Josefov, o Bairro Judeu de Praga

A presença de judeus em Praga é antiga, datando do século XI. Obrigados a viver em comunidades muradas, no atual bairro de Josefov, durante vários séculos, aí fizeram as suas vidas, sobrevivendo como possível. Uma visita a Josefov, importante centro da vida religiosa e social para a comunidade judaica na Europa Central, é mergulhar num passado não muito distante e bastante sombrio mas cuja memória deve ser preservada.

Praga (5).jpg

Locais como o Antigo Cemitério, onde centenas de sepulturas estão empilhadas, são memórias vivas e feriadas ainda abertas na história judaica de Praga. O aspecto sinistro do cemitério é resultado de uma época onde o espaço ocupado pelos judeus era tão reduzido que os seus mortos eram enterrados empilhados em camadas. Este era um dos únicos cemitérios disponíveis para os judeus, a altura das diversas lápides face ao nível da rua é o testemunho da forma pouco humana como eram sepultados. Por aqui existem mais de 200.000 sepulturas. Uma das mais visitadas é a do rabino Jehuda Löw ben Becalel, o criador do Golem (imagem da figura humana feita de barro com origem no Egipto antigo) misterioso, onde são deixadas notas pequenas com desejos secretos. Diz-se que o rabino é capaz de cumprir os desejos dos peregrinos.

Praga (4).jpgContígua ao cemitério encontramos a Sinagoga Klausen, a maior do bairro, onde pode ser também visitada uma exposição sobre a cultura judaica e também a Casa Cerimonial, antiga Sede da Sociedade Fúnebre, onde ficamos a conhecer alguns rituais fúnebres dos judeus.

A Antiga-Nova Sinagoga, uma das mais importantes, testemunha conturbados momentos da história judaica em Praga. É a mais antiga da Europa e o centro religioso da comunidade de judeus na cidade.

Na Sinagoga Pinkas ficamos a conhecer a história judaica em Praga. Após a II Guerra Mundial tornou-se espaço de homenagem às mais de 80.000 mil vítimas checas que morreram no holocausto, tendo os seus nomes e datas de todos os que morreram no campo de concentração de Terezín inscritos nas paredes. Igualmente comovente são os mais de 4.000 desenhos de crianças judias que foram enviadas para o campo de concentração de Terezín, muitas das quais morreram nas mãos dos nazistas.

Praga (3.1).jpg

Existem ainda uma série de outras sinagogas que guardam parte da cultura e história dos judeus em Praga, como a Sinagoga Espanhola, uma das mais opulentas e a mais bela  da cidade, com o seu interior mourisco, ricamente decorado. Fica no local onde judeus espanhóis se estabeleceram quando foram expulsos pela Rainha Isabel de Castela no século XV. A Sinagoga Maisel, saqueada pelos Nazis (abrigava uma importante coleção de pratas judaicas) e a Alta Sinagoga. onde podem ser vistos impressionante rolos de toras e mantos.

c-prague-jewish-town-synagogues-1

spanelska-synanoga

O edifício da Câmara Municipal Judaica é uma das principais atrações do bairro, com o seu relógio rococó, cujos ponteiros andam ao contrário, de acordo com a tradição judaica de escrever da direita para a esquerda.

Praha,_Židovská_radnice.jpg

Praga é ainda a cidade nativa de Franz Kafka, o escritor judeu que, diz-se, escreveu dois dos seus romances mais famosos, O Castelo Visite  e  O Processo, no gueto de Josefov. Para terminar esta visita, recomendo uma passagem pelo Café Louvre (Národní 22), onde Kafka costumava ir e onde o físico Albert Einstein (também ele nascido no seio de uma família de judeus alemães) passou algumas vezes durante suas visitas a Praga.

Apesar das memórias menos felizes, Josefov renasceu das cinzas da sua trágica historia e alberga agora algumas das mais luxuosas lojas do mundo, tendo dado origem a um bairro de classe alta  que vai desembocar orgulhosamente na Praça da Cidade Velha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s