Day Trip Vilnius: Passeio a Trakai

Vilnius a Trakai

Trakai é uma pequena cidade, perto de Vilnius, localizada na zona Central da Lituânia e famosa pelo seu Castelo de conto de Fadas, situado numa das 21 ilhas que polvilham o lago Galvé. Na verdade, não é só o castelo que parece de conto de fadas, toda a zona envolvente é espetacular e convida a um dia de passeio, picnic e a relaxar. Talvez por isso, e pela curta distância que separa as duas cidades (cerca de 45 minutos de comboio), seja uma espécie de resort de fim de semana para os habitantes de Vilnius.

Passeio de Vilnius a Trakai

Quando cheguei a Trakai, seja da estação de comboio ou do terminal de autocarro, a primeira coisa que nos salta à vista é mesmo o grandioso e resplandecente lago, mas a nossa principal preocupação nesse momento é chegar ao castelo. Afinal foi por isso que ali fui. Atravessei a cidade, para chegar ao nosso objetivo.

Cheguei à ponte de madeira que nos separa do castelo e fiquei literalmente estancado a olhar para ele, com as suas pedras vermelhas, as imponentes torres  defensivas e o seu ar de fortaleza imponente que um dia já foi o centro do poder da Lituânia, casa do Grão Duque.

Vilnius a Trakai

Atravessei a ponte e entrei diretamente numa outra época, onde inúmeras personagens representam os usos e costumes dos  séculos XIV e XV. No interior podemos visitar o Palácio Ducal, uma torre com cerca de 30 m de altura que serviu de residência ao Grão Duque, e o Museu de História que inclui peças de decoração, moedas, armas e outros elementos da mesma época. E por dentro do Castelo é isto…confesso que quase não justificou entrar.

Vilnius a Trakai
Trakai
Trakai

Onde recomendo que se detenham mais tempo é na zona envolvente do Castelo, ainda na ilha. Ao redor conseguimos ver como é idílica toda a zona do lago. Se o tempo o permitir fiquem por aqui, à sombra de uma árvore, realizem um picnic e desfrutem da calma e tranquilidade (sim, mesmo com a zona sempre cheia de turistas e locais é possível). Caso não tenham ido preparados para picnic, recomendo ir a um dos inúmeros restaurantes à beira do lago, comprar algumas das suas famosas empadas (existem com os mais variados recheios – vaca, porco, cogumelos, espinafres, etc), comprar umas cervejas e voltar para a ilha e aproveitar. Se ainda sobrar tempo, aproveitar para dar um passeio de barco, de gaivota ou num dos verdadeiros, maiores, com motor e capitão e ficar a conhecer um pouco melhor toda a zona do lago.

Trakai
Trakai
Trakai

De regresso, segui o trilho que segue a margem do lago, com calma, olhar à volta e descobrir as surpresas que Trakai. Trakai é um dos locais turísticos mais procurados da Lituânia e talvez por isso esteja a ficar desfigurada, mas se tentarmos abstrair-mo-nos da confusão e procurarmos as pequenas coisas que a cidade tem para nos oferecer, conseguimos sair de lá felizes e com uma enorme sensação de tranquilidade.

Trakai
Trakai
Trakai

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading