Frankfurt, uma moderna cidade medieval

Aterrei em Frankfurt com oito horas de espera pelo próximo voo. Eu e mais umas centenas de pessoas. Com o 3.º mais movimentado aeroporto da Europa, Frankfurt rapidamente se tornou numa porta de entrada e saída para o resto do mundo, um hub para partidas e chegadas. O que não é de todo mentira, mas Frankfurt é uma cidade com muito para descobrir, rica em cultura, história e contrastes. Frankfurt é uma moderna cidade medieval. Vamos descobrir o que visitar em Frankfurt em 1 dia?

Aqui se misturam os mais ricos, talvez por a cidade ser o grande centro financeiro no Velho Continente, e os mais pobres, espalhados pelas ruas, jardins e zonas históricas. Aqui se misturam arranha-céus de grandes empresas, nacionais e internacionais, com edifícios históricos de arquitetura medieval, na sua maioria reconstruídos depois a II Guerra Mundial. Afinal, Frankfurt foi uma das cidades mais destruídas e muito pouco sobreviveu aos bombardeiros.

O que visitar em Frankfurt?

Quando saí da estação de comboios deparei-me com uma cidade barulhenta, moderna e cinzenta, imagem que muda, conforme seguimos até à chamada “cidade velha” ou Romerberg. Há muitos edifícios históricos espalhados pelo centro que parece fazer parte de outra cidade. As torres de vidro e cimento, contrastam com casa tradicionais, baixas e com muito carácter. Sabemos que não são originais, mas não deixamos de admirar o esforço de reconstrução. Apesar do aspeto de Disneyland, esta zona oferece aos visitantes, uma ideia da sua beleza ao longo dos séculos.

Frankfurt uma moderna cidade medieval
Frankfurt uma moderna cidade medieval
O que visitar em Frankfurt?

Nesta zona da cidade encontramos a Romer, a Câmara Municipal, um dos edifícios históricos mais importantes de Frankfurt. O complexo é composto por três edifícios diferentes – Zum Romer, a ala mais antiga construída no século XV, a Alt-Limpurg e Lowenstein.  Na principal praça do centro histórico encontramos ainda a Grechtigkeitsbrunnen (a Fonte da Justiça), as casas de Ostzeile e a igreja gótica Alte Nikolaikirche.

A Fonte da Justiça foi construída em 1543 e retrata a deusa Justitia segurando a balança da justiça. Dizem que durante a coroação de Matias em 1612, a fonte correu com vinho (isso é que foi festejar!). As casas de Ostzeile são uma fileira de seis casas que foram reconstruídas a partir dos estilos originais dos séculos XV e XVI.  Destruídas pelos Aliados em 1944, foram restauradas apenas em 1983.  A Alte Nikolaikirche, a igreja antiga, foi construída no século XI e tem um carrilhão de 35 sinos que tocam três vezes ao dia.

Frankfurt uma moderna cidade medieval
Frankfurt uma moderna cidade medieval

Ainda na zona histórica não podemos deixar de visitar a grandiosa e bem conservada Catedral de São Bartolomeu, a igreja católica romana de Frankfurt. A sua impressionante torre de 95 metros domina o horizonte, considerado o maior edifício religioso da cidade. A catedral tem sido tradicionalmente um símbolo da unidade nacional na Alemanha e sediou uma vasta série de eventos históricos.

Frankfurt

Frankfurt alberga ainda uma das mais bonitas Óperas da Alemanha, intitulada Alte Oper. Um edifício que sofreu com o impacto das bombas durante a II Guerra Mundial e que levou a que posteriormente fosse alvo de uma longa reforma que lhe deu uma “cara nova”. Foi inaugurada apenas na década de 1980.

Muito mais há a descobrir e visitar em Frankfurt, mas a visita foi curta. Tenho a certeza que muito mais havia para conhecer, não fosse a cidade um dos principais centros comerciais e financeiros da Alemanha. Quem sabe noutra escala, a caminho de outro local nos voltemos a encontrar para mais umas horas (ou dias) de descoberta.

Ou quem sabe um regresso em exclusivo para visitar Frankfurt com toda a calma. A cidade merece e qualquer desculpa é boa para lá voltar. Fui bem recebida, bem tratada e bem alimentada. Haverá coisa melhor?

Frankfurt

In English

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading