Polónia: Guia Prático

Polonia.png
Guia da Polónia

A Polónia é um destino que não sendo muito óbvio não é nenhum segredo como comprovam os aglomerados de turistas pelas ruas, especialmente em Cracóvia, a cidade mais conhecida. O país é bastante acolhedor e é uma excelente opção quer para uma viagem mais longa (uma ou duas semanas), quer para um city break ou escapadinha de fim de semana.

Como ir para a Polónia: 

A TAP tem voos regulares diários para Varsóvia e Cracóvia. E caso o objetivo passe por visitar as duas cidades pode-se optar por voo ida-volta Lisboa-Varsóvia e fazer a ligação a Cracóvia de comboio ou voos multicity, chegar a uma cidade e partir da outra. Das contas que fiz na altura esta opção fica um pouco mais dispendiosa, mas é também a mais confortável. Como gosto de andar de comboio não tive grandes dúvidas na escolha.

Onde ficar: 

Varsóvia tem diversas opções desde o famoso Hotel Bristol (o mais elegante e exclusivo da cidade) a pequenos Hostels como o Dream Hostel onde ficamos e recomendo vivamente, quer pela localização (a 1 minuto do Castelo), como pelo preço. De referir que ambas as opções ficam perto da Cidade Velha, o coração da cidade e a zona mais animada. Existem ainda inúmeras opções de hotéis maiores e mais modernos no centro da cidade, junto à Estação Central, mas este “centro”, fica a cerca de 20 minutos a pé da Cidade Velha.

Cracóvia tem também inúmeras opções junto da Cidade Velha e nas suas imediações, perto da estação. Muitas dessas opções passam por Guest Houses, Poselska 20, que parece ser uma opção popular por estes lados. Foi por um destes espaços que ficamos, numa lateral da principal rua de circulação e a 5 minutos da Praça e também recomendamos.

Como se deslocar:

Quer Varsóvia, quer Cracóvia, as duas principais cidades, são relativamente pequenas e é fácil fazer quase tudo a pé. Para se poder poupar as pernas existem boas alternativas como os elétricos e, no caso de Varsóvia, o metro que apesar de ter apenas duas linhas, permite percorrer distâncias maiores. Os bilhetes para os transportes podem ser comprados nas paragens ou no seu interior. Em Cracóvia existe ainda uma plataforma online local que ajuda a planear as deslocações – jakdojade.pl

Onde e o que comer:

Nem sei por onde começar. A comida por aqui é toda excelente. Desde os Pierogi, uma espécie de Dumplings com os mais diversos recheios, aos pratos mais sérios como a perna de porco, o entrecosto, as sopas, o Bigos, uma espécie de estufado similar à nossa feijoada. Recomendo experimentar um pouco de tudo. Não encontrei nenhum prato que não gostasse, até os mais fortes.

Os espaços que recomendo em Varsóvia onde é possível encontrar boa comida local e bos preços são Bazyliszek, fomos diversas vezes e é mesmo muito bom, e o Zapiecek, uma espécie de cadeia local onde a grande especialidade são os pierogi.

O melhor local por onde passamos  em Cracóvia foi o Sukiennice, excelente comida local, serviço impecável e preços muito acessíveis. E quando nos fartamos de comida local existem ainda inúmeras opções internacionais como Da Pietro (italiano) e o Gruzinskie Chaczapuri (comida da Geórgia), ambos na praça principal. Os preços são inacreditáveis até mesmo para o que estamos habituados em Portugal. Para terem uma ideia, o máximo que pagamos por uma refeição foi 32 € por duas pessoas (com entradas, prato principal e sobremesas e bebidas).

varsvia--zurek_28712996366_o
Comida da Polónia

A moeda: 

A moeda é o zloti (PLN) e quando comparada com o euro é significativa inferior pelo que o câmbio e as compras são bastante favoráveis.

Duas ou três palavras:

Bom dia/Boa tarde – dzien dobry (Gin dobrey)

Obrigado – dziekuje (gin-ku-ye)

Adeus – do widzenia (doe vizenya)

Desculpe – przepraszam (psheh-prash-am)

iphone (18)

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading