Top 14 para ver e fazer em Veneza

Top 14 Veneza.png

Veneza é única e única será sempre a experiência de visita a esta cidade. Para uma primeira visita existem sempre uns infalíveis. No entanto, no é necessário seguir um guia restrito. A cidade é o local ideal para vaguear à vontade e encontrar de forma espontânea os seus próprios pontos de interesse.

1. Grande Canal

Ao chegar a Veneza acabada de sair da estação de comboios o primeiro impacto com esta “avenida” deixa-nos esmagados. É absolutamente irreal a terra terminar logo ali e só termos água por onde nos deslocarmos. Por este motivo o melhor meio de transporte para conhecer o Grande Canal é, sem dúvida, de vaporetto. Procurem o que faz todo o percurso, de um extremo ao outro, e deixem-se levar de cabelo ao vento. Para mim, o Grande Canal é a avenida mais sumptuosa do mundo. Está ladeada por grandiosos Palazzos, outrora pertencentes a grandes famílias venezianas, que nos deixam antever um pouco da grandiosidade e riqueza que Veneza já conheceu durante a sua história.

veneza-grand-canal

veneza-grand-canal1

2. Passeio de Gôndola

As gôndolas estão por todo o lado e são principal ponto de interesse para os turistas. Conduzidas por uma “romântico” gondoleiro, trajado quase sempre a rigor, são uma experiência que pode dispensar mas são também uma forma de conhecer a cidade através dos seus canais mais escondidos. O seu formato está perfeitamente adaptados para navegar pelos canais de Veneza, até mesmo pelos mais estreitos. Fazem parte da história da cidade desde o século XI e nessa época eram tão ostentosamente decoradas que, mais tarde, no século XVI foi tornada obrigatória a cor negra para uniformizar.

veneza-gondolaveneza-gondola1

3. Os Palazzos

Veneza é a cidade dos Palazzos, estão espalhados por toda a cidade e são testemunhas de um tempo em que a riqueza e o poder abundavam por esta cidade. Através do Grande Canal é possível ficar a conhecer alguns dos mais imponentes: o Palazzo Sagredo, o Palazzo Grassi, o Palazzo Capello Malipiero, o Palazzo Gritti-Pisani e a imponente Ca d’Oro. Este Palácio é de tal forma exuberante, com uma fachada requintada e ornamentada que não leva a sonhar com o luxo que já desfilou entre aquelas quatro  paredes.

veneza-pallazoveneza-pallazo1

 4. Piazza San Marco

Esta praça é o coração de Veneza. Aqui se encontram os mais importantes monumentos da cidade –  a Basílica de San Marcos, o Campanille, o Palazzo Ducale e a Torre dell’Orologio. Esta praça está rodeada por luxuosos cafés com música ao vivo, espaços de requinte e beleza. A música ao vivo, com verdadeiras orquestras e tenores, estão presentes todos os dias enchendo a praça com as sua vozes dignas das melhores operas e orquestras do mundo. Napoleão descreveu esta praça como “a mais elegante sala de recepções da Europa.” Concordo!

Veneza Piazza San Marco.jpg

5.Basílica di San Marco

Um dos mais grandiosos e deslumbrantes monumentos da cidade. De inspiração claramente oriental, a Basílica tem detalhes de esplendor e opulência: os Cavalos de San Marcos, os mosaicos da fachada, a estátua de S. Marcos e os Anjos no topo do arco Central, o mosaico do pavimento no interior, os mosaicos no interior da Cúpula da Ascenção e os arcos da entrada. Pormenores e peças que fazem desta igreja um verdadeiro tesouro da humanidade que nos deixas completamente impressionados.

veneza-basilica-di-san-marco

6. Palazzo Ducale

O Palazzo Ducale foi a residência oficial dos governantes venezianos (chamados de doges). É uma obra-prima gótica feita de mármore cor-de-rosa, o que fazem dela uma peça única. Também aqui podem ser encontrados alguns apontamentos verdadeiramente impressionantes: a escultura que simboliza a Embriagues de Noé (está numa das esquinas do edifício, junto à Ponte della Paglia), a Escadaria dos Gigantes, com estátuas de Marte e Neptuno que simbolizam o poder de Veneza, e a Câmara de Torturas onde tinham lugar os interrogatórios dos prisioneiros.

Veneza Palazzo Ducale.jpg

7.Torre dell’Orologio

Dificil de passar despercebida, a Torre dell’Orologio é conhecida pela decoração fabulosa do mostrador do relógio, em azul e dourado, com representação os signos do Zodíaco e das fases da lua. O relógio está sempre na hora certa e bate as horas pontualmente, tarefa levada a cabo por duas figuras de bronze.

8ee92-torrerelogio1

8.Campanille

Apesar de a Torre dell’Orologio despertar a atenção de quem por ali passa, quem rouba todo o protagonismo nas alturas é claramente o Campanille. Um verdadeiro símbolo da cidade e da praça, tem a melhor vista de Veneza. Para além de se avistar toda cidade, num dia de sol e céu limpo é também possível avistar os Alpes.

Veneza Campanille12.jpg

9. A Ponte dos Suspiros

Estava assim, quando visitamos a cidade, pelo que foi uma pequena desilusão. É um dos pontos de interesse pela história negra que encerra, ponto de passagem para os prisioneiros que iam para o tribunal e que por aí passavam a suspirar já sabendo a sentença que os esperava. Daí vem nome que tem até hoje.

 

Veneza A Ponte dos Suspiros.jpg

10. Santa Maria della Salute

Esta majestosa igreja barroca é sustentada por mais de 1 milhão de pilares de madeira e foi construída para agradecer a salvação da cidade da peste. É um excelente local de observação da cidade, de um outro ponto de vista, para lá do Grande Canal.

Veneza Santa Maria della Salute.jpg

11. Galleria della Academia

Atualmente um dos museus mais importantes de Veneza, antes a Scuolla della Caritá, a Accademia inclui a maior coleção de pintura veneziana do mundo.

veneza-galleria-della-academia

12. Ponte de Rialto

Um dos melhores locais para ficar a apreciar o rebuliço de Veneza. A vista é maravilhosa e é muito interessante observar o movimento de barcos para cima e para baixo (que fazem percursos impossíveis de forma a embaterem uns nos outros) e é um dos lugares mais fotogénicos da cidade.

075d3-ponterialto
73f48-ponterialto1

13. O Mercado do Rialto

aqui falei deste mercado mas, e correndo o risco de me repetir, vale a pena passar por aqui, ver as cores, as texturas, os cheiros, o artesanato, a vida e as gentes locais.

4d725-mercadorialto

14. As ruas

Andar pelas ruas estreitas que vão dar a praças amplas e luminosas, perdermo-nos por esta e por aquela rua, vaguear por ruas tão estreitas que conseguimos tocar, de braços abertos, nas paredes das casas de ambos os lados da rua. Descobrir milhares de pontes, recantos e recalcos, sentir o ambiente da cidade, comer nas pequenas pizzarias localizadas nas praças, beber um cappucino ou comer um gelatto. Tudo é possível por estas ruas cheias de personalidade e de carácter.

c2dd6-ruas1b65af-ruas

2 thoughts on “Top 14 para ver e fazer em Veneza

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.