Sintra, o Romantismo às portas de Lisboa

A vila de Sintra é única em Portugal pelo romantismo para que nos transporta com os seus palácios, quintas, parques e por uma vegetação exuberante que domina toda a vila. A sua paisagem natural é verdadeiramente de rara beleza, motivo pelo qual foi considerada Paisagem Cultural e Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Venham daí descobrir esta vila mágica e de grandes mistérios.

Castelo dos Mouros
Começamos por um dos meus locais favoritos…o Castelo dos Mouros, regiamente instalado no seu monte e com vista privilegiada sobre a vila lá em baixo. É uma fortificação militar do século X construída habilmente sobre os penedos e abismos da serra de Sintra. É uma presença firme da nossa história e vigia atentamente Sintra, garantindo a sua segurança.
 Fonte Parques de Sintra © NES

 Fonte Parques de Sintra © NES

O Parque da Pena ocupa cerca de oitenta e cinco hectares e tem um ambiente natural de rara beleza integrando diversos jardins luxuriantes onde nos podemos perder e sentir a natureza e o ar puro da Serra. No parque existem ainda diversas árvores exóticas e espécies nativas que formam um manto verde único.Parque e Palácio da Pena

E é neste cenário idílico que podemos encontrar, bem instalado, o Palácio da Pena uma das principais expressões do Romantismo arquitetónico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa, erguido cerca de 30 anos antes do Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha.

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira tem como maior cartão-de-visita o Palácio da Regaleira, também designado Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação esta associada à alcunha do seu primeiro proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro.

A quinta acolhe ainda jardins, poços, lagos, estátuas e grutas enquadrados por uma inspiração patriótica, onde predominam os elementos do passado mais glorioso de Portugal, e esotérica com os mais diversos sinais da Maçonaria, Templários e Rosa-Cruz.

Destes destacam-se o Poço Iniciático, uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral, por onde é feita a entrada através de uma porta de pedra rotativa para um poço espiral que se afunda cerca de 27 metros no interior da terra, com nove patamares, que invocam referências às nove secções do Purgatório e os nove céus do paraíso, segundo a Divina Comédia de Dante. No fundo, está representada a cruz templária sobreposta a uma estrela de oito pontas indicativa da Ordem Rosa-Cruz. No final, encontramos uma gruta labiríntica, cujo caminho a escolher deve ser o que conduz a um lago, onde se caminha sobre água!

Para além do poço existem inúmeros outros pontos de interesse que recomendo que, antes de se embrenharem na aventura de descoberta da Quinta da Regaleira, passem por aqui para definir quais os mais interessantes a visitar e qual o percurso que vão querer fazer.

 Palácio Nacional

Um das minhas mais vivas memórias de infância é a visita de estudo que fiz ao Palácio Nacional, um dos mais importantes monumentos de Sintra. O palácio impressionou-me de uma forma que, mesmo sendo uma miúda na altura, não esqueci.

Talvez tenha sido a sua localização, em pleno centro histórico com vista privilegiada sobre o Palácio da Pena e o Castelo, talvez tenha sido a sua elegância que nos faz viajar no tempo até ao esplendor do séc. XVIII. Célebre pelas suas duplas chaminés monumentais, de 33 metros de altura, que marcam o perfil da vila o Palácio Nacional de Sintra foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

 Fonte Parque de Sintra© EMIGUS

 Fonte Parque de Sintra© DGPC Luís Pavão

Fonte Parque de Sintra © DGPC Carlos Monteiro

Fonte Parque de Sintra© EMIGUS

Fonte Parque de Sintra© DGPC Carlos Monteiro

Fonte Parque de Sintra© EMIGUS
Palácio de Seteais
O elegante palácio cor-de-rosa tem uma vista privilegiada de onde se pode avistar o mar e o alto da Serra de Sintra. Atualmente transformado em hotel de luxo goza ainda da sua posição de glamour e ostentação. A subida até este maravilhoso palácio poderá parecer difícil mas a vista, o luxo do hotel e dos seus jardins valem a pena.

Palácio de Monserrate

Mais um exemplo da riqueza histórica, cultural e arquitetónica da vila de Sintra. O Palácio é mais um exemplo da magia e romantismo que por aqui se passeiam livremente.

Hotel Lawrence

“Um pequeno Hotel, no centro da pequena e mágica Vila de Sintra”. É assim que mais antigo hotel da Península Ibérica se apresenta. Uma forma subtil de chamar a atenção para um local que alberga anos e anos de estórias. Um hotel de charme localizado numa mansão rural, cuja personalidade marcante o levou a ser frequentado por inúmeras figuras famosas, nacionais e internacionais, como o poeta Lord Byron, Camilo Castelo Branco, Alexandre Herculano, Bulhão Pato e Ramalho Ortigão, entre outros. A sua riqueza histórica acabou por o levar a ser citado no mais famoso romance de Eça de Queiroz “Os Maias”, como o espaço onde o protagonista, Carlos Maia, pernoitava nas suas idas a Sintra.

Espero que tenha deixado o gostinho de partir à descoberta de Sintra. E já que está por lá deixo também uma sugestão doce, uma vez que a vila é igualmente conhecida pela sua soberba pastelaria, os famosos travesseiros e queijadas. Existem muitos cafezinhos onde poderá provar estas iguarias mas o melhor é sem dúvida a A Piriquita. Tem fila? Tem. Tem turistas que nunca mais acabam? Tem. Mas a experiência vale a pena, acreditem.

Como ir e onde ficar: Sintra fica a pouco mais de 30 minutos da capital pelo que poderá ficar hospedado num Hotel em Lisboa e seguir depois de Comboio  (Estações de origem – Oriente, Rossio e Entrecampos) ou de automóvel, seguindo pelo IC19 (de Lisboa).

2 pensamentos sobre “Sintra, o Romantismo às portas de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s