8 Factos que desconhece sobre a Rússia

1. Em São Petersburgo, junto à ponte de acesso à Fortaleza Pedro e Paulo encontra-se, na água, a estátua de um coelho. Do cimo da ponte é frequente encontrar pessoas a atirar moedas à estátua. Dizem os locais que dá sorte. Já a estátua simboliza o grande número de lebres que costumavam viver na ilha e a sua batalha contra as inundações que assolaram a cidade durante os séculos XVIII e XIX.

Rússia

2. Tocar no focinho do cão da estátua de bronze localizada na estação de metro de Ploshchad Revolutsii. Representa um operário com o seu animal de estimação e diz que dá sorte. Por este motivo o seu focinho tem um tom mais brilhante que a restante estátua.

MoscovoCão
Estação Metro Rússia

3. O Hotel Astoria em S. Petersburgo foi o local escolhido por Hitler para celebrar, com um banquete, a conquista da cidade. Felizmente acabou por não se concretizar.

SPeterburgoAstoria

4. O nome “Praça Vermelha” não tem nenhuma relação com o comunismo. Deriva da palavra “krasnyi”, que significou em tempos “bonita”.

MoscovoPraçaVermelha

5. Existe, supostamente, um segundo sistema de metro em Moscovo – Metro 2 – que liga uma série de abrigos subterrâneos militares.

6. Em Moscovo existem um conjunto de árvores de cadeados onde os apaixonados podem deixar uma prova do seu amor.

MoscovoArvoresCadeado

7. Reza a lenda que Ivan o Terrível cegou o arquiteto que construiu a Catedral de S. Basílio, em S. Petersburgo, para que este não pudesse voltar a construir nada tão belo.

SPeterburgoCatedralSBasilio

8. A fria cidade de S. Petersburgo tem a sua própria praia, junto à Catedral de Paulo e Pedro. Alguns habitantes locais, conhecidos como “morsas”, acreditam nas suas propriedades terapêuticas e tomam ali banho…de inverno…nas águas geladas!

SPeterburgoPraia

Para descobrir estes e outros segredos da Rússia recomendo uma visita às cidades de Moscovo e São Petersburgo. São dois destinos únicos e que nos marcam de forma única e inesquecível. Apesar da distância é possível encontrar voos baratos com destino a Moscovo e/ou S. Petersburgo.

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading