À descoberta da Andaluzia

o que visitar na Andaluzia
O que visitar na Andaluzia

Andaluzia é das zonas mais puras de Espanha e que faz questão de manter bem vivas as suas tradições regionais. Falo das touradas (quer concordemos, quer não), da siesta, do flamengo, das guitarras e dos seus pratos icónicos. Vamos descobrir o que visitar na Andaluzia?

Gosto desta região de Espanha pela sua mistura de estilos e tradições, resultado de oito séculos de convívio entre o cristianismo e o islamismo. Estas presenças deixaram marcas da sua passagem. E atualmente ainda encontramos locais magníficos como a Catedral-Mesquita de Córdoba. Ou bairros de inspiração árabe com igrejas católicas, como Albazín, em Granada. Um minarete de Mesquita transformado em campanário da Catedral de Sevilha. Estas misturas fazem da Andaluzia e de cidades como Granada, Sevilha e Córdoba locais únicos a descobrir.

Córdoba

Em Córdoba encontramos uma cidade única, onde a sua principal atração é a Catedral-Mesquita. No entanto, sem esquecer os frescos e floridos Pátios, escondidos por detrás de pequenas portas, espalhados um pouco por toda a cidade. Córdoba é uma cidade pequena, mas cujo enorme legado cultural e monumental, património da UNESCO desde 1994. As suas origens perdem-se no tempo. A sua localização, nas margens do Rio Guadalaquivir, e a riqueza das suas terras fizeram dela o local ideal para diferentes civilizações se instalarem. A Catedral-Mesquita é visita obrigatória pela arquitetura única, um híbrido entre estilo muçulmano e católico, e pela sua dimensão. É um dos maiores edifícios islâmicos do mundo e o monumento mais importante em todo o Ocidente islâmico, património da UNESCO de 1984. É um símbolo vivo que retrata a aliança milenar entre a arte e a fé.

o que visitar na Andaluzia
Patios2

Mais sobre a Catedral e sobre Córdoba aqui.


Granada

Granada é outro exemplo vivo da presença árabe na região da Andaluzia. Local de visita ao grandioso Alhambra, uma das maiores e mais poderosas construções do mundo muçulmano e casa dos nazarís durante mais de 200 anos. Não esquecer ainda o bairro de Albazín, um dos mais antigos e pitorescos de Granada. As suas ruas estreitas e casas típicas mantêm-se quase inalteradas durante os últimos séculos. Não é de estranhar que seja património da UNESCO desde 1994. Seguindo as ruas de Abayzín desembocamos no Bairro de Sacromonte onde encontramos as típicas casas da gruta, transformadas em clubes ou cafés de flamengo.

Granada - Mirador de San Nicolás
O que visitar na Andaluzia
o que visitar na Andaluzia

Mais sobre Granada aqui.


Sevilha

Sevilha é uma daquelas cidades espanholas que soube manter o seu ar histórico e tradicional. Adoro perder-me nas ruas estreitas e sinuosas do Bairro de Santa Cruz e descobrir novos caminhos e recantos. Adoro admirar, cá de baixo e de pescoço bem esticado, a Giralda. Antigo minarete da cidade durante a ocupação árabe convertido em campanário da Catedral. É uma obra de arte da arquitetura árabe e com mais de 104 m de altura tem a melhor vista da cidade.

Sevilha é especialmente grandiosa durante a Semana Santa onde mais de 50 irmandades religiosas dos diferentes bairros da cidade desfilam pelas ruas. Saem das diversas igrejas até à “Carrera Oficial” que começa na Campana e finaliza ao sair da Catedral, onde se realiza a estação de penitência. Milhares de pessoas nas ruas acompanham as irmandades que carregam esplendorosos andores. Estes andores pesam cerca de uma tonelada sendo carregados por mais de uma dezena de Costaleros. O percurso pode durar mais de oito horas. Todas as procissões são acompanhadas de dezenas de irmãos e nazarenos que tentam imitar o sofrimento de Cristo com penitências públicas durante estas procissões. É uma cerimónia de grande respeito.

Em Sevilha é também possível assistir aos melhores espetáculos de flamengo, seja nas ruas ou nas inúmeras salas e cafés. Foi nas suas imediações que o flamengo nasceu entre os gitanos, no final do século XVIII. A cidade soube manter viva a tradição até hoje.

o que visitar na Andaluzia
Sevilla-barrio-santa-cruz

Mais sobre Sevilha aqui e sobre a Semana Santa aqui.


Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading