Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal

Monsanto é uma daqueles lugares que nos marca para a vida! As suas ruas em pedra, íngremes que nos obriga a andar inclinados (e concentrados) para não vir por ali abaixo. As vistas arrebatadoras quer do miradouro onde ainda podemos encontrar os canhões que em tempos a defenderam, quer do seu castelo centenário e robusto, dono e senhor de muitas e gloriosas estórias.

Andar por Monsanto é uma experiência única e arrebatadora. As suas casas de pedra granítica uma vasta riqueza arquitectónica onde se destacam a mítica casa construída na rocha chamada  “casa de uma só telha”, a Torre do Lucano ou do Relógio com o galo de prata maciça, inúmeras Capelas e Igrejas e as suas muralhas, são apenas alguns dos tesouros que podemos encontrar num passeio por estes lados.

E as pessoas? Que gente boa e bem disposta, sempre pronta a receber-nos e a dar-nos a conhecer as suas tradições e raízes. Até a tocar o adufe nos ensinaram. É uma aldeia envelhecida mas cheia de personalidade.

E a comida?? Por aqui recomendo provar os enchidos de caça, são do mais delicioso que há. Só de pensar no chouricinho de javali…hum que saudades.

Monsanto é uma viagem no tempo até à era da Reconquista e dos Templários, onde a cada esquina esperamos encontrar um cavaleiro armado ou o D. Afonso Henriques himself. Uma Aldeia a descobrir!

One thought on “Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal

Add yours

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

%d