Washington DC, uma Capital que nos inspira

Washington é o centro político dos Estados Unidos e o expoente máximo da democracia. Tem um lado cosmopolita muito próprio, mais próximos das cidades europeias (não tivesse sido pensada e desenhada por um francês). Washington combina história, cultura e tradição com modernidade.

A capital americana reúne num longo corredor, cerca de 4 km, os mais riquíssimos e significativos monumentos e memoriais da sua história. Do memorial de Lincoln ao Capitólio, o centro simbólico da cidade, e à majestosa Biblioteca do Congresso, o The Mall reúne todo um passado de guerras, história, vitórias e derrotas, momentos gloriosos e grandes heróis que fizeram da América o país que hoje conhecemos. Aqui pode também ser encontrada a maior concentração de Museus do mundo, na sua grande maioria de entrada livre, geridos pelo Smithsonian.

Não, não me esqueci de falar da Casa Branca! Esta espantosa mansão, onde residem atualmente os Obamas, fica ligeiramente desviada do coração histórico da cidade mas não deixa ninguém indiferente, ali postada, poderosa de frente para o imperial e arrogante Washington Monument.

Percorrer Washington

Washington é o sonho de qualquer pessoa que adore andar a pé. Percorrer DC (como é localmente conhecida) é um verdadeiro prazer e a melhor forma de a ficar a conhecer. É uma cidade verde e arborizada, com edifícios históricos e elegantes em todas as direções para onde estendemos o olhar. A capital americana pode e deve ser visitada a pé, sempre com atenção aos pormenores.

Quando chegamos a Washington o primeiro passeio leva-nos quase imediatamente em direção à mais famosa casa do mundo…a Casa Branca. Por razões de segurança somos obrigados a vê-la de tão longe que lhe rouba imponência e espetacularidade. Sabemos que por detrás daquelas paredes vive o homem (e a família) mais poderosa do mundo mas o impacto fica-se por aí, porque esta cidade é muito, muito mais do que uma casa, seja ela qual for.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De frente para a Casa Branca e mais ou menos no Centro do Mall podemos encontrar o Washington Monument, o enorme obelisco que presta homenagem ao primeiro presidente americano e que com os seus modestos 165m marca em altura a grandiosidade aquela zona da cidade.

Continuando pelo centro do Poder, visitamos agora o Capitólio. Confesso que quando entramos do edifício me senti uma autentica pacóvia. De boca aberta, nem queria acreditar que estava no centro do poder americano! OK, talvez seja um exagero mas a verdade é que não conseguimos parar de pensar nas discussões politicas que têm lugar ali dentro. O edifício é tão imponente por dentro como por fora e a sua localização é perfeita, no cimo do monte, com uma vista privilegiada para o Mall e de costas para a também majestosa e imponente Biblioteca do Congresso. Ah…e as visitas são gratuitas apesar de termos que entrar tipo pacote de arroz, com uma etiqueta com código de barras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

washington-capitolio1

Library_Congress2

Washington é também conhecido pela quantidade de memoriais que dedica a grandes feitos (ou não) e a grandes heróis que em algum momento tiveram impacto na sua história. Um dos mais conhecidos é o Vietnam Veterans Memorial Wall, um local de culto e meditação para os seus visitantes. A lista de nomes gravada e a veneração que prestam junto a este memorial é verdadeiramente impressionante e recorda-nos que aquela guerra foi muito real e um verdadeiro espinho cravado na memória de todos os americanos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O próximo memorial é um dos mais imponentes que visitamos. O Lincoln Memorial contempla o enorme lago localizado no centro do The Mall. No seu interior podemos encontrar a imponente estátua de mármore de Lincoln, o 16 presidente dos Estados Unidos. Foi neste local que a 28 de agosto de 1963, Martin Luther King fez o seu memorável discurso “I Have a Dream, um dos pontos altos do Movimento dos Direitos Civis Americanos. Estima-se que cerca de 25.000 pessoas vieram ouvir este discurso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Estes são dois dos mais emblemáticos memoriais da cidade mas existem muitos outros que devem ser visitados, pela homenagem que prestam e pela história que contam. Através destes memoriais ficamos a perceber o quão orgulhoso é este povo das suas conquistas, das suas vitórias e até mesmo das suas derrotas.

II Ww_memorial
Memorial II Guerra Mundial

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Memorial Martin Luther King

Jefferson Memorial

Outro passeio que recomendo é uma visita ao Cemitério Arlington. Este enorme cemitério é o santuário nacional. Tem mais de 400 mil soldados ali enterrados e é o local onde os americanos honram e recordam todos aqueles que deram a vida pela América, numa das muitas guerras onde este país já participou. A sua extensão é verdadeiramente impressionante e o silêncio no local é esmagador.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA IMG_0316

Numa visita a Washington, a passagem pelo zoo local pode parece estranho. No meio de tanta história e tradição porque fazer um desvio para ir ver animais que existem em zoos por todo o mundo?? Primeiro porque o Zoo é um parque público e como tal tem entrada livre, sendo um excelente local para passear e descansar. Depois porque é um dos poucos zoos do mundo onde podemos conhecer dois dos mais fofuchos e pachorrentos animais que existe…os Pandas gigantes. Mei Xiang e Tian Tian. Este dois deliciosos pandas são as duas principais atrações deste espaço e merecem bem o estatuto de protagonistas que o Zoo lhes dedica. São únicos e lindos e gostava de os trazer aqui para casa.

Washington não parece uma típica cidade americana. Li algures que é até considerada meia provinciana pelos próprios americanos e acho que este facto se deve provavelmente às suas especificidade que lhe dão alma e a tornam única. Aqui parece não haver crise económica, aqui parece não haver poluição, aqui parece não haver criminalidade…tudo parece perfeitamente arrumado e organizado, tudo simplesmente perfeito.

2 pensamentos sobre “Washington DC, uma Capital que nos inspira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s