5 realidades que fazem de Cuba…Cuba

Cuba

1.Duas Moedas

Como um país tão pobre pode ter duas moedas? Porque é Cuba, e em Cuba tudo é possível. E, porque é que os turistas se sentem sempre (meio) enganados porque a “sua” moeda vale tanto ou mais do que o euro, ou o dólar? Porque, na verdade, é um esquema bem montado do qual não se pode fugir. Podemos trocar dinheiro pelo peso cubano? Não. Apesar disso, Cuba é um destino em conta, certo? Não. A comida é cara. Os táxis são caros. Tudo é caro, sobretudo quando comparado com o nível de vida local. Aí é só luxuoso.

2. Quarto de Hotel procura-se

Sim, é possível chegar a Cuba depois de uma viagem de oito horas e com o jet lag ao rubro e não ter quarto de hotel. Quando só queria desmaiar na cama mais próxima dizem-me que estão cheios, ou que houve qualquer coisa e lá fico mais uma hora à espera para me levarem para o Hotel mais próximo que tenha um quartito para mim. E no dia a seguir logo se vê…porque tudo se resolve.

3. Livre Concorrência

Sim, ela existe, mas Cuba style. Que é como quem diz…as duas empresas de transporte que existem são do estado, as cinco empresas “oficiais” de táxis o mesmo, e por aí fora. A concorrência, parece-me, estimula algum brio profissional pela qualidade do serviço prestado e isso é bom. Quanto ao resto é só para confundir o estrangeiro.

4. Internet à velocidade da Luz

Que é como quem diz…zero! Ela existe, mas quando compramos o cartão para tentar aceder pode correr bem ou mal. Podemos gastar o crédito todo só a tentar abrir a homepage do Google ou podemos conseguir ver 5 filmes no Youtube e percorrer 10 dias de Facebook. Na verdade, é uma questão de sorte.

5. Publicidade Zero

Nós que somos constantemente bombardeados por mupis, outdoors e afins por todo o lado primeiro estranhamos. Não percebemos bem o que se passa à nossa volta. Sentimos falta de algo, mas não sabemos o quê. Depois percebemos…não há publicidade!

Tudo isto faz de Cuba um país único que nos tira da nossa zona de conforto. O que ocasionalmente é importante para valorizarmos o que tão banalmente usamos diariamente.

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading