Quantos templos há em Luang Prabang?

Luang Prabang, Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, é um perfeito exemplo de fusão entre as tradições do Laos e as influências coloniais europeias. Localizada na península na confluência dos rios Mekong e Nam Khan, rodeada por montanhas verdejantes, foi a capital do reino de Lane Xang do século XIV ao século XVI, assim como o centro de culto budista na região. O seu nome tem como origem o nome do Buda Prabang, uma estátua em ouro, com cerca de 83 cm de altura, e que está, atualmente, exposta no Museu do Palácio Real.

Em 1887, o Exército de Bandeira Negra, um exército mercenário da China destruiu e pilharam a cidade e praticamente todos os templos das cidades foram destruídos, muitas imagens antigas de Buda foram roubadas ou destruídas. Apenas alguns mosteiros sobreviveram aos ataques ilesos, mas quase todos foram reconstruídos e fazem agora parte do legado histórico e cultural da cidade.

Luang Prabang é uma pequena cidade salpicada por templos deslumbrantes, respirando espiritualidade. É o local ideal para quem procura a calma e a reflexão

Wat Xieng Thong

Wat Xieng Thong, localizado no final da península de Luang Prabang, é um dos templos mais importantes da cidade. Foi um templo real, e é por esse motivo, um dos mais bonitos e ricamente decorados do Laos. Construído nas margens do rio Mekong, é um dos poucos templos que não foram destruídos durante a invasão do Exército da Bandeira Negra que saquearam a cidade em 1887. Diz-se que o líder do grupo tinha sido noviço no templo e poupou-o da destruição fazendo dele o seu quartel-general, mantendo-se até hoje como um dos exemplos mais bem preservados da arquitetura religiosa na região.

O templo tem duas entradas, sendo entrada do rio Mekong, com a sua larga escadaria guardada no topo por dois grandes leões brancos, a que o rei usou quando chegou de barco à cidade. O edifício mais impressionante é o salão da congregação do templo, decorados tanto no exterior como no interior com stencil de ouro intrincado em verniz preto. A fachada é única e grandiosa, guardada com as mais variadas estátuas douradas de divindades, animais mitológicos, cenas dos contos de Jataka e motivos florais. As paredes externas do templo são decoradas com divindades de ouro. A parede traseira contém um mosaico colorido da árvore-da-vida sobre um fundo vermelho, feito na década de 1960, uma verdadeira obra-prima. Tudo isto faz deste templo um dos monumentos mais impressionantes que já tive a oportunidade de conhecer.

Horário: O templo abre diariamente das 8h às 17h.

Localização:

Monte Phousi 

O Monte Phousi é uma pequena montanha de cerca 100 m de altura, localizada no centro de Luang Prabang, entre os rios Mekong e Nam Khan. Phou Si, significa “colina sagrada”, talvez pela vista privilegiada de 360.º sobre a cidade, dos rios Mekong e Nam Khan e das montanhas cobertas de florestas, o local ideal para ver o nascer ou o por-do-sol.

O caminho mais utilizado é em frente ao Museu do Palácio Real, 328 degraus até ao topo, a outra entrada é em Thanon Phousi e tem um total de 355 degraus até o topo. No topo da colina, encontra-se o pagode That Chomsi, um pagode de ouro, que é visível, a brilhar ao sol, de quase todos os lados da cidade.

A meio caminho, pela entrada em frente ao Palácio Real, fica o Wat Pa Huak. É um dos mais antigos e bonitos templos em Luang Prabang. As paredes estão cobertas por um arco-íris feitos com pequenos pedaços de vidro e por dentro os murais são de uma riqueza patrimonial invejável, com cerca de 200 anos.

Horário: Não existe propriamente um horário, pode-se subir a partir das 6h00 e descer após o por-do-sol.

Localização:

Wat Mai Suwannaphumaham

Inaugurado em 1788, a sua construção demorou quase 70 anos. O Wat é reverenciado, porque foi, durante décadas, a casa do Pha Sangkharat, o monge mais antigo do Laos. É também importante por ter abrigado, antes de ser transferido para o Museu do Palácio Real, a estátua do Buda de Phra Bang. Quando grande parte de Luang Prabang e a maioria dos seus templos foram destruídos pelos invasores chineses em 1887, Wat Mai foi poupado, tornando-se o novo lar de Phra Bang. A imagem ali permaneceu durante quase metade do século XX, quando foi transferida para a sua atual morada. Durante as celebrações de ano novo do Laos, a imagem é levada em procissão ao templo de Wat Mai para a limpeza cerimonial.

Wat Mai Suwannaphumaham é um dos maiores e mais ricamente decorados templos de Luang Prabang. Tanto o interior como o exterior são amplamente adornados em tons de preto, vermelho e folha de ouro. O seu salão principal tem um impressionante telhado de cinco camadas com baixos-relevos dourados na varanda da frente. Cenas da história de Phra Lak Phra Lam cobrem alguns painéis, com cenas da vida do Laos. Talvez tenha sido a sua beleza que o salvou, acabando por ser um dos poucos que sobreviveram à destruição pelos invasores chineses em 1887.

Foi neste templo que assisti, por duas vezes, à cerimónia de final de tarde, em silêncio e revelação, sentada na fila de trás. É realmente um momento único acompanhar os cânticos dos monges, monges de todas as idades, desde os mais novos aos mais velhos. Os mais novos tinham dificuldades em acompanhar concentrados a oração e de vez em quando se distraiam com os visitantes. O som era hipnotizante e preenchia completamente o templo. No final parece que temos a mente completamente vazia e cheios de potencialidades infinitas.

Horário: O horário de funcionamento do templo é das 8h às 17h diariamente.

 Localização:

Wat Pa Phai

Wat Pa Phai é conhecido por sua decoração ornamentada, em especial pela imagem esculpida em madeira dourada e vermelha que retrata a vida no Laos no século XIX. As portas da frente e a área circundante não são apenas douradas, mas também cobertas com mosaicos de vidros multicoloridos. Foi originalmente um mosteiro localizado na floresta, mas a cidade acabou por crescer à sua volta. Talvez por este motivo o seu nome significa Mosteiro da Floresta de Bamboo.

Entrada e horário: o templo esta aberto das 8h às 17h.

Localização: 

Wat Mahathat

Wat Mahathat ou Templo da Grande Stupa é ricamente ornamentado, sendo um dos mais bonitos de Luang Prabang. Está localizado perto do rio Mekong, a sudoeste do Monte Phousi. Foi construído em 1548, mas uma tempestade em 1900 levou ao colapso de muitas das suas estruturas, tendo sido mais tarde restaurado, recuperando a sua beleza original. Durante as celebrações de ano novo do Laos, monges de vários templos caminham em procissão até Wat Mahathat, onde é realizada uma para o Pu No e Na No, os espíritos guardiões da cidade.

Entrada e horário: O templo abre das 8 da manhã às 5 da tarde, como a maioria dos templos da cidade.

 Localização: 

Wat Aham

Wat Aham é um pequeno templo com uma grande uma história religiosa de budismo e adoração espiritual. Há vários séculos, o templo tinha um santuário para os espíritos guardiões de Luang Prabang, que agora se acredita residirem numa grande árvore Bodhi, localizada no complexo do templo. Até hoje, máscaras de madeira são guardadas no templo e usadas na “Dança das máscaras” durante as festividades do ano novo.

Entrada e horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 17h.

Localização:

Templo Real


O templo do Palácio Real é conhecido por Haw Pha Bang e a sua construção só foi concluída em 2006, apesar de se ter iniciado em 1963. As obras foram interrompidas quando o partido comunista Pathet Lao chegou ao poder e só foi depois retomada nos anos 90.

Haw Pha Bang é um dos monumentos mais deslumbrantes da cidade e abriga o Buda Phra Bang, a imagem de Buda mais sagrada do Laos. A sua estrutura é altamente ornamentada, com uma extensa decoração em vidro e ouro, o telhado é adornado com finas Nagas, a fachada frontal está toda ornamentada com madeira esculpida com representações budistas em verde e dourado, as escadas têm duas serpentes mitológicas de múltiplas cabeças que conduzem à entrada e o corpo da cobra estende-se pelas balaustradas. Tudo isto faz com que este templo não deixe ninguém indiferente.

Horário: Localizado no complexo do Museu do Palácio Real, o templo abre diariamente, exceto às terças-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

 Localização:

Wat Wisunalat

Wat Wisunalat é o mais antigo templo de Luang Prabang, também conhecido como Wat Visoun e Wat Visounnarat, foi fundado em 1512. Abriga uma importante coleção de imagens antigas de Buda. O templo foi incendiado em 1887, quando Luang Prabang foi destruído e saqueado pelo Exército da Bandeira Negra, um grupo miliciano da China e reconstruído em 1898. No complexo pode ainda encontrar-se uma grande árvore Bodhi, uma espécie muito venerada uma vez, era sob a qual que Buda meditava e alcançava a iluminação. Este é um templo interessante para vislumbrar de perto o estilo de vida dos monges residentes que ali vivem em pequenos bairros privados.

Entrada e horário: O templo abre diariamente entre as 8:00 e as 17:00.

Localização

Wat Sene

O nome deste templo de estilo tailandês tem origem na doação inicial de 100 000 kip (sene em Lao) que permitiu iniciar os trabalhos para a sua construção. Wat sene faz parte de uma série de templos que se alinham na Rua Sakkaline, uma das principais artérias de Luang Prabang. Tem um exterior exuberante, em vermelho e dourado, e um interior intrincadamente decorado.

Uma pequena capela em frente do Wat abriga um Buda em pé e um imenso tambor e gong usado para sinalizar o wan sin (dias santos) do budismo. São também aqui guardados os dois maiores e mais atraentes barcos usados no festival anual de corridas de barcos de Suang Heua.

Horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 15h.

Localização: 

Wat Manorom

Wat Manorom está localizado fora do que resta das antigas muralhas da cidade a sul da cidade, localizado, segundo dizem, no local de uma das primeiras missões khmer na área. Era um importante santuário, pois abrigou o Pra Bang, o paladino da cidade, de 1502 até 1513, quando foi transferido para o Wat Wasunalat. Uma das suas características mais importantes é a grande imagem do Buda que forma um ponto focal no templo. Este templo tem uma coleção de estátuas de características únicas. A imagem do Buda localizada no templo é fundida a bronca, estátua do Buda sentado pesa mais de duas toneladas e a mais antiga estátua budista de grandes dimensões da cidade tem cerca de seis metros de altura. A comunidade monástica do templo tem o maior número de monges e noviços de Luang Prabang e também tem uma escola primária.

Horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 15h.

Localização:

Wat Sibounheuang

Wat Sibounheuang é um pequeno wat, um dos menores de Luang Prabang, e está localizado num pátio tranquilo e arborizado plantado com palmeiras. As paredes do pórtico são cobertas com stencil de ouro rendilhado sobre um fundo vermelho. Vermelho e dourado estende-se ao seu interior, que inclui colunas estampadas e um grande Buda de ouro elevado sobre uma base. A empena acima das portas soberbamente decoradas, representa um símbolo budista conhecido como o Dharmachakra, ou a Roda da Lei, que simboliza o renascimento.
 

Entrada e horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 15h.

Localização:

Wat Choum Khong 

Segundo a lenda, o wat tem o nome de uma imagem do Buda, que foi lançada aqui a partir de um khong de bronze (gong). O templo inclui uma variedade de imagens modernas de Buda, de estilo atraente, que descrevem os vários mudras (posições das mãos). Dois deuses chineses guardam a entrada deste templo, cercado por um jardim verdejante, ideal para relaxar

Horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 15h.

Localização:

Wat Xieng Mouan

O seu nome original significava Mosteiro dos Sons Melodiosos, mas por razões perdidas no tempo, o nome mudou e passou a significar Mosteiro da Cidade Divertida. Templo de grande beleza, em dourado e com impressionantes colunas na entrada. Os tambores que inspiraram a construção do templo são mantidos num templo próprio no canto esquerdo do complexo. Tem uma escola budista apoiada pela UNESCO que ensina jovens monges nas artes associadas à decoração do templo, como stencil e laca, visa preservar as formas de arte tradicionais no Laos.

Entrada e horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 15h.

Localização:

Wat Siphoutabath

Este templo de estilo tailandês, tem o nome da pegada de Buda estilizada localizada acima do templo, a caminho para Mt Phou Si. Especialmente interessantes são as esculturas de mercadores nas portas e janelas dos templos. Bem executado em estilo típico do Laos, são retratados a usar chapéus tricórnios com penas, botas altas e um papagaio em cada ombro.

Horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 15h.

Localização:

Wat Nong Sikhunmuag

Wat de grande beleza cujos detalhes de ouro reluzem à luz do dia, mesmo com tempo enublado. Inclui cinco cabeças de nagas nos degraus da frente. Templo abriga um dos maiores pagodes em Luang Prabang, ricamente decorado com stencils. O templo tem ainda um dos mais deslumbrantes e coloridos telhados, de decores vibrantes. A estátua de bronze do Buda dentro do templo sobreviveu surpreendentemente a um incêndio em 1774.

Horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 15h.

Localização:

Wat Khili

O seu nome significa Templo da Montanha Dourada e a sua construção veio estabelecer um bom relacionamento entre duas cidades rivais, Xieng Khuang e Luang Prabang. A principal imagem de Buda está aqui guardada, dentro de um anexo ao lado do templo. O anexo, sem janelas, tem a forma de um nicho profundo que quando visto do interior, coloca a imagem de Buda mais longe do adorador do que a de outros templos.

Horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 15h.

Localização:

Do outro lado do Mekong

Wat Xiang Men 

Wat Xiang Men é o mais meridional dos templos localizados no lado norte do rio Mekong, em frente ao centro de Luang Prabang. O nome do templo significa “Cidade Celestial (de Muang Men)”. O templo fundado no século XVI foi posteriormente destruído. Os destaques do templo incluem a fachada frontal elaboradamente esculpida, incluindo o parapeito sobre a entrada principal, bem como a porta leste.

Horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 15h.

Localização:

Wat Chomphet

Wat Chomphet fica numa encosta na margem oeste do rio Mekong, quase em frente a Wat Xieng Thong. Do rio é uma vista proeminente, visível a vários quilómetros de distância. O templo está um pouco delapidado, mas merece bem a escalada dos muitos degraus, encosta acima. O seu interior está em melhor forma, com o teto decorado com estampas de folhas douradas representando ratos, abelhas, pavões, pássaros, coelhos e outros animais.

Horário: O templo está aberto diariamente entre as 8h às 15h.

Localização:

Todos os templos são visitáveis. É importante ter apenas em atenção a forma como se vestem que deve ser respeitosa, o que significa que não há ombros nus, nem calções ou saias curtas. E não esquecer de tirar os sapatos antes de entrar nos templos.

One thought on “Quantos templos há em Luang Prabang?

Add yours

Leave a ReplyCancel reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version
%%footer%%