Day Trip: Ljubliana

Ljubliana está localizada mesmo no centro da Eslovenia, o que possibilita aceder a diversos outros locais onde ficamos a conhecer um pouco mais da história e tradições do país. A poucas horas de distância da capital encontramos três desses locais a não perder: o Lago Bled, o Castelo de Predjama e as grutas de Postojma.

O Lago Bled está localizado a norte de Ljubliana e é famoso localmente pelos seus Spas e Resorts, destino de férias de muitos eslovenos, desde o século XIX. Para quem vai apenas de passagem é um local bucólico, rodeado pelos imponentes Alpes Julianos, e romântico, coroado pela pequena ilha com a singular Igreja da Assunção, dedicada ao culto Virgem Maria. O plácido lago tem dois km de cumprimento e nasceu numa cavidade de 30 m de profundidade deixada pelo recuo dos glaciares durante a última Era do Gelo. A ilha que ali nasceu rapidamente se tornou num local sagrado, inicialmente ocupado pelos pagãos Eslavos e depois em local de peregrinação para católicos. O acesso à ilha pode ser feito de duas formas. De barco elétrico ou nos tracionais barcos a remos (pletna). A melhor vista do lago e sem dúvida do alto do Castelo de Bled de onde vislumbramos um quadro perfeito, com a pequena ilha e a sua colorida igreja, mesmo no centro do lago de águas escuras e rodeado das mais imponentes montanhas alpinas.

A Gruta de Postijna foi dos locais mais mágicos que já visitei. É uma pequena cidade subterrânea com montanhas, rios e amplas câmaras espalhadas por um total de mais de 20 km de túneis, o mais longo do país. Formada da inflitracao das águas do rio Pivka e seus afluentes, as gotas absorvidas esculpiram ao longo de mais de três milhões de anos vários níveis de galerias. Mas é quando entramos no seu interior através do fantástico comboio elétrico, o primeiro do mundo a ser implementado numa gruta, percebemos o quão misteriosa e inebriante é. O solo e os tetos estão cobertos de soberbas estalactites e estalagmites, sendo a mais famosa denominada de “Brilhante. Com cinco metros de altura, esta estalagmite gigante é completamente branca e, quando a luz a incide de determinados ângulos, brilha como se estivesse cravejada de pequenos diamantes. Seguindo o caminho pelos corredores subterrâneos ficamos assombrados com a “Grande Montanha”, uma formação com mais de 45 metros, e com o Hall dos Concertos, uma enorme galeria cuja acústica convida a concertos de orquestra. Este hall tem a capacidade para 10.000 pessoas. Outras curiosidades que podemos encontrar neste fantástico mundo subterrâneo: uma ponte de madeira construída por prisioneiros russos durante a I Guerra Mundial, luz elétrica, a gruta de Postijna teve instalação elétrica antes mesmo da cidade de Londres, e estranhas formas de vida animal, um pequeno e estranho anfíbio vive nas suas águas subterrâneas. Chama-se Proteus Anguinus e são uns anfíbios cegos e quase transparentes que podem ser observados em maior detalhe no Vivarium, um pequeno aquário situado a saída da gruta. O ambiente dentro da gruta é bastante frio (abaixo dos 10 graus), apesar de nos últimos anos, devido ao aquecimento global, a sua temperatura ter aumentado 1 grau!

Horários de visita e bilhetes aqui.

A apenas nove km das grutas de Postijna encontramos o mais fabuloso castelo que já visitei, o Castelo de Predjana. A sua imponente construção localiza-se à entrada de um penhasco vertical com 123 metros de altura. O seu interior conta a história de mais de 700 anos de resistência e mostra como este castelo é um dos mais peculiares que alguma vez vão encontrar. Passagens íngremes transportam-nos para a caverna superior e para a caverna que fica por baixo da construção. Uma passagem secreta corre por debaixo do castelo, indo desembocar a 25 metros da beira do penhasco. Esta passagem serviu para abastecer o castelo nos períodos que esteve cercado. O seu morador mais famoso, e menos consensual, é o cavaleiro Erasmus de Predjana, que se rebelou contra a autocracia imperial do Imperio austro-húngaro no seculo XV.

Horários de visita e bilhetes aqui.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: