Top 7 Parques da Europa a visitar uma vez na vida

7 parques inesquecíveis

Os parques são sempre um espaço de calma e tranquilidade nas cidades. Estes são sete Parques da Europa que recomendo visitar uma vez na vida.

1. St. James Park, Londres

Um dos meus parques preferidos em Londres, apesar de não ser nem o maior, nem o mais exuberante. O motivo pelo qual gosto tanto do St James Park é porque fica às portas do Buckingham Palace, a mais famosa residência real da Europa. Este jardim tem uma vista privilegiada da real varanda, do real “apartamento” e dos reais portões. É também um excelente local para passear, relaxar, namorar e entrar em contacto com a natureza (tem, por todo o lado, uns esquilinhos amorosos que nos vêm comer à mão).

St. James Park, Londres

2. Hyde Park, Londres

Uma enorme vastidão de verde e natureza no meio de uma cidade altamente cosmopolita como Londres dá sempre nas vistas. O Hyde Park é para visitar com calma, não só pelas suas dimensões como também pela diversidade de surpresas que oferece aos seus visitantes. Pode ainda aproveitar para um passeio de barco no lago Serpentine, que de inverno oferece uma excelente pista de patinagem (para os mais atrevidos, claro). A visitar ainda o Kensington Palace, moradia real aqui localizada e ficou famosa por ser a casa da Princesa Diana.

Hyde Park, Londres
Hyde Park, Londres

3.Parc de la Ciutadella, Barcelona

Este é o maior parque localizado no centro de Barcelona. Inclui o Zoo de Barcelona, o Parlamento da Catalunha, duas estufas (Hivernacle e Umbracle), dois museus (Zoologia e Geologia) e um lago. E a famosa Fonte da Cascata onde se vê claramente a imaginação fantasista de Gaudi (que colaborou na sua construção). Cavalos alados com caudas de serpente empinados sobre a cascata e querubins a brincar entre os jatos de água coroam esta fonte.

Parques da Europa

4. Parc de Montjuic, Barcelona

O maior e mais vasto parque de Barcelona, Montjuic merece uma vista atenta e demorada. A vastidão de locais, edifícios e museus a conhecer assim obriga.Os miradouros onde se pode desfrutar das mais bonitas vistas da cidade. As construções olímpicas como o Estádio Olímpico Luís Companys, a Anella e o Palau de Sant Jordi (em forma de nave espacial). A Fundação Miró. O Palau Nacional, onde se localiza o Museu Nacional d’Art de Catalunya. A Fonte Mágica e o  El Poble Espanyol, um museu ao ar livre com réplicas em miniatura de edifícios de diferentes locais de Espanha.

Para terminar, é fundamental subir no teleférico ao Castelo de Montejuic. Conhecido pelos relatos de horror (era um local de tortura para presos políticos) que marcam a sua história. As vistas da cidade e do porto e os calmos jardins merecem uma visita.

Parc de Montjuic, Barcelona
Parques da Europa

5. Jardin des Tulleries, Paris

Este verdejante jardim em Paris estende-se ao lado do rio Sena, entre o Museu do Louvre e a Place de la Concorde. É um espaço digno da realeza, mas que recebe sem qualquer pretensão qualquer visitante nos seus caminhos ladeados de castanheiros e tílias. A descobrir com pompa e circunstância.

Jardin des Tulleries, Paris
Jardin des Tulleries, Paris

6. Jardin du Luxembourg, Paris

Jardim que adorna e embeleza o Palais du Luxembourg. Tem como um dos pontos de destaque a Fonte de Médicis e os diversos terraços que rodeiam o lago hexagonal. Aqui pode também ser visitada a estátua da padroeira de Paris, Saint Geneviève. À semelhança do Jardin des Tulleries é um jardim formal, mas de uma beleza única e com uma alma que nos deixa sem fôlego. É um excelente local para ir passear em família, mas é ainda melhor para uma romântica tarde de domingo a dois.

7. Parque del Retiro, Madrid

É o local ideal para passar um domingo de sol, a molengar debaixo de uma árvore ou à beira do lago. O “pulmão da cidade” de Madrid conta com diversos elementos arquitetónicos, do quais se destacam o Monumento a Afonso XII. Curiosamente foi construído como memória à humilhante derrota de Espanha em Cuba. Outro espaço icónico é o Palácio de Cristal, todo espelhado e rodeado de árvores,  uma aparição no verde e calma reinantes por todo o parque. Este jardim conta ainda com uma infinidade de estátuas que merecem uma atenção mais atenta como a da Fonte do Anjo Caído ou a da Fonte da Alcachofra, já para não falar do Passeio das Estátuas ladeado com figuras que dedicadas aos réis de Espanha.

Recomendo ainda uma passagem pelo Roseiral para admirar e cheirar as mais de 4000 rosas de 100 variedades diferentes. É uma explosão de cores e de aromas que invade os nossos sentidos sem dó nem piedade.

Parque del Retiro, Madrid
Parques da Europa

Estes são 7 dos parques mais inesquecíveis por onde já passei. Quais são os vossos?

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading