Ah! Os Mercados de Natal da Europa! Dezembro é um dos meses do ano mais divertidos para viajar, em especial para quem adora o Natal. Em quase todos locais nascem pequenos ou grandes mercados de natal onde é impossível não ser contagiado fortemente pelo espírito da época. As barraquinhas com sugestões de presentes, o cheiro a bolos quentes com canela e açúcar, o cheiro a chocolate ou outras substâncias quentes que em alguns países são fundamentais para manter o corpo e a alma quente.
E, porque entramos no mês de dezembro aqui deixo alguns dos meus mercados de natal favoritos:
1. Londres
Por aqui existem muitas opções, mas os meus favoritos são o de Southbank, junto ao London Eye, e o Hyde Park Winter Wonderland, este ultimo vai muito para além de um mercado. É toda uma aldeia Natalícia.

2.Paris
Haverá melhor mercado na cidade luz que o dos Champs–Élysées? Lembro-me no ano em que fui dos maravilhosos bombons de chocolate, das barraquinhas de doces e de uma vaquinha natalícia.


3.Praga
Mesmo no Centro da Praça da Cidade Velha. Aqui cheia a bolos com canela, a vinho quente e a natal. Existem as mais variadas barracas com artesanato e presentes, comida, bebida e animação. Não falta mesmo nada.

4.Viena
O Christkindlmarkt e o principal mercado de Natal da cidade e esta localizado no Parque da Câmara Municipal. Por aqui se podem encontrar os mais diversos sabores natalícios, incluindo uma poncha quente que aquece até a Gronelândia.

5. Bruxelas
Em Bruxelas destaco dois mercados, um menor nas imediações da Grand-Place, e outro um pouco maior e inclui inclusive a sua própria mini-roda-gigante, no Bourse. Ambos com inúmeras delícias locais, em especial, doces e chocolates, e muitas ideias de presentes para oferecer.


6.Bruges
Este mercado nasce anualmente na Grote Markt, a principal e mais ampla praça de Bruges, enquadrada por magníficos edifícios. Mega especialidade por estes lados…o chocolate como não podia deixar de ser.


7. Cidade do Luxemburgo
Empoleirado na Place de la Constitution este mercado é relativamente pequeno, mas destaca-se pela vista espantosa que têm. Além de algumas atrações para os mais pequenos tem também barraquinhas com presentes e comida natalícia.


8. Budapeste
Budapeste não é muito famoso pelos seus mercados de natal, mas o que visitamos na praça que encerra a principal avenida de compras da cidade, a Váci utca, não podia ficar de fora. Aqui encontramos muitas ideias engraçadas para presentes, boa comida local e animação com fartura.
O que estão à espera. Dezembro está aí ao virar da esquina, mas ainda podem apanhar o próximo voo (baratinho claro para poupar dinheiro para as prendas 🙂 ) e partir à descoberta do melhor espírito de natal.
Tenho sempre um dúvida no que toca a estes mercados de natal…. A sua duração, o período de datas em que decorrem. Será que me conseguem ajudar? Obrigado
A maioria deles durante entre os meses de novembro e dezembro, até início de janeiro. Muitos têm inclusive site pelo que poderá encontrar informações mais detalhadas, em especial horários, nesses sites.