6 pratos russos a experimentar

Para quem pensa que os russos só comem arenque e caviar aqui ficam algumas delícias da cozinha russa. E sim, o strogonoff é uma delas. A cozinha russa é muito rica, para aquecer o corpo e a alma quando as geladas temperaturas invadem ferozmente o país e incluem, além da vodka, batatas, pão, natas, legumes, vários peixes fumados, crepes e massas (uma espécie de).

O meu top 6 das iguarias russas a não perder.

1. Borscht

Sopa vermelha de couve e beterraba, servida com carne, batatas e smetana (natas russas). Tem um sabor forte, sobretudo da beterraba, mas é mesmo muito rica. Acompanha normalmente com pão escuro.

2. Panquecas russas

Blini são a versão russa dos crepes franceses e podem ser consumidos das mais diferentes maneiras, desde acompanhadas com caviar, com recheios doces ou salgados, com salmão fumado, cogumelos ou natas. Estes crepes são saborosos conforme o seu recheio.

Pratos russos

3. Salmão e arenque fumados

Salmão fumado é dos meus petiscos favoritos, já o arenque não me convenceu. Não gostei da cara do bicho, mas recomendo pelo menos provar, mais não seja porque é um dos pratos mais típicos e comidos em casa de todo russo que se preze.


4. Dumplings 

Outra especialidade russa que parece desenquadrada soa os dumplings ou pelmeni, como são localmente conhecidos. São normalmente recheados de carne (porco, vaca, frango, borrego) e cobertos com uma espécie de molho com ervas. Alguns podem também ser de salmão ou cogumelos e podem ser comidos simples ou num caldo.

Pratos russos

5. Strogonoff

Um dos mais famosos pratos russos com certeza. Foi em São Petersburgo que comi um dos melhores de sempre, cremoso e suave, maravilhooooso. Cheio do sabor, com cogumelos frescos e de grande qualidade.

Pratos russos

6. Caviar

Na verdade, não é bem um prato, mas sim um petisco é uma especialidade que não deixa ninguém indiferente, ou se adora ou se odeia. Pessoalmente pensei que não ia gostar e, na verdade, não conseguia para de comer. Adorei o gosto Salgado e intenso e o rebentar suave das bolinhas na língua. Pode ser servido nos crepes como já referi acima, comido simplesmente à colher o servido em pequenas tostas de pão escuro. Maravilhoso!

Para descobrir estas delícias da gastronomia russa recomendo uma visita às cidades de Moscovo e São Petersburgo. Apesar da distância é possível encontrar voos baratos com destino a cada uma das cidades. Bom apetite!

Leave a Reply Cancel reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Exit mobile version
%%footer%%