17 coisas que deve saber antes de ir à Tailândia

O que deve saber antes de ir à Tailândia?

O que deve saber antes de ir à Tailândia
O que deve saber antes de ir à Tailândia

1. Tailândia significa “A Terra dos tailandeses”, tendo mudado de nome em 1932 de Siam para a atual designação.

2. Localizada perto das duas principais superpotências asiáticas, China e Índia, a Tailândia orgulha-se da sua identidade própria, espelhada na língua e na escrita elegante, em nada similares às duas.

3. A Tailândia orgulha-se na sua longa tradição de independência, ao contrário dos seus vizinhos Myanmar, Laos, Camboja e Malásia, que estiveram sob ocupação europeia.

4. Perto de 90% da Tailândia pratica o Budismo Terevada, originário da Índia. O povo acredita que o Budismo é uma das 3 forças do país, a seguir à Nação e à Monarquia.

O que deve saber antes de ir à Tailândia

5. Têm grande respeito e orgulho na sua monarquia e não admitem desrespeito ao rei nem à família real. Com a morte recente do rei Bhumibol Adulyadej (Rama IX), milhões de tailandeses deslocaram-se à capital para prestar as últimas homenagens. O rei esteve no trono durante 70 anos, detendo o maior reinado do mundo – subiu ao trono em 1946, apenas com 18 anos, e faleceu em 2016.

6. Povo altamente tolerante para outras culturas e muito amigável para os estrangeiros, algo que podemos comprovar a toda a hora.

7. O turismo é a sua principal fonte de atividade com mais de 12 milhões de turistas por ano. São, de uma forma geral, organizados com os turistas e a simpatia ajuda. Não falam espetacularmente o inglês, mas dá para perceber (na maioria das vezes).

8. Regatear é sempre uma boa ideia por estes lados, em especial nos muitos mercados. Em Bangkok não é tão fácil, mas fora da grande cidade é sempre possível baixar os preços, em especial nas viagens de tuk-tuk.

Tailândia

9. As falsificações de malas e artigos de grandes marcas estão por todo o lado, mesmo tendo sido ilegalizadas. Algumas, na verdade, até são boas, mas correm sempre o risco de ser apreendidas no aeroporto.

10. Andar de elefante é uma prática muito comum por estes lados. Na verdade, é algo que abomino, sobretudo após ter estado no Elephant Natural Park e ver algumas das atrocidades cometidas a estes animais. Por favor, não ande de elefante, visite antes um dos parques onde eles vivem na natureza sendo protegidos. A experiência é muito mais enriquecedora.

Tailândia
O que deve saber sobre a Tailândia

11. A melhor altura para ir é entre novembro a fevereiro, a época mais fresca do ano (mesmo assim com temperaturas sempre acima dos 30º graus). De março a maio o calor é insuportável e de junho a outubro é a época das chuvas.

12. Nos templos (wats) é muito importante respeitar as regras e manter alguma descrição quer na forma de vestir, quer no comportamento. São locais sagrados para os tailandeses e eles levam muito a sério qualquer desrespeito. As regras são simples: silêncio, cobrir ombros e joelhos e entrar sempre descalço.

O que deve saber antes de ir à Tailândia?

13. As estradas na Tailândia são essencialmente boas, mas os condutores são essencialmente doidos. Conduzem como loucos e as regras são completamente ignoradas. Vale de tudo, desde ultrapassar pela berma a entrar em contramão. Já para não falar da velocidade. O mesmo nas passadeiras e semáforos. Motas e tuk-tuks têm um sistema à parte visto que não param em lado nenhum. Os carros não param nas passadeiras, mesmo que estejamos no meio, mas são capazes de parar se passarmos aleatoriamente pelo meio de uma estrada. O truque, segundo nos explicaram, é passar devagar e nunca tirar os olhos dos carros. No caso dos países que conduzem pela direita, é ainda  mais difícil porque temos que nos lembrar que os carros aparecem sempre do lado oposto ao que estamos habituados. Enfim, um caos.

14. Massagens. Muitas, as que conseguirem, seja de corpo, pés ou pescoço e ombros. São mesmo baratas, mesmo, mesmo. Do tipo 6 € por 30 minutos.

15. Bichos por todo o lado, grilos, baratas, mosquitos, melgas e lagartos. Para os menores e voadores levar sempre protetor, dia e noite, quando os desgraçados nos apanham à traição.

16. Experimentar o máximo de pratos possível em diferentes locais: restaurantes, carrinhos de rua ou street food. A comida é excelente e barata, mesmo nos restaurantes para turistas. Cuidado com o picante porque é daquele que deixa a boca dormente.

17. Segundo-me disseram à água é bebível, mas o melhor é não arriscar. Existem vendedores de rua onde comprar ou nas milhares de lojas da 7/11 espalhadas por todo o lado.

Como ir e onde ficar: existem inúmeras opções para encontrar voos baratos e bons hotéis com preços acessíveis (mesmo muito acessíveis). Recomendo o BED Phrasing em Chiang Mai e o Baan Sailom em Phuket/Karon.

A Air Asia ou a Lion Thai são boas opções para os voos de ligação internos.

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading