6 Razões para visitar a Bélgica

6 Razões para visitar a Bélgica

A Bélgica foi uma verdadeira surpresa. Por isso aqui ficam seis razões para visitar a Bélgica.

1. Pequenas cidades com muito charme e personalidade

Bruges 1 razão para visitar a Bélgica
Gent 1 razão para visitar a Bélgica
Antuerpia 1 razão para visitar a Bélgica

Bruges é uma verdadeira joia. Com as suas ruas empedradas, pequenos canais, praças e jardins. Tudo por aqui é tradição e charme. Conhecer Bruges é amar Bruges.

Gent é uma pequena cidade da Flandres por vezes esquecida, mas que está repleta de tesouros medievais. O seu centro histórico alberga inúmeros monumentos medievais e as três torres que coroam a cidade, a Catedral de St. Bavo, a Belfry e a Igreja de St. Nicholas.

Por fim Antuérpia, a capital do comércio, da moda e dos diamantes. É a segunda maior cidade da Bélgica e a maior da região da Flandres. Em meados do século XVI era considerada uma das mais importantes cidades europeias devido ao seu porto, um dos maiores do mundo.

2. Riqueza arquitetónica

arquitectura 1 razão para visitar a Bélgica
Bruges 1 razão para visitar a Bélgica
Bruxelas 1 razão para visitar a Bélgica

As principais cidades belgas têm uma e a mesma característica, praças centrais onde se localizam magníficos edifícios históricos. Por exemplo, a Câmara Municipal de Antuérpia, um espetacular edifício do século XVI. Em Antuérpia destacam-se as casas das guildas do século XVI e XVII ricamente decoradas, localizadas na Grote Markt, o Pavilhão da Carne, com os seus elementos decorativos e a imponência das suas paredes, torres e torreões de pedra e tijolo. Outro exemplo é a Markt, a praça principal de Bruges. Está rodeada por belas casas do século XVII e pelo Belfort, o campanário que se eleva a 83 m de altura, famoso pelo seu carrilhão de 47 sinos. Ainda em Bruges, encontra-se o exuberante edifício da Câmara e os edifícios do Brugse Vrije pejados de estatuetas douradas.

Termino em Bruxelas, na Grand-Place, uma das mais belas praças do mundo. A praça é o coração da cidade e o local onde contemplar algumas das mais belas obras de arte da arquitetura. Por exemplo, o Hotel de Ville, magnífica construção gótica do século XV com 137 estátuas na fachada e um pináculo de 96 m de altura. Outros exemplos são a Maison du Roi, ex-moradia dos monarcas espanhóis e guarda atualmente o guarda-roupa do Manneken Pis, Le Pigeon, onde viveu Victor Hugo, La Maison des Ducs de Brabant e casas de diversas guildas.

3. Bruxelas, capital da Banda Desenhada

Percurso BD 1 razão para visitar a Bélgica
BD Bruxelas 1 razão para visitar a Bélgica

Bruxelas é literalmente a capital da BD. Cidade berço de nomes como Hergé, o pai do famoso aventureiro Tintin, Peyo, pai dos famosos seres azuis os Estrunfes, Morris, criador do intrépido cowboy, André Franquin, criador de Gaston Lagaffe e do equisitoide Marsupilami.

A BD não só está espalhada por toda a cidade, nos prédios e pelas ruas, como tem um dos museus mais divertidos de visitar, onde ficamos a conhecer pessoalmente figuras míticas da BD belga como o Tin Tin ou os Estrunfes (mais conhecidos atualmente como Smurfs). Mesmo quem não é fã não consegue ficar indiferente.

4. Paraíso dos Waffles

Waffle 1 razão para visitar a Bélgica

Na Bélgica descobri o lema “Um waffle por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”. São irresistíveis, sempre quentes e combinam com quase tudo, doce ou salgado. Agora fiquei com vontade de comer um 🙁

5. Cervejas, centenas e centenas de cervejas

Cerveja 1 razão para visitar a Bélgica
Cerveja Bélgica

Aos milhares e das mais diferentes variedades, sabores (cereja!?!?) e nomes inimagináveis como La Morte Subite e Guilhotine. A Bélgica deve ser o país no mundo que mais variedades de cervejas vende, mais de 400! Por este motivo, pedir uma cerveja é por si só uma experiência. Se dissermos apenas “quero uma cerveja”, seguem-se uma série de perguntas que, para quem só conhece a preta e a loura nos deixam baralhados. Existem inúmeras cervejarias espalhadas pela cidade, na sua maioria com produção própria. Recomendo a À La Morte Subite, uma das mais antigas (1928) e reconhecida pela sua cerveja com cereja.

6. Chocolates em cada esquina

Bélgica
Bruxelas

Sei que já é a terceira referência a comida, mas que posso fazer. As marcas de chocolate tentam-nos com as suas montras suculentas, com tantas variedades que podíamos comer um sabor diferente todos os dias, provavelmente durante um ano, sem nunca repetir. Já para não falar na quantidade de objetos do dia a dia que são transformados em verdadeiras delícias de chocolate. E depois há os rebuçados, os chupas, as bolachas, as bombocas, suspiros gigantes…toda uma infinidade de coisas boas que tenho que parar de enumerar antes que fique num êxtase de açúcar.

Já mencionei que a Bélgica foi uma verdadeira surpresa?

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: