Simplesmente Formentera

Formentera é conhecida essencialmente pelas suas magníficas praias de areia branca e águas transparentes, quase todas praias de sonho onde podemos desfrutar de umas férias em grande tranquilidade rodeados da mais fantástica paisagem natural. A principal atração desta ilha é precisamente a sua natureza protegida e intocada pelo homem, fruto de um turismo sustentável que aposta em manter a ilha no seu estado mais selvagem, protegendo as suas riquezas naturais e a sua beleza paradisíaca.

886ea-img_1343

A melhor forma de conhecer Formentera é de scooter ou de bicicleta e a deslocação pode ser feita a partir de Ibiza em ferrys que demoram de 30′ a 1h dependendo do ponto de partido. É por isso um excelente passeio a fazer para quem está de passagem por Ibiza.

Chegados a Formentera a corrida faz-se em direção as motas e bicicletas. Na verdade Formentera é um dos melhores destinos para conhecer de bicicleta, mesmo para quem não tem grande espírito desportivo. As rotas estão bem assinaladas e a ilha tem apenas cerca de 18 km de largura e é quase plana. O passeio de bicicleta é fabuloso e a melhor forma de conseguirmos percorrer os trilhos mais selvagens como o parque natural das Salinas (os carros pagam uma tarifa para poder entrar nesta zona).

2e927-img_1291

11743-img_1293

1865e-img_1338

38c07-img_1294

O verão é uma altura complicada para grandes passeios uma vez que o calor e a humidade são implacáveis mas com chapéu, protetor solar e muita água dá para percorrer alguns trilhos, aproveitar para conhecer algumas praias e também alguns monumentos espalhados um pouco por toda a ilha. É só escolher a rota certa e partir à aventura.

fa0a2-img_1340

Quem, por outro lado, só quer desfrutar das águas cálidas e transparentes também não fica mal servido. Desde o porto de La Savina existem várias opções, sendo que a mais frequentada, talvez por uma questão de proximidade é a praia de Ses Illetes. Mas mesmo por aqui recomendo que se percam nos trilhos. Existem caminhos e rotas que levam a praínhas escondidas, mas calmas e com menos veraneantes onde é possível passar um dia tranquilo, apenas em total relax.

3851f-img_1327

ffa34-img_1328

IMG_1331IMG_1341

Recomendo que se percam por Formentera. A ilha é fabulosa e apesar de apenas lá termos passado umas horas ficamos cheios de vontade de lá voltar.

Algumas dicas para aproveitar melhor o dia:

– Levar água, fruta e alguma comida (se estão num hotel podem pedir um pic nic que a maioria disponibiliza e vêm bastante completos). Os bares e cafés de praia existem mas praticam preços proibitivos (Bebida + hambúrguer = 30€!!!).

– As bicicletas ou scooters são os meios de transporte ideal na ilha mas também existem autocarros para as principais praias que também funcionam.

– Levar protetor solar! O sol da ilha é inclemente e na praia não existem sombras (existem cadeiras e chapéus para alugar mas a procura é muita em algumas zonas).

– Levar óculos ou equipamento de snorkling. Algumas das praias têm zonas onde é possível admirar a vegetação submarina e alguns peixinhos bem coloridos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s