Berlim, Munique e Salzburgo com um saltinho aqui e ali…

Berlim, munique Salzburg.png

Deixo aqui algumas dicas úteis para aproveitar ao máximo uma viagem por Berlim, Munique e Salzburgo.

 #Berlim

Como ir: Não existem voos diários diretos (como manifestei aqui) e fazer escala é sempre uma seca mas acreditem que vale a pena

Onde ficar: Nós ficamos no Hotel Gat Point Charlie, um dos melhores de sempre na relação qualidade/preço/localização. Recomendo 100%

Deslocações: O Metro é a melhor opção nas deslocações pela cidade e do aeroporto para o hotel. É bastante completo e permite percorrer distâncias mais longas num curto espaço de tempo. Do aeroporto para o centro apanha-se o autocarro 128 (são cerca de 10′) que o levará até U-Kurt-Schumacher Platz onde poderão apanhar a linha U6 para o centro.

Onde Comer: Para um bom pequeno-almoço recomendo o Coffee Fellows. Existem vários espalhados pela cidade e têm as mais diversas opções, desde o pequeno-almoço americano e opções mais simples como muffins ou croissants. Uma boa opção é passar pela Potsdamer Platz onde a animação é sempre garantida e escolher um dos muitos restaurantes por ali espalhados. Eu recomendo o Café/Restaurante Josty, um antepassado do antigo café com o mesmo nome, ponto de encontro de intelectuais e artistas do século XIX. É um bom restaurante para provar a típica comida alemã a apreciar as diferenças e animação tão típicas desta praça.

00fd4-berlim29b8299-berlim30

Num dia de Sol recomendo um passeio até à Gendarmenmarkt e apreciar um sumo ou um chá numa das múltiplas esplanadas. Para os apreciadores de bom chocolate não deixem de passar pela Fassbender & Rausch, nem pela loja da Ritter Sport, nas imediações da Gendarmenmarkt.

11410-berlim492

#Munique

Como ir: De Lisboa, a TAP tem voo diretos diários para esta cidade. A viagem entre Berlim e Munique pode ser feita de comboio ou de avião. Por exemplo através da Air Berlim que foi o nosso caso. Ficou mais em conta do que o comboio (já para não falar do tempo de viagem, claro).

Onde Ficar: Os hotéis são relativamente caros por estes lados mas conseguimos encontrar um, mesmo no centro por bom preço. É uma questão de procurar com tempo e paciência.

Deslocações: À semelhança de Berlim, o metro é a melhor opção para deslocações mais longas na cidade (apesar de Munique se fazer bem a pé). Incluindo na saída do aeroporto.

Onde Comer:aqui deixei alguma dicas de onde provar a melhor comida e ambiente da cidade.

# Excursões a partir de Munique:

Para começar o ideal é adquirir o BayernTicket. Este bilhete pode ser adquiro online e é valido a partir das 9h00 de segunda a sexta e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados. Além de ficar mais barato (23€ por pessoa e por cada pessoa a mais acresce apenas 5€), permite inúmeros transbordos e pode ser usado em todos os transportes regionais da zona, durante esse dia. Uma boa opção paras as visitas aos Castelos e a Salzburgo.

Viagem ao Campo de Concentração de Dachau que fica a uns 30 minutos de comboio de Munique. Não precisa de compra antecipada uma vez que são comboios regionais, muito mais frequentes que os de longa distância. Chegando a Dachau é só apanhar o autocarro para o campo cuja indicação pode encontrar na paragem. O bilhete de comboio dá para este autocarro também.

4a2a7-dachau1

Viagem aos castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau. São cerca de 2 horas de comboio (deliciosas para apreciar a magnifica paisagem da Baviera) e vale bem a pena para conhecer estes dois castelos dos quais já falei aqui. Os bilhetes podem ser comprados em antecipação online. O destino é a vila de Füssen, onde à chegada terão autocarros (RVA/OVG 78) à espera que vos levam diretamente até à bilheteira dos castelos. Muito importantereservar os bilhetes para os castelos em antecipação. Poupa cerca de uma hora ou mais na fila. Basta seguir para o balcão de levantamento dos bilhetes e ganha horas para deambular à vontade pela zona.

de1ac-hohenschwangau3

 #Salzburgo

Uma visita a Salzburgo é mais uma das excursões que podem fazer a partir de Munique, se forem com tempo. Fica a cerca de duas horas de comboio e mais uma vez recomendo a compra antecipada de bilhete. É possível visitar Salzburgo num dia (não tão profundamente como a cidade merece mas fica como aperitivo para uma próxima viagem).

65ab1-salzburgo_trn19

Têm outras dicas sobre estas maravilhosas cidades? Por favor partilhem porque boas dicas nunca são de mais.

3 thoughts on “Berlim, Munique e Salzburgo com um saltinho aqui e ali…

Deixar uma resposta