Antes conhecida como Saigão, deve o seu nome ao revolucionário comunista Ho Chi Minh, o líder mais icónico e popular do Vietname, conhecido como ‘Tio Ho’. Vamos descobrir o que visitar em Ho Chi Minh?

Originalmente estabelecida como um posto comercial Khmer, Saigão começou por ser a capital provincial da Dinastia Nguyen. No entanto, na segunda metade do século XIX, o controle sobre a cidade passou para os franceses e Saigão passou a ser a capital da Cochinchina francesa. Em 1954 tornou-se capital do Vietname do Sul. Foi o quartel-general das tropas americanas durante a guerra que terminou em 1975 quando as tropas do Vietname do Norte entraram na cidade.
Com 9,5 milhões de habitantes e cerca de 8 milhões de motas, Ho Chi Minh é uma cidade única, mágica e sedutora, atraindo muitos turistas.
Explorando a Cidade de Ho Chi Minh
A área mais conhecida da cidade fica a volta da Rua Dong Khoi, no distrito 1. Aqui se localizam as lojas elegantes, os melhores e mais emblemáticos Hotéis e alguns dos mais importantes monumentos franco-coloniais. Mais a norte encontramos extensas zonas residenciais e o histórico Pagode do Imperador de Jade. No extremo oposto um dos bairros mais animados e étnicos da cidade, Cholon (também conhecido como Chinatown). Aqui se instalaram muitos milhares de chineses que escolheram o Vietname como lar. Nesta zona encontramos ervas e remédios chineses tradicionais, excelente street food e alguns dos pagodes mais antigos da cidade, com uma riqueza patrimonial invejável.
Mas quais são as melhores coisas para descobrir nesta movimentada capital?
Dong Khoi
Provavelmente a parte mais animada da cidade e o seu centro neurálgico. A rua Dong Khoi tornou-se famosa durante a ocupação francesa. Era aqui que ficavam os hotéis de Luxo, as boutiques e cafés elegantes. Atualmente é uma zona onde o tradicional se mistura com o moderno. Monumentos como a Ópera e a Câmara Municipal convivem lado a lado com edifícios como o Centro Comercial Vincom, uma mistura de vidro e ferro. Este é um dos maiores e mais modernos centros comerciais da cidade.

Casa de Ópera de Saigon (Teatro Municipal)
Um dos edifícios históricos mais emblemáticos. Inspirado no Petit Palais de Paris, a Casa da Ópera de Saigão é um exemplo da arquitetura colonial francesa. Um monumento esplendoroso, foi em tempos o coração da alta-sociedade francesa e é atualmente palco dos melhores e maiores concertos da cidade.

Câmara Municipal ou Edifício do Comité dos Cidadãos
Junto à Ópera encontramos outro exemplo de arquitetura colonial, o edifício da câmara municipal é um dos mais fotografados da cidade. Inspirado na Câmara Municipal de Paris.

Hotéis Caravelle, Continental e Rex
A zona de Dong Khoi é conhecida também pelos seus hotéis famosos – Rex, Continental e Caravelle. O Caravelle já foi em tempos o edifício mais alto da cidade. Foi também a popular base dos correspondentes de guerra durante a Guerra do Vietname, onde se localizavam os jornais americanos. Daqui, mais especificamente do bar do terraço, os seus jornalistas faziam a cobertura da Guerra. O Continental ficou também conhecido como base dos jornalistas, durante a guerra. Foi construído durante a ocupação francesa, era a joia da coroa dos hotéis. O Rex ficou conhecido por ser a base das atividades sociais e militares dos soldados americanos durante a Guerra do Vietname. Era no Hotel Rex que os militares americanos faziam as conferências de imprensa diárias.


Central dos Correios de Saigão
A Central dos Correios de Saigon é um edifício singular. Foi projetada pelo famoso arquiteto Gustave Eiffel e é um dos edifícios coloniais franceses mais emblemáticos da cidade. O seu interior faz lembrar uma estação de comboios com os seus grandes tetos pintados de verde. Nas paredes encontramos grandes pinturas de mapas que mostram diferentes épocas da cidade e um quadro impressionante de Ho Chi Minh.


Basílica de Notre-Dame de Saigão
Mesmo em frente aos Correios encontra-se a Basílica de Notre-Dame de Saigão. É a maior igreja construída durante o domínio francês, tendo perto de 40 m de altura. Era o edifício mais alto quando da cidade, aquando da sua construção. Caracterizada pela soberba arquitetura e pela cor dos seus tijolos de cerâmica vermelhos, trazidos de França. Mesmo em frente encontra-se a estátua da Virgem Maria, construída em Roma e trazida para o Vietname em 1959.

Bitexco Financial Tower
Um pouco mais abaixo encontramos a famosa Bitexco Tower, o edifício mais alto da cidade, muito procurada por ter a cidade aos seus pés. Foi construída em 2010 é o mais recente ícone de modernidade da cidade. A principal atração é o skydeck no 49.º andar onde podemos admirar as mais fantásticas vistas da cidade, 360.º.


Palácio da Independência (Palácio da Reunificação)
A norte da Bitexco, junto Parque de Van Hoa encontramos um dos mais imponentes edifícios da cidade, o Palácio da Independência. Foi construído no local onde anteriormente se localizava a residência do Governador-geral Francês. Foi praticamente destruído durante a Guerra. Em 1975 foi o símbolo da queda de Saigão, quando os seus portões foram deitados abaixo por um tanque norte vietnamita.

Museu das Memórias da Guerra
A poucos metros encontramos um dos mais poderosos símbolos do pós-guerra da cidade, o Museu das Memórias da Guerra. Este não é um espaço para pessoas sensíveis, nem para americanos. O museu retrata de forma parcial e perturbadora a Guerra Americana. É imperdível para quem pretende compreender a história pelo lado do Vietname. Nasceu no antigo edifício dos Serviços de Informação do Exército americano. A exposição inclui artefactos e viaturas militares, fotos de correspondentes de agências noticiosas. Inclui ainda uma sala dedicada aos efeitos nefastos do Agente Laranja, um componente químico usado pelos americanos. Não é de todo um espaço de lazer, mas sim de meditação e vergonha.



Pagode do Imperador de Jade
Passamos agora aos templos. Um dos mais populares é o Pagode do Imperador de Jade. Este é um dos pagodes mais ornamentados da cidade, com as suas gravuras e a constante aura de incensos. Foi construído em honra o Rei de todos os céus, Ngoc Hoang ou o Imperador Jade. Construído pela comunidade cantonesa em tons de rosa. O telhado de telhas verdes é decorado com uma intrincada obra de arte de pedaços de cerâmica coloridos. O interior é imponente, recheado de enormes esculturas, altares coloridos, peças dramáticas. Exemplo disso são os Guardas que protegem a entrada, construídos de papier-maché (com um ar tudo ou nada assustador).

Pagode de Vinh Nghiem
Este é um dos maiores templos da cidade e um dos mais altos com a uma torre de oito andares. É um espaço de calma e tranquilidade no meio do caos da cidade. Os seus pátios estão repletos de árvores antigas e as paredes do templo de pinturas históricas e religiosas.


Pagode Xa Loi
Este pagode é conhecido pelo seu colossal Buda de Bronze, uma estátua imponente que atrai muitos devotos. Era um templo muito conotado com a revolução comunista, tendo-se assumido como o centro da resistência. Três dos seus monges imolaram-se pelo fogo em como gesto de protesto contra o regime antibudista. Mais de 400 crentes foram presos. O templo é de uma beleza singular. Um quadro perfeito com os seus painéis de madeira pintada e o altar em tons de vermelho e dourado.

Igreja Tan Đính
A Igreja Tan Dinh é uma das mais curiosas de Ho Chi Minh. A sua fachada cor-de-rosa faz lembrar uma casa de açúcar. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus foi construída durante o período colonial francês na década de 1880. Na altura o Vietname fazia parte da Indochina francesa. De arquitetura romana, é a segunda maior igreja da cidade.

Templo Hindu Mariamman
O templo de Mariamman não deixa ninguém indiferente. A sua colorida e exuberante fachada é um convite à visita. É dedicado a Mariamman, a Deusa da Força. O seu interior é igualmente colorido e recheado de figuras simbólicas e divindades.

Mercado Ben Thanh
Os mercados são sempre um dos pontos a visitar. São locais obrigatórios de contacto com as realidades locais, uma experiência imperdível de intercâmbio cultural. Ho Chi Minh tem mais de 30 mercados, desde produtos alimentares até roupas, flores e eletrónica, muitos deles abertos até tarde. Um dos mais antigos da cidade é o mercado de Ben Thanh. Reconhecido pela imagem icónica da torre do relógio no portão do sul, um dos símbolos da cidade. Aqui vende-se de tudo um pouco, desde lembranças, artesanato, vestuário, têxteis e especialidades locais e também os mais inusitados produtos alimentares. O barulho e a atmosfera são inigualáveis e a alma da cidade. Junto ao mercado existe ainda um espaço de Street Fast Food. Ali é possível provar algumas das melhores iguarias locais por preços inacreditáveis (2/3 € por refeição).




Rua Pham Ngu Lao e Bui Vien
Nenhuma visita a Ho Chi Minh está completa sem uma passagem pelas agitadas ruas Pham Ngu Lao e Bui Vien. Ali se localiza o maior número de restaurantes e bares da cidade. O barulho, as luzes e os cheiros são inacreditáveis. É a zona para jantar e beber um copo pela noite fora, apesar de a música em altos gritos não convidar à conversa.


Cholon
Termino em Cholon, um dos bairros mais étnicos e animados da cidade, ponto de confluência de comerciantes chineses há mais de três séculos. Cholon significa ‘Grande mercado’ e é um dos centros comerciais mais vibrantes da cidade. As suas ruas e passeios estão repletos de uma grande variedade de lojas. Ali pode-se encontrar sedas, especiarias e ervas medicinais, chapéus, peças de jade e cerâmica. Grande parte da vasta comunidade chinesa da cidade está aqui concentrada. Cholon é, por isso, um centro religioso e abriga alguns dos mais espetaculares pagodes e templos de estilo chinês. Ali se localizam os pagodes Phuoc An Hoi, Quam Am, Thien Hau, Tam Son Hoi Quan, Nghia An Hoi. Destes destaca-se o Pagode Thien Hau com os seus frisos dos telhados decorados com dragões e cerâmica colorida



Como se deslocar na cidade
As áreas de Dong Khoi e Cholon são pequenas o suficiente para serem exploradas confortavelmente a pé. No entanto, entre distritos o melhor mesmo é chamar um táxi ou um táxi de moto, uma vez que as distâncias ainda são consideráveis. As deslocações de táxi ou táxi moto são relativamente baratas – 3 /5 €