Serpa: Passeio Pedestre “Trilho da Azenha da Ordem”

Aproveitamos o fim de semana prolongado por Serpa para fazer o passeio pedestre que já havíamos descoberto no verão, pelo Trilho da Azenha do Ordem, Campos agrícolas adentro, em direção ao Guadiana.


Os 13,5 km deste percurso começam no jardim fronteiro ao cineteatro de Serpa, seguindo pelos terrenos cultivados em direcção à Horta dos Banhos, passando por diversos montes alentejanos até ao montado de Azinho e Sobro e terminando junto ao Rio Guadiana na Azenha da Ordem, onde em tempos se transformaram grandes quantidades de cereais produzidos nos vastos campos em farinha.

Pelo caminho desfrutamos de paisagens únicas, silencio apenas quebrado por algumas aves, uma ocasional lebre a passar a correr e o ladrar dos cães que guardam as herdade com as quais nos cruzamos. É uma experiência única e relaxante.


  
  

Este é um dos 11 trilhos compilados no âmbito do projecto “Transalentejo – percursos pedestres do Alqueva”: Fantástica Serra d’Ossa (Borba), Conquista de Terena (Alandroal), À Volta do Montado (Mértola), Trilho da Azenha da Ordem (Serpa), Azenhas e Fortins do Guadiana (Beja), Amieira a Alqueva com o Lago a seus Pés (Portel), Pelo Património Vivo de Mourão (Mourão), Escritas de Pedra e Cal (Reguengos de Monsaraz), Da Serra Colorada ao Cerro do Calvário (Barrancos), Rota da Água de Moura (Moura) e Eremitas da Serra d`Ossa (Redondo).


Distância e duração: 13,5Km – 3:00h a 4:00h

Desníveis: Uma descida e uma subida suaves, mas longas.

Grau Dificuldade: Moderado

Recomendações: levar calçado e roupa confortáveis, água e comida suficientes e desfrutar da paisagem.

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading