Bruges, uma cidade para nos apaixonarmos

Bruges (83)

Bruges foi uma surpresa muito especial nesta visita à Flandres. Não sei se foi por apanhar um belo dia de sol a verdade é que me apaixonei perdidamente por Bruges.  É uma cidadezinha de conto de fadas com o seu incrível centro histórico, os seus deliciosos e sinuosos canais, as ruas empedradas rodeadas de edifícios medievais e lojinhas de chocolates e os mais diversos doces.

Apaixonando-me por Bruges

Comecei a visita pelo centro histórico, a Markt, rodeada por belas casas do século XVII e pelo Belfort, o campanário que se eleva a 83 m de altura  e famoso pelo seu carrilhão de 47 sinos. A bela praça é o local ideal para sentir o palpitar de Bruges e aqui tem lugar todas as 5ª feiras a feira local que se realiza desde o século XIII.

Bruges (57)
???????????????????????????????

Mesmo ao lado encontrei o Burg, uma praça que já foi em tempos o centro politico da cidade abrigando a Câmara Municipal e a antiga Casa do Registo. Esta praça é dominada pelo exuberante edifício da Câmara e pelos edifícios do Brugse Vrije pejados de estatuetas douradas. Mais discreta é a Heilig Bloed Basiliek, mas alberga um dos  mais importantes relicários da Europa, um pequeno frasco contendo algumas gotas de sangue e água lavadas do corpo de Cristo. É possível prestar homenagem ao relicário em horários definidos afixados na entrada da Igreja. A Basílica tem um dos interiores mais curiosos que já tive oportunidade de visitar. Num piso mais baixo tem uma capela simples, desprovida de grandes ornamentos, apenas em pedra. A parte superior apresenta um altar rico, está pintada de  cores vivas com um sacrário de prata onde está guardado o relicário.

Bruges (107)
Bruges (108)
Bruges (111)

Sai do Burgo pelo beco do Burro Cego em direção ao Mercado do peixe, para mim um dos mais elegantes que já vi com as suas colunatas do Século XVIII. Na praça junto ao mercado é um dos pontos centrais para quem quiser conhecer os canais de barco. Existem aqui duas “paragens” e é uma viagem que recomendo, pois permite ver como a cidade se estende à volta dos seus canais, desde o centro até ao Parque de Minnewater.

Bruges (116)
Bruges (194)

De volta a terra visitei a Catedral de S. Salvador, construída entre os séculos XII e XV é a Catedral de Bruges desde 1834. O seu interior é bastante simples onde se destaca um exuberante órgão barroco. Não esquecendo a Igreja das Boas-vindas a Nossa Senhora cujo pináculo com 122 m de altura é um dos mais altos da Bélgica. A sua construção levou cerca de 200 justificando a mistura de estilos como a simplicidade das suas paredes brancas que contrastam com a decoração sumptuosa do púlpito.

Bruges (44)

Outro local que não vai querer deixar de visitar é o St-Janshospitaal, construído no século XII e encerrado em 1976, e o Begijnhof, a beguinaria de Bruges criada em 1244, um local de calma e silêncio onde é possível passear por entre as árvores e admirar as casas brancas e o espaço em redor.

???????????????????????????????
Bruges (195)

Termino o dia com um passeio no Minnewater, um enorme parque com um lago, conhecido pelo Lago do Amor. É o local ideal para deambular sem pressas admirando os inúmeros cisnes que por ali se instalaram desde 1488, admirando o lago e as diversas construções envolventes como  a casa da comporta e a torre de pólvora (Poedertoren). É a melhor forma de me despedir de Bruges, já cheios de pena de deixarmos esta charmosa e acolhedora cidade para trás.

IMG_1458
Bruges (203)

Bruges é definitivamente o local ideal para vaguear sem o mapa, seguindo o serpentear dos canais ou o cheiro a batatas fritas, biscoitos e chocolate. E é também a cidade ideal para um fim de semana romântico.

Bruges (49)

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: