Munique, uma cidade feliz

Munique é definitivamente uma cidade feliz. É uma cidade é limpa e organizada, recheada de edifícios históricos e culturais, amplas praças e igrejas para todos os gostos e as pessoas parecem de uma forma geral bem-dispostas, alegres e cheias de energia. Apesar de Munique ter sido quase totalmente destruída na II Guerra Mundial renasceu cheia de força e esplendor, orgulhosa de ter sabido sobreviver.

Munique

A pé por Munique

Comecei o percurso pelo centro histórico e pela famosa e movimentada Marienplatz e os seus pitorescos arredores. É aqui que bate o coração da cidade e, já agora que falo em bater, que o famoso carrilhão da Neues Rathaus (Nova Câmara Municipal) bate as horas diariamente. Pelas 11h, 12h e 17 h é possível admirar a dança das figurinhas que decoram este relógio histórico, um dos muitos elementos decorativos deste edifício neogótico que domina toda a praça, rivalizando atenções com a Altes Rathaus, a antiga câmara municipal construída no século XV e alberga atualmente o Museu dos Brinquedos.

Por esta Praça de Munique cruzam-se também as principais artérias pedonais, que convidam a um passeio, umas compras ou uma tarde animada num dos inúmeros cafés e esplanadas. Estas ruas são o melhor postal da cidade e o truque é deixarmo-nos ir com a corrente de pessoas, deslizando por aqui e por ali conforme algum pormenor for captando a atenção como, por exemplo, uma das inúmeras igrejas. Cada uma tem a sua personalidade e características únicas e representam uma época ou período histórico da cidade. Não deixem de visitar a Peterskirche, a Frauenkirche,a Asamkirche e a Theatinerkirche.

Se, entretanto, a fome aparecer sugiro um pequeno desvio até ao Viktualienmarkt, localizado mesmo atrás da Altes Rathaus. Este mercado é uma verdadeira tentação, misturando e combinando de uma forma única o lado mais tradicional de um mercado, com bancas de fruta, peixe, carne, e o lado mais típico da cidade, os seus Jardins da Cerveja, onde se pode beber a famosa caneca acompanhada de um pretzel gigante ou da bratwurst (a típica salsicha). Cores, cheiros, sabores, risos e gargalhadas misturam-se por aqui fazendo deste, um dos locais mais concorridos da cidade.

cb38e-munique40
91b6f-munique43
40774-munique479

Depois do mercado segui para a Am Platz, uma praça bem mais pequena que a Marien, mas com uma enorme personalidade e bom humor conseguidas à conta do mais famoso pub de Munique, o Hofbräuhaus, sempre ao rubro e onde a cerveja corre livre e solta. E daqui caminhei aleatoriamente pelas ruas do centro histórico passando por outras praças como a Promenade, a Salvator ou a Odeon, onde se localiza o imponente Residenz (Casa real da Baviera) e o calmo e verdejante Hofgarten. Por todo o lado encontrei palácios principescos, praças e igrejas e também, para gostos ainda mais requintados, a Maximilianstrasse onde moram as grandes marcas da alta-costura.

bde1c-munique109
086fd-munique115
31358-munique171
6ee32-munique160
59dd8-munique90

Passeando pela zona histórica rapidamente se vai aperceber ser difícil manter um percurso organizado tantos são os pontos de interesse por aqui e por ali, todos a reclamarem a nossa atenção. Recomendo que reserve uns dois dias para conhecer calmamente esta zona e descobrir os seus tesouros.

351dd-munique98
b4ea9-munique165

Mais afastadas do centro da cidade visitei a Ludwigstrasse e a Leopoldstrasse, albergam a Universidade Ludwig-Maximilians, a Seigestor (Porta da Vitória), inspirada no Arco do Triunfo romano, Ludwigskirche, uma igreja de estilo italiano romântico que alberga o segundo maior fresco do mundo e a Biblioteca Bayerische Saatsbibliothek, a segunda maior da Alemanha com mais de 6 milhões de volumes.

bd40b-munique321
9ffe5-munique326

Ainda por estes lados segui caminho para a imponente Königsplatz e pelo Bairro Museus, composto por três importantes museus – Alte e Neue Pinakothek e o Pinakothek der Moderne. Dei ainda um passeio pelo Englischer Garten, o maior parque urbano alemão com mais de 370 hectares de verde e lagos. O parque oferece inúmeras possibilidades de entretenimento, desde os famosos jardins da cerveja, a passeios, jogging, picnics, passeios de barco e até (esta atividade é, para mim, algo único e que só presenciando vamos acreditar), surf (ou uma espécie de) feito nas águas geladas de um pequeno ribeiro rochoso que por aqui corre.

bb1fb-munique489
d9b73-munique492
ad3a1-munique506
1fb2e-munique298

As margens do rio Isar são outro ponto de interesse que não pode deixar de visitar, desde o Deutsches Museum, o maior museu de tecnologia do mundo (que para conhecer melhor recomendo tirar um dia inteiro), a Müller’sches Volksbad, um salão de banhos / piscina pública “chique” do século XIX que inclui banhos terapêuticos e uma sauna. Prossegui caminho atravessando aqui e ali as diversas pontes e apreciando as vistas do rio e o fantástico parque verdejantes que envolve esta zona até chegar ao grandioso edifício do Parlamento bávaro, o Maximilianeum. Daqui até à EuropaPlatz e ao Friedensengel, o Anjo da Paz que lá do alto olha pela sua cidade, é um pulinho. Voltoa atravessar uma vez mais uma das inúmeras pontes e deixo para trás os bairros históricos e proeminentes que decoram as duas margens do rio Isar.

93f8d-munique239
53748-munique270

Antes de terminar, afasto-me ainda mais do centro da cidade para visitar o Olympiapark, o complexo olímpico de Munique, palco das Olimpíadas de 1972 e o mais espetacular concessionário da BMW do mundo. Há quem prefira o Museu que acompanha os 90 anos de história da famosa marca alemã, mas acreditem que o concessionário não vos vai deixar dececionados.

304e0-munique356

A umas quantas paragens de comboio de distância do Olympiapark encontra-se o famoso e espetacular Allianz Arena, o original estádio construído para o Mundial de Futebol de 2006 e é agora a casa do mais importante clube alemão, o Bayern.

3a34a-munique482

Por tudo isto convido-vos a conhecer um pouco melhor esta cidade que me apaixonou. Acreditem que vão ficar tão encantos com esta cidade sulista alemã como eu.

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading