Mercados da Tailândia, trocar mercadorias à moda antiga

ADORO mercados! Em especial os Mercados da Tailândia. Adoro a atmosfera vibrante e caminhar entre as diferentes bancas e admirar os produtos, provar as delícias locais. É a forma mais genuína de  ficar a conhecer a cultura e tradições de um destino. São irresistíveis. Perdia-me horas às voltas, a ver tudo, a negociar/regatear os melhores preços ou à procura daquele produto especial.

A Tailândia é um país rico em mercados de todas as espécies, diurnos, noturnos, flutuantes, de flores, de comida, de tudo! Procuram retratar as tradições rurais de troca de produtos na Tailândia.

Vamos partir à descoberta dos cheiros, cores e texturas de alguns dos mercados que visitem na Tailândia, uma pequena amostra face à oferta existente. Para quem quiser descobrir mais é seguir este caminho.

Mercados da Tailândia: Bangkok

O Mercado flutuante de Damnoen Saduak, localizado a 104 km a sudoeste de Bangkok, é um mercado que mostra aquilo que era a tradição comercial da zona, onde as trocas de produtos se faziam no meio dos canais e entre barcos. A entrada no mercado pode ser feita nos típicos barcos de madeira, serpenteando pelo canal, por uma vegetação luxuriante e cruzando com casas que nasceram à sua volta. Atualmente muito poucos tailandeses fazem compras neste mercado, visto que, por todo o lado, nasceram mercearias e supermercados onde é possível adquirir produtos, mas é uma memória engraçada e uma visita que recomendo.

Mercados da Tailândia

Já o Mercado do Comboio de Maeklong é outra história. Este é um mercado tradicional tailandês e que ainda funciona quase exclusivamente para locais, apesar da presença regular de turistas que ali vão observar a sua principal atração…o comboio que atravessa o mercado.  Só mesmo por estes lados podia nascer um mercado nos carris (em cima das linhas e à sua volta) de uma estação de comboios. A coisa parece complicada, mas não. No local descobri como tudo está bem coreografado e afinado ao ínfimo segundo. Após a sirene da estação a anunciar que o comboio parte em a 2 minutos, os vendedores começam a mover os seus produtos para deixar livre o caminho para a passagem do comboio. No entanto, apenas quando este já está em andamento é que recolhem as lonas que servem de abrigo aos produtos. Tudo feito de uma forma extremamente rápida e eficiente. Após a sua passagem, os vendedores voltam a empurrar as barracas e toldos e retomam os seus negócios como se nada tivesse acontecido. O comboio passa várias vezes ao dia, mas os horários podem variar em função do ponto de partida.

Mercados da Tailândia

Mercados da Tailândia

Os Mercados de Chinatown em Bangkok são outra experiência que recomendo. O meu favorito foi o Mercado de Pak Klong. Aqui vendem-se, essencialmente flores e os mais elaborados e coloridos arranjos florais que os tailandeses oferecem, em homenagem, nos templos espalhados pela cidade. Por este motivo é um mercado cheio de cores e texturas. Por aqui também podemos encontrar alguns produtos frescos tradicionais, sobretudo frutas e legumes. Um aspeto que achei curioso é que está aberto 24 horas!

O outro mercado de Chinatown que merece uma visita é o da rua Sampeng. Este mercado estende-se pela rua pedonal, que, na verdade, é quase um túnel, estreito e escuro onde o comércio se faz dos dois lados, em pequenos espaços onde parece que cabe tudo. Este mercado é de tal maneira apertado que cabe apenas uma pessoa em cada direção e mesmo assim mal, pelo que temos que seguir em fila e quando alguém pára para ver algum produto é todo um engarrafamento que se gera :). No entanto, isso não impede os milhares de visitantes que por ali passam constantemente, desde locais a turistas. Pode também acontecer terem que se desviar de uma ou outra scooter…é normal. 

Chiang Mai

O Bazar Noturno de Chiang Mai (Rua Chang Khlan) fica a cerca de 30 minutos a pé (e a 10′ de tuk-tuk) do centro da cidade e percorre ambos os lados da rua, estendendo-se a alguns edifícios nas ruas adjacentes. Aqui podemos encontrar de tudo, desde comida, a roupa, artesanato, souvenirs, etc. É impossível resistir ao caos que se espalha pelas ruas, às cores, aos cheiros e à alegria e animação que reina por estes lados. Foi dos meus locais favoritos em Chiang Mai e fomos lá quase todas as noites. 

O Mercado de domingo em Chiang Mai que decorre na Rua Rachadamnoen é a confusão total, o que acaba por ser bastante divertido. As ruas estão cheias dos dois lados, o que dificulta em muito a circulação das pessoas. Por aqui é possível encontrar todo o tipo de produtos, assim como comida local, feita na hora, e cujo aroma inunda as ruas. Mais uma vez é um local de grande animação onde nos divertimos a contemplar as bancas de produtos e onde se podem encontrar algumas surpresas. É só ir atento. 

Leave a Reply Cancel reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Exit mobile version
%%footer%%