Washington, uma Capital inspiradora

Washington é o centro político dos Estados Unidos e o expoente máximo da democracia. Tem um lado cosmopolita muito próprio, mais próximos das cidades europeias. Washington combina história, cultura e tradição com modernidade. Vamos descobrir o que visitar em Washington?

A capital americana reúne num longo corredor, cerca de 4 km, os mais riquíssimos e significativos monumentos e memoriais da sua história. Do memorial de Lincoln ao Capitólio, o centro simbólico da cidade, e à majestosa Biblioteca do Congresso. O The Mall reúne todo um passado de guerras, momentos gloriosos e grandes heróis que fizeram da América o país que hoje conhecemos. Aqui pode também encontramos a maior concentração de Museus do mundo, na sua grande maioria de entrada livre, geridos pelo Smithsonian.

Não, não me esqueci de falar da Casa Branca! Esta espantosa mansão fica ligeiramente desviada do coração histórico da cidade, mas não deixa ninguém indiferente. Ali postada, poderosa de frente para o imperial e arrogante Washington Monument.

Percorrer Washington

Washington é o sonho de qualquer pessoa que adore andar a pé. Percorrer DC (como é localmente conhecida) é um verdadeiro prazer e a melhor forma de a conhecer. É uma cidade verde e arborizada, com edifícios históricos e elegantes em todas as direções para onde estendemos o olhar. A capital americana pode e deve visitar-se a pé.

Quando chegamos a Washington o primeiro passeio leva-nos quase imediatamente em direção à mais famosa casa do mundo…a Casa Branca. Por razões de segurança vemo-la apenas ao longe, o que lhe rouba imponência. Sabemos que por detrás daquelas paredes vive o homem (e a família) mais poderosa do mundo, mas o impacto fica-se por aí.

Vamos descobrir o que visitar em Washington?

De frente para a Casa Branca e no centro do Mall podemos encontrar o Washington Monument. O enorme obelisco que presta homenagem ao primeiro presidente americano. Os seus modestos 165 m marcam em altura a grandiosidade daquela zona da cidade.

Continuando pelo centro do Poder, visitamos agora o Capitólio. Confesso que quando entramos do edifício senti-me uma autentica pacóvia. De boca aberta, nem queria acreditar que estava no centro do poder americano! OK, talvez seja um exagero, mas a verdade é que não conseguimos parar de pensar nas discussões políticas que têm lugar ali dentro. O edifício é tão imponente por dentro como por fora. A sua localização é perfeita, no cimo do monte, com uma vista privilegiada para o Mall e de costas para a também majestosa e imponente Biblioteca do Congresso. Ah!e as visitas são gratuitas apesar de termos que entrar tipo pacote de arroz, com uma etiqueta com código de barras.

Os Memoriais

Washington é também conhecida pela quantidade de memoriais dedicados a grandes feitos e a grandes heróis que em algum momento impactaram a sua história. Um dos mais conhecidos é o Vietnam Veterans Memorial Wall, um local de culto e meditação para os seus visitantes. A lista de nomes gravada e a veneração que prestam junto a este memorial é verdadeiramente impressionante. Memória vida de uma guerra que é até hoje um espinho cravado na memória de todos os americanos.

O próximo memorial é um dos mais imponentes que visitamos. O Lincoln Memorial contempla o enorme lago localizado no centro do The Mall. No seu interior podemos encontrar a imponente estátua de mármore de Lincoln, o 16 presidente dos Estados Unidos. Foi neste local que a 28 de agosto de 1963, Martin Luther King fez o seu memorável discurso “I Have a Dream. Momento maior do Movimento dos Direitos Civis Americanos. Estima-se que cerca de 25 000 pessoas vieram ouvir este discurso.

Estes são dois dos mais emblemáticos memoriais da cidade, mas existem muitos outros a visitar, pela homenagem que prestam e pela história que contam. Através destes memoriais ficamos a perceber o quão orgulhoso é este povo das suas conquistas, das suas vitórias e até mesmo das suas derrotas.

Memorial Martin Luther King
Jefferson Memorial

Cemitério Arlington

Outro passeio que recomendo é uma visita ao Cemitério Arlington. Este enorme cemitério é o santuário nacional. Tem mais de 400 000 soldados ali enterrados e é o local onde os americanos honram e recordam todos aqueles que deram a vida pela América. A sua extensão é verdadeiramente impressionante e o silêncio no local é esmagador.

Um zoo gratuito

Numa visita a Washington, a passagem pelo zoo local pode parecer estranho. No meio de tanta história e tradição porque fazer um desvio para ir ver animais que existem em zoos por todo o mundo?? Primeiro porque o Zoo é um parque público e como tal tem entrada livre, sendo um excelente local para passear e descansar. Depois porque é um dos poucos zoos do mundo onde podemos conhecer dois dos mais fofuchos e pachorrentos animais que existe, os Pandas-gigantes. Mei Xiang e Tian Tian. Estes deliciosos pandas são as duas principais atrações deste espaço e merecem bem o estatuto de protagonistas do Zoo. São únicos e lindos e gostava de os trazer aqui para casa.

O que visitar em Washington? E que tal estes 2 deliciosos pandas?

Washington não parece uma típica cidade americana. Li que é considerada meia provinciana pelos americanos. Acredito que se deve provavelmente às suas especificidades que lhe dão alma e a tornam única. Aqui parece não haver crise económica, aqui parece não haver poluição, aqui parece não haver criminalidade. Tudo está perfeitamente arrumado e organizado, simplesmente perfeito.

Agora que já sabe o que visitar em Washington, o que está à espera para marcar essa viagem 🙂 ?

2 thoughts on “Washington, uma Capital inspiradora

Add yours

Leave a ReplyCancel reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version
%%footer%%