Berlim, Munique e Salzburg: Planear a visita

Berlim, munique Salzburg.png

Deixo aqui algumas dicas úteis para aproveitar ao máximo uma viagem por Berlim, Munique e Salzburgo.

Berlim

Como ir: avião. As plataformas que mais utilizo são o skyscanner ou o matrixflights. Ajudam a encontrar os melhores voos aos melhores preços.

Onde ficar: recomendo o Hotel Gat Point Charlie. Excelente relação qualidade/preço/localização.

Deslocações: O Metro é a melhor opção nas deslocações pela cidade e do aeroporto para o hotel. É bastante completo e permite percorrer distâncias mais longas num curto espaço de tempo. Do aeroporto para o centro apanha-se o autocarro 128 (são cerca de 10′) que o levará até U-Kurt-Schumacher Platz onde poderão apanhar a linha U6 para o centro.

Onde Comer: Para um bom pequeno-almoço recomendo o Coffee Fellows. Existem vários espalhados pela cidade e têm as mais diversas opções, desde o pequeno-almoço americano e opções mais simples como muffins ou croissants. Uma boa opção é passar pela Potsdamer Platz onde a animação é sempre garantida e escolher um dos muitos restaurantes por ali espalhados. Eu recomendo o Café/Restaurante Josty, um antepassado do antigo café com o mesmo nome, ponto de encontro de intelectuais e artistas do século XIX. É um bom restaurante para provar a típica comida alemã a apreciar as diferenças e animação tão típicas desta praça.

Num dia de Sol recomendo um passeio até à Gendarmenmarkt e apreciar um sumo ou um chá numa das múltiplas esplanadas. Para os apreciadores de bom chocolate não deixem de passar pela Fassbender & Rausch, nem pela loja da Ritter Sport, nas imediações da Gendarmenmarkt.

Munique

Como ir: de Lisboa, a TAP tem voos diretos diários para esta cidade. A viagem entre Berlim e Munique pode ser feita de comboio ou de avião. Por exemplo, através da Air Berlim que foi o nosso caso. Ficou mais em conta do que o comboio (já para não falar do tempo de viagem, claro).

Onde Ficar: Os hotéis são relativamente caros por estes lados, mas consegui encontrar um, mesmo no centro por bom preço. É uma questão de procurar com tempo e paciência.

Deslocações: À semelhança de Berlim, o metro é a melhor opção para deslocações mais longas na cidade (apesar de Munique se fazer bem a pé). Incluindo na saída do aeroporto.

Onde Comer: Já aqui deixei algumas sugestões de onde provar a melhor comida e ambiente da cidade.

Excursões a partir de Munique:

Para começar o ideal é adquirir o BayernTicket. Este bilhete pode ser adquiro online e é valido a partir das 9h00 de segunda a sexta e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados. Além de ficar mais barato (23 € por pessoa e por cada pessoa a mais acresce apenas 5 €), permite inúmeros transbordos e pode ser usado em todos os transportes regionais da zona, durante esse dia. Uma boa opção paras as visitas aos Castelos e a Salzburgo.

A viagem ao Campo de Concentração de Dachau que fica a uns 30 minutos de comboio de Munique. Não precisa de compra antecipada uma vez que são comboios regionais, muito mais frequentes que os de longa distância. Chegando a Dachau é só apanhar o autocarro para o campo cuja indicação pode encontrar na paragem. O bilhete de comboio dá para este autocarro também.

Deslocação aos castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau. São cerca de 2 horas de comboio (deliciosas para apreciar a magnífica paisagem da Baviera) e vale bem a pena para conhecer estes dois castelos. Os bilhetes podem ser comprados em antecipação online. O destino é a vila de Füssen, onde à chegada terão autocarros (RVA/OVG 78) à espera que vos levem diretamente até à bilheteira dos castelos. Muito importante, reservar os bilhetes para os castelos em antecipação. Poupa cerca de uma hora ou mais na fila. Basta seguir para o balcão de levantamento dos bilhetes e ganha horas para deambular à vontade pela zona.

Salzburgo

Uma visita a Salzburgo é mais uma das excursões que podem fazer a partir de Munique, se forem com tempo. Fica a cerca de duas horas de comboio e mais uma vez recomendo a compra antecipada de bilhete. É possível visitar Salzburgo num dia (não tão profundamente como a cidade merece, mas fica como aperitivo para uma próxima viagem).

Têm outras sugestões sobre estas maravilhosas cidades? Por favor partilhem porque ideias nunca são de mais.

Published by Random Traveler

Olá, o meu nome é Sónia, e quando não estou a viajar, estou a planear a próxima viagem ou a sonhar com mil e um destinos que ainda não conheço. Já visitei 38 países e é nessas viagens que nascem as histórias e imagens que aqui partilho. View more posts

3 thoughts on “Berlim, Munique e Salzburg: Planear a visita

Leave a Reply

Exit mobile version