Pelos caminhos da Fruta portuguesa

No último tempo mês tive a oportunidade de fazer um mini périplo por algumas das localidades onde nascem algumas das frutas mais emblemáticas e deliciosas de Portugal. Apesar de nem sempre estar disponível nos supermercados, a nossa fruta é da mais saborosa e genuína que pode existir e isso deve-se sobretudo às zonas do país de origem.

Da cereja do Fundão, passando pelos pêssegos da Cova da Beira e terminando na maçã de montanha de Armamar, estes são três bons exemplos de valorização da nossa fruta e que associam o melhor de dois mundos: descobrir a origem da nossa fruta com locais de grande beleza que têm tudo para nos fazer felizes.

Vamos à descoberta?

 

Rota das Cerejeiras

Começando pelo Fundão e por essas pérolas vermelhas que são as cerejas, a sua fruta mais reconhecida e procurada. Um passeio pelo Fundão na época das cerejeiras em flor foi uma das experiências mais bonitas que já tive o prazer de fazer em Portugal. As fotografias tiradas durante esse passeio ilustram bem a beleza do local. Estas doces e sumarentas cerejas encontram no sopé da Serra da Gardunha as condições ideais para o seu desenvolvimento. O frio que por aqui se sente durante os meses de inverno é o ideal para fazer deste fruto um do mais apetecíveis.

Fundão2

FundãoFundão1

Pêssegos da Cova da Beira

Os sumarentos pêssegos da Cova da Beira são tradicionalmente cultivados nas zonas de vale e meia encosta junto ao rio Zêzere, na localidade de Belmonte, Covilhã e Fundão, no Distrito de Castelo Branco. Uma das melhores vistas destes vales é no pequeno miradouro de Belmonte onde temos uma vista ampla do rio que serpenteia e irriga os pomares que nos trazem tão boa fruta. Visitar um pomar é uma experiência muito gratificante e interessante, em especial de acompanhados por um produtor que nos dá a conhecer os pequenos segredos que dão origem a tão boa fruta. Os nossos sentidos ficam automaticamente em estado de alerta para os aromas e as cores.

BelmonteBelmonte1

Covilhã.jpg
Rota da Maçã de Montanha 

O caminho até lá não é do mais fácil, em especial se partirem do sul mas chegados a Armamar percebemos que o merece.  Armamar é um dos Municípios de Portugal onde mais e melhor maçã se produz. A sua qualidade deve-se sobretudo à cota de altitude a que é produzida, que a diferencia de outras que se produzem noutros pontos do país. Por todo o vemos vastas extensões de pomares de macieiras, que se misturam e convivem com as vinhas da região demarcada do Douro.  Gerando uma das mais bonitas e grandiosas paisagens, estendidas por encostas a perder de vista.

ArmamarArmamar1

Armamar2.jpg

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading