O que comer na Alemanha, de Berlim a Munique

O que comer na Alemanha? Confesso que ia com poucas expectativas de ir provar pratos arrebatadores. E foi muito isso que aconteceu. A gastronomia tradicional alemã até pode ser muito rica e ter diversas influências, mas não é a mais sofisticada do mundo. Os pratos têm sabores intensos e a salsicha é a rainha, têm tantas variedades como têm cervejas, talvez mais. As refeições são quase sempre acompanhas de pretzels salgados e uma couve em picles que chamam Sauerkraut. O puré de batata, muitas vezes acompanhado e misturado com a Sauerkraut, é um dos acompanhamentos que mais me serviram por lá

Partilho alguns dos pratos mais emblemáticos que provei na viagem por Berlim e Munique. Muitos não fixei o nome ou não sou capaz de os voltar a escrever, mas deixo abaixo uma amostra da gastronomia alemã. Na verdade, o melhor prato da gastronomia alemã é mesmo a cerveja e a Apfelstrudel (a sua mais famosa sobremesa). Um folhado recheado com maçã, canela e passas. Em alguns locais vem acompanhada com natas azedas. Maravilho!

Um prato que achei curioso foram as sopas com tiras de panquecas ou ovo. Cheias de sabor, mas todos tinha um toque a caldos Knorr. Ou seria impressão minha?

Enfim, para quem gosta de carne de porco, comida de sabor intenso, calórica e colestrólica (julgo que acabei de inventar uma palavra), ficará feliz. Fiquei feliz com a Apfelstrudel, com a cerveja e com as salsichas (mas só nos primeiros dois dias, depois é mais do mesmo). E com a cultura e história alemãs.

Vamos conhecer alguns pratos da gastronomia alemã?

Gastronomia Alemã
Bratwurst, a típica salsicha alemã
Gastronomia Alemã
Gastronomia Alemã
Gastronomia Alemã
Schweinsbraten – assado de porco
Gastronomia Alemã
Gastronomia Alemã

Ficou com uma ideia do que comer na Alemanha? Tem outros pratos que provou e não estão aqui mencionados. Deixe o seu comentário.

One thought on “O que comer na Alemanha, de Berlim a Munique

Add yours

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading