Quase a partir em direção a mais uma aventura em direção à terra dos czares aqui deixo as trabalheiras necessárias para conseguir obter o tão desejado visto. Como é um país com tanta riqueza histórica e cultural, com tanto potencial turístico dificulta tanto a vida a quem tanto os quer visitar.
Assim, aqui ficam os passos necessários para pedir o visto:
- Passaporte válido com pelo menos 6 meses de validade (até aqui tranquilo) e duas páginas nã0 preenchidas com vistos, carimbos ou outras inscrições (porque??)
- Cartas convite dos hotéis onde vão ficar instalados (em russo);
- Seguro de viagem especial para a Rússia (seja lá o que isso for), com montante mínimo de 30.000 €/pessoa e seja de emitido por uma companhia com acordo com parceiro russo (p. ex Mapfre);
- Preencher o formulário do site onde ente outras coisas têm que colocar os dados referentes às cartas convite dos hotéis (foi aqui que descobri que o Google traduz razoavelmente de russo para português), informação do seguro, dados pessoais e até profissionais…nada escapa!
- Depois é entregar isto tudo na embaixada Russa ou no VHS Portugal – Centro de Vistos da Rússia com uma foto e pagar 55 €.
Cerca de 10 dias depois tem o vosso visto no passaporte e estão finalmente habilitados a visitar esse grande país.
Uma dica…peçam ajuda à vossa agência de viagens de confiança. Não só vos diz tudo o que precisam como ajudam na emissão de toda a documentação. Foi assim que fizemos e a Geostar do Colombo foi incansável durante todo o moroso processo. No final apenas tivemos de preencher o formulário no site e entregar toda a documentação. Com um pouco de sorte fica tudo entregue na primeira tentativa (não tivemos essa sorte como devem calcular).
E agora cá vamos nós. Fiquem por aí que em breve partilhamos mais estórias sobre mais esta viagem.