Roteiro à descoberta da Art Nouveau em Riga

A sua impressionante coleção de edifícios Art Nouveau é uma das características mais emblemáticas de Riga.  Mais de um terço de todos os edifícios em Riga são exemplos desta escola única de design. E por que existem tantos na capital da Letónia? A resposta é realmente muito simples. A “nova arte” ou “novo estilo” é uma forma de arte que ganhou popularidade no final do século XIX e que quando chegou ao auge da sua popularidade, coincidiu com o período de grande prosperidade financeira de Riga. O resultado foi uma incrível época de construção que terminou em desastre, estético e financeiro. Os letões deixaram a sua marca em Riga concebido mais de 200 edifícios, incluindo o edifício icónico localizado na Rua Alberta n.º12 e que agora abriga o Museu Art Nouveau Riga.

IMG_3599

A Art Nouveau é caracterizada pelo exagero de ornamentação decorativo em fachadas – figuras geométricas ou ornamentos estilizados que descrevem plantas, máscaras, etc. Os exemplos mais característicos são edifícios na Rua Alberta (Alberta iela), mas também Elizabetes iela, Strēlnieku iela, Vīlandes iela, Smilšu. Estas ruas são todas aproximadamente próximas. Se quiser continuar o percurso pela cidade à descoberta de mais exemplos pode ainda ir a Jauniela 25/29, Kalēju 23, Šķūņu 10/12, Smilšu 2, Smilšu 8, Strēlnieku 4ª, Audeju iela 7, Terbatas iela 15/17, Caka 26, Brivibas e Hamburgas.

Riga (77)
IMG_3591
IMG_3619
IMG_3611
IMG_3605
IMG_3601


A vasta coleção espalhada pela cidade é Património da UNESCO e não é comparável a nenhuma outra no mundo. Merece sem dúvida uma visita e uma atenção especial pelo impacto e beleza das ruas e dos edifícios (na sua grande maioria excelentemente bem preservados).

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading