Escapadela a Milão

Milão é uma daquelas cidades que é ideal para uma escapadinha de fim de semana. É relativamente pequena pelo que se consegue percorrer em dois/três dias, tem bons locais para passear, história, cultura, moda e boa comida.

Recomendo no primeiro dia um passeio pelo centro da cidade. Dirija-se para a Piazza del Duomo e por aí prossiga conhecendo aquele que é um dos maiores  templos góticos do mundo. A vista através da Piazza é impressionante. Estamos frente a frente com uma impressionante fachada coroada por 135 pináculos e inúmeras estátuas e gárgulas. Atravessamos a praça e visitamos a impressionante catedral de Milão sem esquecer de admirar os grandiosos vitrais, a medonha pintura de S. Bartolomeu esfolado e segurando a sua pele e o altar-mor, debaixo do qual se abriga o tesouro.

IMG_2056

Saímos para o sol da manhã e seguimos para o outro lado da praça, em direção ao Palazzo Reale, antiga residência dos soberanos de Milão. O sumptuoso palácio recebe agora o Museu della Reggia e diversas exposições. O palácio está situado à direita da fachada do Duomo, em posição oposta à famosa Galeria Vittorio Emanuele II para onde seguimos após o almoço.

51892-palazzo_reale

Existem inúmeros restaurantes e cafés onde se podem provar algumas guloseimas ou pratos locais. Se o tempo estiver agradável escolham um com esplanada. É o local ideal para admirar o movimento da cidade e apreciar o seu estilo elegante e cosmopolita.

Depois do almoço seguimos para a sofisticada galeria comercial que abriga algumas das mais elegantes lojas e restaurantes italianos (incluindo um McDonals !!) e quando entramos pela imponente fachada somos de imediato atraídos para a enorme cúpula central, construída em metal e vidro. Deixa-nos quase sem fôlego dada a sua beleza e grandiosidade. Os pavimentos da Galeria são igualmente ricos e ornamentados, sendo uma das figuras famosa pela sorte que traz. Estamos a falar do touro do brasão de armas das três capitais do Reino de Itália (Turim, Florença e Roma)…não esquece de pisar os seus genitais para boa sorte.

Milão (6)

100_3167100_3172galleria_vittorio_emanuele1

Saímos pelas traseiras da Galeria e de imediato damos de caras com o Palazzo Marino e com o famoso Teatro alla Scala, uma das mais famosas salas de ópera do mundo, reconhecida não são pelas magníficas produções como por ter o maior palco da Europa. Por aqui passaram óperas de Richard Wagner, Puccini, Umberto Giordano, Richard Strauss, Igor Stravinski, Claude Debussy, e grandes interpretes como Maria Callas.

 2cb6f-100_3184

04470-100_3185

Terminamos o dia com um passeio pelo famoso Quadrilatero della Moda que junta as Via Manzoni, Via della Spiga, Via Montenapoleone e Via Sant’Andrea, onde se localizam as melhores lojas de luxo de marcas internacionais. Deixe-se tentar pelas lojas de alta-costura…

Para a noite recomendamos um passeio até à Piazza do Duomo para um cappucino e apreciar os vitrais e a fachada da Catedral iluminadas. É um espetáculo que não vai querer deixar de admirar pela sua pela beleza.

Para o terceiro dia guardamos o Castello Sforzesco, uma construção austera com inúmeros e agradáveis pátios interiores. Foi construído Francesco Sforza sobre restos duma fortificação anterior da família Visconti. Sugiro entrada pela frente do castelo onde podemos admirar a Torre del Filarete, No seu interior podemos conhecer a Torre de Bona di Savoia, a Ponticella de Ludovico il Moro, o jardim, a grande fonte, entre diversas outras passagens, valas e pontes. Terminamos numa enorme praça, na saída para a Via Gadio onde damos de caras com o parque Sempione.

af6f0-100_3078

a07fa-100_3080

6ef0c-100_3088

E já que por aqui estamos, e estando bom tempo, recomendo comprar alguma coisa para comer nas imediações e levar para este pulmão verde da cidade. Sendo domingo é o dia ideal para fazer um pic nic pelo parque e admirar a calma e tranquilidade dos milaneses que por aqui se estendem a aproveitar o dia de descanso. Seja a ler um livro, a trabalhar, a fazer yoga, a dormir, a comer, sozinhos, em casais ou em família, este é um ponto de passagem.

c3bab-100_3109

e6556-100_3110

6a600-100_3112

Almocem, descansem (que tal uma sesta à sombra de uma árvore?), comentem as emoções dos últimos dias antes de embarcarem de regresso a casa. É o melhor ponto final para um fim de semana em cheio.

Como ir e onde ficar: para Milão ainda se conseguem bilhetes de avião baratos e hotéis acessíveis a todas as bolsas. E como a cidade é relativamente pequena, mesmo os hotéis fora do centro ficam a apenas uns minutos da principais atrações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s