As cores de Hoi An

Hoi an.png
O que visitar em Hoi An

Hoi An foi um dos locais que mais amei na visita ao Vietname. Nascida da fusão asiática, está localizada nas margens do Rio Thu Bon. Esta antiga cidade ribeirinha foi um importante porto comercial entre os séculos XVI e XVIII, atraindo comerciantes da China, Japão e Europa, incluindo Portugal. Os principais produtos comercializados eram a seda, a porcelana, a pimenta, a canela e as plantas medicinais. Como resultado, a cidade, através dos seus edifícios e das suas ruas, reflete as mais diferentes influências numa mistura de estilos arquitetónicos. Os estilos vietnamitas, japoneses, chineses e franceses combinam para dar origem a um património único. Para aqueles que amam o mar, o sol e areia, oferece ainda duas encantadoras praias cinco km do centro da cidade. Fiquei também fã de Hoi An pela sua ótima comida e atmosfera acolhedora. Vamos descobrir o que visitar em Hoi An?

Hoi An (17).JPG

Património Mundial da UNESCO em 1999 é conhecida pelas tradicionais casas-tubo. A cidade teve a sorte de escapar quase ilesa à Guerra do Vietname, pelo que muito do seu charme tradicional continua inalterado. As lanternas coloridas que são a sua imagem mais famosa. Dão-lhe uma atmosfera misteriosa, inebriante e são a alma da cidade, fazendo de Hoi An um quadro perfeito.

Hoi An (10).JPG

O que visitar em Hoi An: 

Cruzar as ruas da Cidade Velha e a zona ribeirinha

Na cidade andei sempre a pé. A Cidade Velha é pequena o suficiente para e quase não existe trânsito, visto que a maioria das ruas são pedestres. As principais atrações de Hoi An estão localizadas a curta distância e a cidade está tão bem preservada. De todas as ruas, a Le Loi foi a que achei mais animada. Aqui encontrei vários restaurantes e cafés, lojas tradicionais e as famosas alfaiatarias e sapatarias. As alfaiatarias são conhecidas por fazerem peças em menos de 2 h, à medida do cliente.

Na margem do rio é onde reside, na maioria, o charme da cidade. Aqui encontram-se barcos tradicionais, lojas de artesanato, inúmeros restaurantes e casas antigas. Estas são o mais importante legado cultural da Hoi An. Nesta zona, muitas mostram nas paredes marcas  das severas cheias proporcionadas pelo rio. A margem do rio é também o melhor lugar para estar à noite, iluminada por centenas de lanternas, criando uma atmosfera mágica. Zona ideal para jantar e para uma bebida ou simplesmente para um passeio. Por aqui possível admirar as lanternas que deslizam no rio e os barcos que passeiam turistas, para estes poderem libertar as lanternas flutuantes.

Hoi An (1)
Hoi An (6)
Hoi An (7)
Hoi An (8)

A Ponte japonesa

A ponte coberta japonesa é um dos locais mais fotografados da Cidade Velha. É altamente fotogénica, sobretudo à noite toda iluminada. Remonta ao século XVIII e é uma impressionante peça histórica. Construída, suspeita-se, pelos japoneses que viviam na cidade como uma forma de aceder ao bairro chinês. Enquadrada pelas esculturas de dois cães e dois macacos, uma em cada extremidade. Representam os anos chineses onde a construção da ponte começou (cão) e terminou (macaco).

Hoi An (2)
Hoi An (9)

As Assembleias e Casas Tradicionais

Entre os mais famosos edifícios antigos da Cidade Velha destacam-se as Assembleias Cantonesa, de Phuc Kien e Hainan, as Casas antigas de Phung Hung e de Tan Ky, Quan Thang, a capela da família Tran e o Templo de Quan Cong. Estes edifícios fazem parte do legado histórico da cidade, construído ao longo dos últimos séculos e dão-lhe uma atmosfera única. Deambulando pela cidade entramos numa máquina do tempo e somos transportados para outra época, misteriosa e inebriante.

Hoi An (3)
Hoi An (4)
Hoi An (5)
Hoi An (12)
Hoi An (13)

Mercado de Hoi An

Nenhuma visita a Hoi An estará completa sem uma passagem pelo seu caótico e colorido mercado. Aqui encontrei muitos dos produtos locais, retirados das águas do rio. Apreciar os produtos, enquanto assistia às trocas, muitas delas realizadas diretamente das motas, ouvi as conversas cruzadas, imaginando as negociações.

Hoi An (14)
Hoi An (15)

Hoi An é definitivamente a joia do Vietname, pela sua riqueza patrimonial invejável e pela sua beleza arrebatadora. Um passeio pela cidade revelará as suas gemas e o seu bem preservado tesouro, a arquitetura centenária. Para quem anda ou planeia ir para estes lados, vão querer colocar esta pequena joia no vosso itinerário de viagem.

Como lá chegar e como se movimentar:

Chegar a Hoi An é relativamente fácil. Existem voos diretos de Bangkok, Singapura e Siem Reap para o aeroporto de Da NAng, o mais próximo da cidade. Se o ponto de partida for Hanói ou Ho Chi Minh as companhias de aviação internas – Vietnam Airlines, por exemplo – tem preços relativamente acessíveis. De Da Nang a Hoi An basta alugar um táxi, que podem reservar diretamente no hotel. A viagem dura cerca 45 m e fica por volta dos 15 €

Outra opção é viajar por terra – de comboio ou autocarro. Mais lentos, mas dependendo do tempo disponível, opções mais interessantes de aproximação às tradições e realidades locais.

Onde e o que comer:

O mais famoso prato local é o Cao Lau, um prato de noodles, com porco e as indispensáveis ervas vietnamitas. Cheio de sabor. Restaurantes que recomendo: Rice Drum (Nguyen Thai Hoc). Para um bom café, pequeno-almoço ou lanche a Hoi An Roastery Bistro (existem um pouco por todo o lado).

Cao Lau.jpg

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading