Nova Iorque: lugares a não perder

NY Top 10
Vamos descobrir o que visitar em Nova Iorque?

Quando passeamos pelas ruas de Nova Iorque ficamos com uma estranha sensação de dejá vu. Já por ali passamos, conhecemos cada canto e recanto desta magnífica metrópole. O que não está muito longe da verdade, tendo em conta o quanto somos bombardeados pelas suas imagens nos mais diversos filmes e séries. No entanto, o principal impacto que tive quando cheguei a Nova Iorque foi a sensação de caos e de confusão. Estes dois sentimentos absorveram-me de tal maneira que pensei não aguentar mais de umas horas. Mas mal entrei nas suas ruas descobrir os seus muitos tesouros e percebi que ia ficar para sempre apaixonada. Depois de NY nunca mais serei igual. Ficarei para sempre ligada a esta cidade! Vamos descobrir o que visitar em Nova Iorque?

Já muito foi dito sobre Nova Iorque pelo que não tenho a pretensão de acrescentar nada de novo. Quero apenas destacar os locais que mais gostei.

 o que visitar em Nova Iorque
Vamos descobrir o que visitar em Nova Iorque?
Statue Liberty NY
Brooklyn Bridge NY

Assim, porque são tantos os locais imemoráveis, aqui vão os meus favoritos.

Flatiron Building

Apesar da sua modesta altura quando comparada com os restantes arranha-céus da cidade, o Flatiron é de longe o edifício que mais gostei. Tem um design invulgar a lembrar a proa de um navio e é um marco que assinala o início da era dos arranha-céus.

Flatiron Building
 o que visitar em Nova Iorque

Chrysler Building

É um dos mais espantosos arranha-céus da cidade. A sua flecha reluzente em aço, o friso decorado com tampões e as gárgulas prateadas semelhantes às tampas de radiador de um Chrysler. Elementos que me atraiam o olhar nos mais variados pontos da cidade.

Chrysler Building NY

 Empire State Building

Tem de longe a vista mais impressionante de Nova Iorque e o mais conhecido e acarinhado arranha-céus da cidade. A vertiginosa subida de 45 segundos ao 86.º piso deixou-me com os ouvidos a estalar. Uma vez no observatório não mais me lembrei dos ouvidos. A espantosa vista sobre a cidade é absolutamente extraordinária, consegue-se ver toda a sua extensão e sentir o seu pulsar. Imperdível.

Empire State Building
 o que visitar em Nova Iorque
 o que visitar em Nova Iorque

Central Park

Com mais de 340 ha é parque ideal para passear, fazer um piquenique, comer um gelado ou um cachorro refastelado na relva. Ou assistir a um competitivo jogo de baseball. Depois de aqui passar uma bela tarde de primavera, percebi porque é que os nova-iorquinos aguentam a sua louca rotina. A verdade é que no Central Park o tempo parece parar e Nova Iorque parece uma qualquer cidade de província.

Central Park
Vamos descobrir o que visitar em Nova Iorque?
 o que visitar em Nova Iorque
Central Park NY
Central Park NY

Times Square

O primeiro impacto deixou-me completamente tonta com tanta luz, cores e movimentos, nem sabia para onde olhar. Mas desde logo senti que este é o coração da cidade. Não conseguia parar de contemplar as dezenas de painéis luminosos que fazem desta praça um local único no mundo.

Times Square
 o que visitar em Nova Iorque
Times Square NY

 Grand Central Terminal

Chamam-lhe a joia arquitetónica da cidade e quando lá entrei percebi porquê. Este centenário edifício é de uma beleza e grandiosidade impressionantes. Foi recentemente restaurada, tendo recuperado o esplendor que exibia em 1913. O Grand Central Terminal é um destino incontornável na cidade, quer como ponto de partida e chegada, quer como local de lazer. O espaço conta com  cinco restaurantes de luxo, vários bares e restaurantes lounge, espaços de cafetaria e mais de 50 lojas. Uma dica. Olhar atentamente para o céu estrelado e para os maravilhosos candelabros. Até me esqueci que estava numa estação.

Grand Central Terminal
 o que visitar em Nova Iorque

American Museum of Natural History

Quem nunca ouviu falar deste museu, famoso pela enorme coleção de animais, dinossauros e fosseis em tamanho real. O AMNH tem 45 salas e ocupa quatro quarteirões. É um espaço de aventuras e uma viagem à volta do mundo e da história onde me perdi por várias horas.

American Museum of Natural History New Yorque
 o que visitar em Nova Iorque

New York Public Library

Este belo edifício destaca-se no meio da 5th Avenue pela sua fachada e escadarias em mármore branco. Parece desenquadrado da paisagem envolvente repleta de gigantes e modernos arranha-céus. A sala de leitura deixou-me cheia de vontade de ali ficar a descobrir os milhares de tesouros guardados nas prateleiras a perder de vista.

New York Public Library
 o que visitar em Nova Iorque
 o que visitar em Nova Iorque

5th Avenue

É no sobe e desce desta avenida que o meu espírito consumista mais me atormentou. De tal forma que a única solução que me ocorreu foi fugir. É uma das avenidas mais famosas no mundo, localização das maiores marcas da moda internacional. A começar pela Cartier cujo edifício é verdadeiramente sumptuoso. Na Fifth podemos também encontrar a majestosa Trump Tower, a famosa Apple Store e locais emblemáticos como o Empire State Building, o Flatiron Building, New York Public Library, Rockefeller Center  e a St. Patrick’s Cathedral.

5th Avenue NY
Cartier Building NY
 o que visitar em Nova Iorque
 o que visitar em Nova Iorque

Chinatown

Esta é uma das zonas mais animadas e coloridas de Nova Iorque. Esta pequena cidade chinesa que aqui nasceu, aqui cresceu e aqui prosperou tem sabido manter a sua cultura e tradições intactas. Quando por ali passei quase não acreditava estar nos Estates. Recomendo uma paragem técnica em Colombus Park para admirar os jogadores de mahjong ou as aulas de yoga. É o local ideal para ficar a sentir e a absorver toda a vida e animação que por aqui passa.

Chinatown NY
 o que visitar em Nova Iorque
Chinatown NY
Chinatown NY

Nova Iorque é étnica, colorida, espalhafatosa, marcante. Existem tantos outros locais a visitar e a percorrer, existe todo um mundo para lá do Centro da cidade. Muito ficou por ver e por descobrir, mas assim até foi melhor porque vou mesmo ter que voltar para conhecer esses locais e para rever estes e outros locais emblemáticos da “Cidade Que Nunca Norme”, “New York, New York”.

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading