Grátis! O que fazer em Berlim

Dizem que Berlim é uma das capitais mais caras da Europa. Talvez seja verdade, mas para quem quiser visitar a cidade saiba que existem inúmeras opções e locais que poderá ficar a conhecer sem abrir a Carteira. Berlim é uma capital rica em história e cultura presentes ao virar de cada esquina.

Vamos conhecer Berlim sem gastar dinheiro?

Berlim - Gratis.png

Desfrutar da vista do Reichstag

O Reichtag é o parlamento da Alemanha unificada e um dos edifícios mais simbólicos de Berlim. A enorme cúpula de vidro tem 137 m de altura e 97 m de largura. É uma extraordinária obra de design e engenharia. A visita é gratuita, mas deve ser reservada em antecipação no site.

Reichstag_Dome_Berlin

Visitar a Ilha dos Museus

Local que reúne um complexo arquitetónico histórico e alguns dos mais importantes museus do Mundo, tendo sido considerado Património Cultural da UNESCO. Zona ideal para admirar a arquitectura, passear e até mesmo descansar nas inúmeras zonas verdes. Para quem não perde um bom, há muito por onde escolher: o Pergamonmuseum, a Alte Nationalgalerie, o Bode-Museum, o Altes-Museum e o Neues Museum.

558b0-berlim252

Passear na Unter den Linden

A Unter den Linden é a mais emblemática e talvez acarinhada das avenidas da cidade. Aqui se localizam alguns dos mais importantes edifícios como a Staatsoper (opera), a Humboldt-Universität, o Opempalais (Palácio das Princesas), o Kronprinzenpalais (em tempos foi a residência dos herdeiros do trono), a imponente Embaixada Russa e o Deutsche Guggenheim. É também o lugar indispensável para um passeio em dias de sol.

2d3fe-berlim181

Descobrir a Kurfürstendamm

A Kurfürstendamm é outra avenida icónica de Berlim onde se localizam algumas, mas mais importantes lojas internacionais e também dos símbolos mais marcantes da cidade, como a igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis. Destruída na II Guerra Mundial nunca chegou a ser totalmente reconstruida, em memória desses anos negros.

Relaxar no Tiergarten

É o maior jardim de Berlim e o pulmão da cidade. São cerca de 200 hectares de espaços verdes, caminhos pedonais, lagos e sombra que fazem as delícias de quem os visita, em especial nos dias de calor.

Tiergarten

Visitar o Centro Sony

Localizada na Potsdamer Platz, a futurista do Centro Sony não deixa ninguém indiferente. Aqui é possível encontrar inúmeros espaços de entretenimento como restaurantes, cafés, o cinema Imax e o Centro Comercial Arkaden.

Regressar ao passado

Muro de Berlim e a East Side Gallery

Em vários pontos da cidade é possível “dar de caras” com o infame muro qu durante anos separou Berlim, a Alemanha e a própria Europa. Apesar de já terem passado mais 25 anos desde que foi derrubado, continua a ser uma presença constante na vida dos berlinenses e de todos os visitantes da cidade.

a0c18-berlim2b546

Memorial do Holocausto

Espaço de homenagem aos seis milhões de judeus vítimas do regime nazi. Localizado entre a Postsdamer Platz e a Porta de Brandemburgo, tem uma área de 19 000 m² com 2 711 blocos de cimento que simbolizam as vítimas assassinadas nos campos de concentração.

c4d42-berlim154

Porque deve ter atenção às fotos que tira no Monumento ao Holocausto e outros locais similares

Bunker do Hitler

Na verdade, não tem nada que ver exceto um descampado, meio abandonado uma vez que foi demolido no pós-guerra. Localizado nas imediações do Memorial do Holocausto e foi aqui que um dos maiores ditadores da história mundial colocou fim à vida, após perder a II Guerra Mundial.

800px-Place_Of_Hitler_Bunker_2007

Topografia do Terror

Entre 1933 e 1945 a principal policia secreta Nazi, o Comando das SS e a Central de Segurança do Reich tinham a sua sede neste local que é agora um dos principais museus ao ar livre de Berlim. Aqui ficamos com uma ideia do percurso que levou à II Guerra Mundial e a todas atrocidades cometidas pelo regime nazi.

53c4c-berlim74

Check Point Charlie

A mais famosa fronteira de Berlim cujo nome deriva do alfabeto fonético da NATO em que cada letra do Alfabeto corresponde um som (Alpha a letra A, Bravo a letra B e Charlie a letra C). O Checkpoint Charlie  é um símbolo da Guerra Fria, representando a separação leste e oeste.

10a0a-berlim55

Bernauer Straße

Esta rua é um dos símbolos da divisão da cidade, tendo sido literalmente rasgada pelo muro. Aqui fica o Memorial ao Muro onde é dada a conhecer as histórias, assim como podemos visitar o monumento que relembra e homenageia a cidade dividida e as vítimas do regime comunista.

Karl-Marx-Allee

A mais famosa avenida da Alemanha comunista está localizada entre a Strausberger Platz e a Frankfurter Tor. É ladeada por edifícios de estilo soviético dos anos 50′.

2c310-berlim582

Deixar uma resposta