima é bastante diferente de região – em especial em algumas alturas do ano. Quando fomos apanhamos 3 estações – primavera no Norte, inverno com chuva carregada no centro e verão no sul. É sobretudo muito importante perceber quando calha a estação das chuvas uma vez que o tempo e muito extremo, e podem apanhar cheias torrenciais (uma semana antes de chegarmos a Hoi An, a água tinha inundado todas as casas junto ao rio), tufões ou outras catástrofes naturais.

flood picture hoi an.jpg

4.A melhor época para visitar o Vietname é subjetiva

O Vietname país tem um clima diferente dependendo da região onde nos encontramos, pelo que não existe uma época ideal para visitar todo o país, uma vez que a melhor época para visitar o norte (mais amena e sem chuva) pode coincidir com a época das monções nos Centro. A altura mais neutra é entre janeiro e abril onde é possível encontrar um clima mais neutro, mas sem grandes garantias.

Riain Vietname.jpg

5.O Café vietnamita é incrivelmente forte

Quando pedi o meu primeiro café vietnamita estava super entusiasmada, mas quase cuspi o líquido preto. Eu super habituada a café e até bebo sem açúcar, mas o café vietnamita é uma bomba. Negro como carvão e tão forte que até provoca taquicardia a quem não está habituado. A versão mais soft (e doce) é o famoso café com ovo, um café espumoso, feito com leite condensado. Uma maravilha.

Coffee.jpgEgg Coffee

6. Cuidado com os táxis não registados

Os táxis são uma maneira conveniente de viajar no Vietname. Não são nada caros mesmo nas distâncias maiores (o máximo que pagamos foram 6€ por um percurso de cerca de 30’ minutos). No entanto é preciso ter cuidado com os táxis não registados uma vez que os preços são completamente diferentes. Pagamos quase o dobro, pela mesma distância num táxi ilegal. Como alternativa tem o Uber ou as motos por Grab , ambos ainda mais baratos do que os táxis.

7. O trânsito é de doidos e buzinar faz parte de uma boa condução

Qualquer distância numa das principais cidades do Vietname demora o seu tempo porque o trânsito é completamente caótico. As motas podem andar em todos os sentidos e os carros são completamente secundários. Se tem algum compromisso com hora marcada o melhor é sair com tempo.

Vietname traffic.jpg

8. Não parar na passadeira e manter os olhos nas motas

Atravessar a estrada, mesmo que na passadeira, no Vietname é sempre um risco para a saúde. As motas não param nem em passadeiras, nem em sinais vermelhos pelo que o truque é passar. Seguir sempre em frente, sem parar e manter os olhos nos dois lados da estrada. Estranhamente resulta. Os condutores buzinam, mas contornam-nos e lá seguimos caminho.

9. No Vietname vai experimentar comida deliciosa

É verdade. Seja na rua ou nos restaurantes a comida do Vietname é saborosa, intensa, cheia de sabores diferentes, texturas e muitos ingredientes diferentes. Desde a pizza vietnamita feita no fogo e em crepe de arroz, aos Goi cuon, crepes translucidos com recheio de legumes, a sopa de noodles, mais conhecida como Pho, ao Cao lau, um prato tradicional de Hoi An, tudo sabe divinamente.

Crepes VietnamitasPizza Vietnamita

10.Evitar água da torneira

A água da torneira não é adequada para beber. A água engarrafada é barata e pode ser adquirida nos supermercados ou cafés. Cuidado também com gelo, batidos e bebidas de fruta.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.