Frankfurt, uma moderna cidade medieval

in english

O que visitar em Frankfurt?

Aterrámos em Frankfurt com oito horas de espera pelo próximo voo. Nós e mais umas centenas de pessoas, como acabamos por descobrir mais tarde. Com o 3º mais movimentado aeroporto da Europa, Frankfurt rapidamente se tornou numa porta de entrada e saída para o resto do mundo, um apenas um hub para partidas e chegadas. O que não é de todo mentira, mas Frankfurt, como também descobrimos, é uma cidade com muito para descobrir, rica em cultura, história e contrastes. Aqui se misturam os mais ricos, talvez porque a cidade é o grande centro financeiro no Velho Continente, e os mais pobres, espalhados pelas ruas, jardins e zonas históricas. Aqui se misturam altos arranha-céus de grandes empresas nacionais e internacionais, e edifícios históricos que misturam arquitetura moderna e medieval, na sua maioria reconstruídas depois a II Guerra Mundial. Frankfurt foi uma das cidades mais destruídas e muito pouco sobreviveu aos bombardeiros.

Quando saímos da estação de comboios deparamos com uma cidade barulhenta, moderna e cinzenta, imagem que vai mudando aos poucos, conforme seguimos em frente até à chamada “cidade velha” ou Romerberg. Há muitos edifícios históricos que espalhados pelo centro histórico, quase todos reconstruídos após a II Guerra Mundial. Apesar do aspeto de Disneyland, está zona oferece aos visitantes uma idéia da sua beleza ao longo dos séculos.

Nesta zona da cidade encontramos a Romer, a Câmara Municipal, um dos edifícios históricos mais importantes de Frankfurt. O complexo é composto por três edifícios diferentes – Zum Romer, a ala mais antiga construída no século XV, a Alt-Limpurg e Lowenstein.  Na principal praça do centro histórico encontramos ainda a Grechtigkeitsbrunnen (Fonte da Justiça), as casas de Ostzeile e a igreja gótica Alte Nikolaikirche. A Fonte da Justiça foi construída em 1543 e retrata a deusa Justitia segurando a balança da justiça. Dizem que durante a coroação de Matias em 1612, a fonte correu com vinho. As casas de Ostzeile, apresenta uma fileira de seis casas que foram reconstruídas a partir dos estilos originais dos séculos XV e XVI.  Destruídas pelos Aliados em 1944, foram restauradas apenas em 1983.  A Alte Nikolaikirche, construída no século XI, tem um carrilhão de 35 sinos que tocam três vezes ao dia.

Ainda na zona histórica não podemos deixar de visitar a grandiosa e bem conservada Catedral de São Bartolomeu, a igreja católica romana de Frankfurt. A sua impressionante torre de 95 metros domina o horizonte da cidade e é considerado o maior edifício religioso da cidade. A catedral tem sido tradicionalmente considerada um símbolo da unidade nacional na Alemanha e sediou muitos eventos histórico

Frankfurt alberga ainda uma das mais bonitas Óperas, intitulada Alte Oper, cujo impacto das bombas durante a guerra levaram uma longa reforma, tendo sido inaugurada apenas na década de 1980.

Muito mais há a descobrir e visitar em Frankfurt, mas a visita foi curta e muito mais havia para conhecer, não fosse a cidade um dos principais, centro comercial e financeiros da Alemanha e conta com uma população de cerca de meio milhão de pessoas.

Anúncios

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s