Ásia Tailândia

Phuket, uma visita para lá das praias

Phuket, uma visita para lá das praias? Sim é verdade. A Cidade de Phuket, na Tailândia, é muitas vezes esquecida em favor das praias. Mas, muito antes de ser conhecida como um destino turístico, era uma ilha de árvores-da-borracha, minas de estanho e mercadores. Atraía empresários da Península Arábica, da China, Índia e Portugal. Phuket Town tornou-se assim uma mistura colorida das influências culturais, concentradas na chamada “Cidade Velha”. Esta zona da cidade foi construída com a riqueza obtida através da venda de estanho no século passado, quando o metal era extremamente valioso.

A cidade parece transportou-me numa viagem no tempo. Está repleta de edifícios históricos e grandiosas mansões sino-coloniais, ocupadas pelos barões de estanho. Deambulando pela “zona histórica” encontrei santuários e templos (budistas e chineses), cafés pitorescos e museus. Phuket encontra-se ainda decorada com murais de artistas locais que ornamentam as fachadas dos edifícios antigos.

Thalang Road

É a principal rua da encantadora “cidade velha”. Uma pitoresca e estreita avenida, repleta de atrações, lojas, restaurantes e cafés, com diferentes exemplares da arquitetura sino-portuguesa. Algumas das lojas são tão antigas quanto os prédios onde estão localizadas, tendo sido transmitidas através de muitas gerações da mesma família. Foi magnífico deambular por esta rua e perceber a recuperação levada a cabo nestes edifícios, agora parte de uma viagem no tempo até uma época de luxo e bom gosto.

Wat Mongkol Nimit

O Templo Mongkol Nimit é composto de vários edifícios e reconhecido pelas suas cores vibrantes. No interior, podemos encontrar uma magnífica Estátua do Buda em Ouro. O templo é também uma escola para monges.

Rang Hill

O monte Khao Rang, também conhecido como miradouro da Colina Rang, tem uma das melhores vistas da cidade e da ilha, até o Grande Buda. O miradouro está assinalado com um belo pagode aberto, que leva a uma plataforma de observação na borda do monte. Toda a área é cercada por árvores e magníficos jardins, onde é possível encontrar macacos que por ali andam à espera de poder “roubar” comida a algum turista distraído.

Wat Khao Rang Samakkhitham

Wat Khao Rang é um monumental templo localizado na encosta do Monte Rang. Abriga um dos mais impressionantes budas de ouro que já vi, em tempos a maior estátua budista em Phuket. Este é sem dúvida um local a visitar, pela sua beleza e simbolismo.

A “cidade velha” de Phuket é suficientemente compacta para passear a pé. A melhor hora para o fazer é ao início da manhã ou ao final do dia quando está menos calor. Comece ou termine o dia com uma bebida de café, ou chá no Old Phuket Coffee “Coffee Station”. Uma verdadeira relíquia local que parece que não sofreu nenhuma alteração com o passar dos anos.

Vamos conhecer Phuket e fazer uma visita para lá das praias?

Leave a Reply

Exit mobile version
%%footer%%