Hotel Nacional de Havana, um baú de memórias

Havana

O Hotel Nacional de Havana foi construído no início dos anos de 1930 pela empresa Americana McKim, Mead & White and Purdy & Henderson Co.com inspiração Art Deco Arábica, com apontamentos Mourisco-hispânicos entre outros estilos arquitetónicos. Foi declarado Monumento Nacional pela sua riqueza arquitetónica e importância na história de Cuba.

O luxo deste hotel contrasta com a pobreza e degradação geral da cidade, mas é também um abrir de olhos para os contrastes que estes regimes acaba por ter e que está à vista de todos nas ruas de Havana.

Abaixo algumas curiosidades deste Hotel que ocupa um lugar especial na história local.

# Foi construído num morro lado a lado com canhões que ainda por ali ficaram dos tempos coloniais e que ainda hoje podem ser encontrados nos seus jardins.

Havana

# Por ali passaram hóspedes tão ilustres como Eduardo VIII (príncipe de Gales), Jack Dempsey, Sir Winston Churchill, Mario Moreno (Cantinflas), Fred Astaire,  Gary Cooper, Nelson Rockefeller, Frank Sinatra, Ava Gadner, Sir Alexander Fleming, Marlon Brando, John Wayne, Walt Disney, Gabriel García Márquez, Robert de Niro, Arnold Schwarzenegger, Diego Maradona, Francis Ford Coppola, Muhammad Ali, entre tantos outros. Inúmeros dos quartos ocupados por estes notáveis foram preservados e alguns foram inclusive declarados património histórico, possuindo fotografia e biografias dos seus ilustres ocupantes.

# Em 1946, o hotel recebeu um dos maiores encontros da máfia (sim, leem bem), tendo sido obrigado a fechar as portas ao público, em geral, para poder receber algumas das mais importantes famílias da Cosa Nostra. As suites onde esta reunião teve lugar estão preservadas até hoje e é atração nacional.

# Nos anos 1950 a administração do Hotel (americana) recusou alojar Josephine Baker e Nat King Cole, com fundamentos puramente racistas.

# Ainda durante os anos de 1950 o Hotel foi o Quartel General do Movimento 26 de julho, liderado por Fidel Castro. Com o triunfo da Revolução Cubana em janeiro de 1959 o Hotel passou para as mãos do estado cubano, tendo a administração americana abandonado o país.

# Em 1962 o Hotel tomou parte ativa na famosa Crise dos Mísseis. Foram construídos espaços para artilharia antiaérea e trincheiras militares nas suas encostas como defesa para um possível ataque.

HotelNacionalHavana
HotelNacionalHavana
HotelNacionalHavana

# É o melhor local de Havana para beber um mojito com a melhor vista possível sobre o Malecón.

HotelNacional Havana

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading