Os Mercados da Europa são sinónimo de boas compras e onde simultaneamente se pode provar boa comida local e ter contacto com a cultura e as gentes de um país? Vendem de quase tudo, de produtos alimentares até antiguidades! Sou muito fã destes “negócios” locais que tanta cor e animação trazem às cidades. Abaixo deixo uma pequena compilação de alguns mercados por onde já tive oportunidade de passar e são de “encher o olho”.

Alguns dos melhores Mercados da Europa
Central Market – Covent Garden, Londres
Durante 300 anos foi um mercado de fruta e quando este rumou para outras paragens este espaço deu origem àquele que é um dos mais animados mercados do centro de Londres, com lojas e barraquinhas que vendem produtos locais, artesanato (de terça a domingo no Apple Market – zona norte de Covent Garden), antiguidades (também em Apple Market, mas só à 2feira). A praça central conta quase sempre com a animação de artistas de rua (com muita, mas mesmo muita qualidade). Este mercado é também conhecido pela sua “participação” no famoso musical My Fair Lady.

Portobello Road Market- Nothing Hill, Londres
Este mercado, um dos meus favoritos, ficou imortalizado no filme Nothing Hill (com Hugh Grant e Julia Roberts), mas o filme não lhe faz jus. Aos sábados esta ruazinha enche-se de cor, vida e dos mais variados produtos. Aqui se vendem desde souvenirs, roupas até produtos alimentares. As antiguidades e os produtos artesanais os seus principais atrativos, mas todo o ambiente que envolve este mercado é maravilhoso. Se pudesse escolher um local para viver em Londres seria nesta rua…além das cores das casas, este mercado que todos os sábados enche de alegria e cor esta zona de Londres são motivos mais que suficientes para lá querer voltar muitas e muitas vezes.

Camden Market, Londres
Este é um dos mais ativos mercados do norte de Londres e o primeiro impacto é o de ser completamente absorvidos pelo Camden Market. Existe tanto para ver que temos a sensação que ficaremos por ali um ou até mesmo vários dias. Aqui pode-se encontrar roupa, joalharia, calçado, artesanato, artigos étnicos e produtos alimentares. Mas confesso que o que mais me impressionou foram as lojas e barraquinhas de roupa gótica e punk, de ar absolutamente teatral e dramático. Vestidos e peças de roupa que, para mim, só a família Adams conseguia vestir na rua. No entanto, e dado o número de lojas, tudo me leva a crer que deve ter mais procura do que aquilo que imagino.

Mercat de la Boqueria, Barcelona
Localizado em plena La Rambla, o Mercat de la Boqueria é considerado um dos melhores mercados do mundo. Tem, à semelhança dos outros mercados que visitei acima, uma enorme variedade de produtos (até gomas são aqui vendidas!!). É verdadeiramente um paraíso para os sentidos com todas as suas cores e aromas e é um espaço sempre em festa, onde se fica a conhecer os melhores produtos e sabores de Barcelona.

Mercado de San Miguel, Madrid
O Mercado de San Miguel é um lugar histórico, carregado de reminiscências literárias localizado no coração de Madrid. É uma das zonas da cidade com maior personalidade com uma excelente oferta comercial, cultural e de lazer. Ah!! E Dizem que os produtos alimentares aqui disponíveis são do melhor e mais fresco que se consegue encontrar por estes lados. Provei aqui os famosos churros com chocolate. Confesso que não fiquei fã, mas em Madrid…

Mercato Centrale, Florença
Este é um dos mercados de comida mais famosos de Florença e está localizado no centro do Mercato di San Lorenzo, num grandioso edifico de ferro e vidro construído no século XIX. Aqui podem ser encontrados uma enorme variedade de produtos frescos de alta qualidade e algumas das mais saborosas panini que se podem comer por Itália.

Mercato del Porcelino, Florença
É um pequeno mercado ao ar livre localizado no coração de Florença onde se podem encontrar sobretudo produtos de couro – malas, carteiras, casacos. É também um excelente local para levar um souvenir desta cidade. No entanto, este mercado é sobretudo famoso pela estátua do Porcelino, um javali de bronze que ali está refastelado e a quem todas as pessoas querem passar a mão pelo lombo. Dizem que dá sorte.

Erberia – Mercado do Rialto, Veneza
Famoso pela qualidade dos seus produtos frescos, o mercado da Erberia é uma explosão de cores e de aromas que nos deixa com vontade de nos perdermos mais e mais nos sabores da comida italiana. É um mercado que se realiza há vários séculos e onde se pode encontrar além das frutas e legumes, peixe e mariscos.

Já tinha saudades de te ler 🙂 Acho estes artigos uma delícia. O escape perfeito ao stress diário! Love Them all!