1. Bruxelas
Desde os gaufres aos chocolates o pior é mesmo ficar de boca fechada e resistir à tentação. Até porque tentações é o que não faltam por todo o lado. O cheiro dos gaufres quentes invade as ruas e praças e as montras das lojas de chocolates estão por todo o lado. Já para não falar que se não resistir e entrar para “admirar” as maravilhas chocolateiras o mais provável é não sair da loja sem ter provado duas ou três variedades, colocadas à disposição dos clientes. Impossível escapar.
2. Madrid
Tapas, tapas e mais tapas. Mais um petisco a que não vai conseguir resistir. Começando nas croquetas, passando pelos pimentos padron e terminando nas chouriças e no jamon, tudo é delicioso e o pior é mesmo saber quando parar. Até porque este tipo de refeição acaba por ficar mais caro do que pensamos.
3.Munique
Por aqui quem não provar a famosa Bratwurst acabará certamente arrependido. Existem de vários sabores (porco, vaca, vitela) e de várias cores (branca, por exemplo) e tem que ser impreterivelmente acompanhada por uma caneca da melhor cerveja bávara.
4. Florença
Itália é famosa pelas suas pastas, mas o local onde provei as mais deliciosas foi, sem dúvida, Florença. Repletas de cor e sabor. Intensas e cheia de vida. De fazer água na boca.
5. Sevilha
Voltamos a Espanha, mas desta vez pela Paella e pelo Gazpacho. Os mais saborosos de sempre foram os do Restaurante Lá Cueva no Barrio de Sta. Cruz, na Calle Rodrigo Caro. A Paella é gigante e saborosa. É feita na hora e vem para a mesa com vestido de gala, de forma exuberante. Como resistir?
6. Praga
A comida é rica e suculenta, mas desculpem a gula, a minha predileção vai para uns rolos com nome estranho e impronunciável, Trdelník, mas maravilhosos. Sabem a canela e açúcar, são servidos quentes e são maravilhosos. Um será sempre pouco.
7. Moscovo
Mais uma cidade onde a comida não nos desilude, mas o destaque vai todo para o caviar. Nunca tinha provado e pensei que não ia gostar. O seu sabor intenso e salgado foram uma agradável surpresa e por momentos pensei em viver só de caviar, de tão fascinada que fiquei. Pode ter as mais diversas cores (nunca o diria), desde verde a preto (as mais raras), passando pelo laranja (as mais vulgares). Uma delícia.
8. Dublin
Bangers and Mash, como quem diz salsichas e puré de batata, Irish Stew, carne cozinhada lentamente, com legumes, regada com Guinness e acompanhada com Irish Brown Bread (pão escuro), Shepherd’s Pie, uma espécie de “tarte” feita com carne picada e legumes e coberta com puré de batata, Fish & Ships (peixe frito e batatas fritas) e pelo Estufado de Borrego, muito similar ao Irish Stew. Tudo isto numa única cidade. Talvez porque um estômago cheio e reconfortado aguenta melhor as pint de Guinness.
Agora é só escolher o(s) destino(s), encontrar um bilhete de avião baratinho (é necessário deixar verba para provar tudo!) e partir em direção as estas deliciosas iguarias.
Leave a ReplyCancel reply