Day Trip Helsínquia: Suomenlinna, uma das maiores fortalezas marítimas do mundo

IMG_3312

Suomenlinna é uma fortaleza marítima ao largo de Helsínquia, Património da Humanidade da UNESCO, fruto de uma arquitectura militar exemplar e bem conservada. Foi construída em 1748 e foi moldada por três épocas históricas distintas: quando foi utilizado para defender a Suécia, depois a Rússia e, finalmente, a Finlândia. Está localizada numa pequena ilha com o mesmo nome que conta com cerca de 850 habitantes. Coberta de verde (no verão, claro) e com uma calma que só se encontra no campo, é o local ideal para escapar à confusão citadina.

Adorei, simplesmente adorei descobrir este pedacinho de terra. Curiosamente, um dos guias de viagem que li sobre a fortaleza/ilha, referia que era um local tranquilo, ideal para as crianças brincarem, devido aos seus inúmeros túneis e esconderijos. Perdoem-me discordar mas é o local ideal para miúdos e graúdos. Eu própria adorei perder-me pelos túneis, caminhos e grutas, espreitar pelos canos dos canhões, entrar nos bunkers espalhados por toda a ilha e .subir aos pontos de observação do inimigo. Tudo isto só foi possível porque apanhamos um dia espetacular, com céu azul e sol a brilhar, o que conferiu à ilha um ar completamente de sonho. Fiquei cheia de vontade de lá ter um abrigo.

IMG_3351 IMG_3327 IMG_3324

Para explorar a Ilha é só seguir um dos inúmeros caminhos que saem a partir do cais principal. Estes caminhos conduzem diretamente às diferentes atrações da ilha e por todo o lado existem os mais diversos motivos para nos deixarmos ir e nos perdermos. Ainda no cais principal, ficamos a conhecer a Rantakasarmi, um edifício de pedra cor de rosa, uma dos mais bem preservadoras memórias da era russa.  Na ilha/forte, além dos bunkers e canhões, vestígios de uma era gloriosa, podemos também conhecer Vesikko, o único submarino da II Guerra Mundial que sobreviveu em toda a Finlândia. Participou em ações contra os russos e tem um ar muito digno e altivo, apesar de ter sido claramente ultrapassado.

IMG_3387

Se como eu apnhar um dia de sol recomendo tirar o relógio e aproveitar o dia todo para explorar a ilha e ainda, se for verão, poder desfrutar de uma das mini praias ou fazer um pic nic.

IMG_3340 IMG_3364 IMG_3383

Chegar a Suomenlinna é relativamente fácil. Fica a 15/20 minutos de distância de Helsínquia, e a travessia é feita nos pequenos ferrys que se encontram no porto da Praça do Mercado. Existe o ferry Municipal e um privado mas diferença é quase exclusivamente no preço e o local de paragem (o ferry municipal fica um pouco mais longe da fortaleza).

IMG_3317

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s