Esta Lisboa que eu amo #3

O Ascensor da Glória comemora hoje, dia 24 de Outubro, o seu 129.º aniversário. O mítico ascensor liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto e é uma das mais acarinhadas atracções de Lisboa, a par dos Elevadores de Santa Justa, da Bica e do Lavra. Estes importantes e históricos meios de transporte estão inseridos na Rota dos Ascensores, uma rota que permite uma visão única sobre a cidade.

Quando foi inaugurado em 1885, o Ascensor da Glória funcionava por meio de um sistema de tracção por cremalheira e cabo por contrapeso de água, em que ambos os carros estavam ligados por um cabo subterrâneo subindo e descendo, em duas vias paralelas assentes ao nível do chão. Os carros eram de dois pisos, tendo o inferior dois bancos dispostos longitudinalmente, de costas para a rua e o superior, a que se acedia por uma escada de caracol, outros dois, dispostos no mesmo sentido, mas costas com costas, de modo que os passageiros ficavam virados para o espaço circundante.
Foi electrificado em 1915, tendo sido classificado, a par com os Ascensores da Bica, do Lavra e do Elevador de Santa Justa, Monumento Nacional em 2002.

Parabéns aos Ascensor da Glória!

Deixar uma resposta