Day Trip Vilnius: Passeio a Trakai

IMG_3809

Trakai é uma pequena cidade localizada na zona Central da Lituânia e famosa pelo seu Castelo de conto de Fadas, situado numa das 21 ilhas que polvilham o lago Galvé. Na verdade não é só o castelo que parece de conto de fadas, toda a zona envolvente é espetacular e convida a um dia de passeio, picnic e a relaxar. Talvez por isso, e pela curta distancia que separa as duas cidades (cerca de 45m de comboio), seja uma espécie de resort de fim de semana para os habitantes de Vilnius.

Quando chegamos a Trakai, seja da estação de comboio ou do terminal de autocarro, a primeira coisa que nos salta à vista é mesmo o grandioso e resplandecente lago, mas a nossa principal preocupação nesse momento é chegar ao castelo. Afinal foi por isso que ali fomos. Atravessamos então toda a cidade, a passo meio acelerado para chegarmos o mais rapidamente possível ao nosso objetivo. Não reparamos que existe um trilho que pode ser feito calmamente, e que circunda todo o lago, não reparamos nas pequenas igrejas de madeira, nem na imponente catedral de Trakai, não reparamos na principal características dessa pequena cidade, as suas casas de madeira.

Chegamos entretanto à ponte de madeira que nos separa do castelo e ficamos literalmente estancados a olhar para ele, com as suas pedras vermelhas, as imponentes torres  defensivas e o seu ar de fortaleza imponente que um dia já foi o centro do poder da Lituânia, casa do Grão Duque.

IMG_3807

Atravessamos a ponte e entramos diretamente numa outra época, onde inúmeras personagens representam os usos e costumes dos  séculos XIV e XV. No interior podemos visitar o Palácio Ducal, uma torre com cerca de 30 m de altura que serviu de residência ao Grão Duque, e o Museu de História que inclui peças decoração, moedas, armas e outros elementos da mesma época. E por dentro do Castelo é isto…confesso que quase não justificou entrar.

IMG_3813 IMG_3815 IMG_3822

Onde recomendo que se detenham mais tempo é na zona envolvente do Castelo, ainda na ilha. Ao redor conseguimos ver como é idílica toda a zona do lago. Se o tempo o permitir fiquem por aqui, à sombra de uma árvore, façam um picnic e desfrutem da calma e tranquilidade (sim, mesmo com a zona sempre cheia de turistas e locais é possível). Caso não tenham ido preparados para picnic, recomendo ir a um dos inumeroso restaurantes à beira do lago, comprar algumas das suas famosas empadas (existem com os mais variados recheios – vaca, porco, cogumelos, espinafres, etc), comprar umas cervejas e voltar para a ilha e aproveitar. Se ainda sobrar tempo, aproveitar para dar um passeio de barco, de gaivota ou num dos verdadeiros, maiores, com motor e capitão e ficar a conhecer um pouco melhor toda a zona do lago.

IMG_3837 IMG_3838

IMG_3842

De regresso, agora sim, podemos seguir o trilho que segue a margem do lago, podemos, com calma, olhar à volta e descobrir as surpresas que Trakai reservou para nós e que estávamos muito ocupados para descobrir à chegada. Trakai é um dos locais turísticos mais procurados da Lituânia e talvez por isso esteja a ficar desfigurada mas se tentarmos abstrair-mo-nos da confusão e procurarmos as pequenas coisas que a cidade tem para nos oferecer, conseguimos sair de lá felizes e com uma enorme sensação de tranquilidade.

IMG_3797 IMG_3798 IMG_3801

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s