São locais que nos marcam pela sua beleza e dimensão. Praças da Europa centenárias palco das mais importantes cerimonias e momentos da vida destas cidades. Aqui tudo acontece, desde celebrações festivas, manifestações políticas e culturais.
1.Praça da Cidade Velha, Varsóvia
A praça da foi totalmente reconstruída após a II Guerra Mundial e está rodeada de magníficos edifícios. O centro da praça, em lugar de destaque, está a estátua da Sereia, símbolo da cidade. Por aqui encontram-se ainda alguns dos restaurantes com melhor comida local. Animação e diversão estão sempre garantidas.

2.Praça da Cidade Velha, Cracóvia
Tudo acontece à volta da Praça Principal, a maior praça central medieval da Europa. Foi fundada no século XIII. Aqui podemos encontrar como grandes marcos da cidade a Igreja de Santa Maria, o Pavilhão da Roupa, a torre da antiga Câmara Municipal. Ponto de encontro para locais e visitantes é o coração da cidade e o seu local mais animado.

3.Piazza Navona, Roma
Uma das praças mais movimentadas da cidade, repletas de cafés, restaurantes e gelatarias onde podemos parar para provar um capuccino ou um gelatto e admirar a grandiosa Fontana dei Quattro Fiumi, criada por Bernini. Numa volta à praça descobrimos ainda maravilhosos Palácios e Igrejas que compõem toda a moldura de uma das mais belas praças da cidade.

4.Marienplatz, Munique
É aqui que bate o coração da cidade e o famoso carrilhão da Neues Rathaus (Nova Câmara Municipal). Diariamente pelas, 11h, 12h e 17h é possível admirar a dança que as figurinhas que decoram este relógio histórico. Na praça encontramos ainda a Altes Rathaus, a antiga câmara municipal construída no século XV e alberga atualmente o Museu dos Brinquedos. Por aqui cruzam-se ainda as principais artérias pedonais, que convidam a um passeio, umas compras ou uma tarde animada num dos inúmeros cafés e esplanadas.

5. Praça da Câmara Municipal, Talin
A Cidade Antiga, um dos mais bem preservados centros históricos da Europa, património Mundial da UNESCO desde 1991, desenvolveu-se em volta da Raekoja Plats, a Praça da Câmara Municipal. Está rodeada de edifícios medievais e abriga uma das mais antigas farmácias da Europa, datada do século XVII. O edifício da Câmara, cuja origem remonta ao início do século XIV, é um dos últimos edifícios camarários em estilo gótico ainda sobreviventes.

6. Praça da Câmara Municipal, Riga
Na praça principal destaca-se a Casa dos Cabeças Preta, um dos meus edifícios favoritos na cidade. Abrigava os mercadores estrangeiros, maioritariamente solteiros, e recebeu o nome do seu santo padroeiro, S. Maurício. Ao seu lado encontramos o Museu da Ocupação da Letónia, um dos mais importantes de Talin, que tem como principal missão manter viva a memória de décadas de ocupação, desde a alemã da II Guerra Mundial, à soviética que durou até 1991.

7. Praça Vermelha, Moscovo
O principal palco de manifestações populares. Uma visita a Moscovo começa, quase certamente pela Praça Vermelha onde rivalizam em atenção o gigante muralha que cerca o Kremlin, a colorida e magnifica Catedral de S. Basílio, a Catedral do Kazan, reconstruída em 1993 e cujas cores vivas captam a nossa atenção, o Museu Histórico do Estado, que domina uma das laterais da praça, com os seus tijolos de cor vermelho fogo, o GUM (Centro Comercial do século XIX) que ocupa toda a zona este da Praça, e o Mausoléu de Lenine.

8.Piazza San Marco, Veneza
Uma das mais belas e imponentes praças do mundo. Aqui podemos visitar os mais importantes monumentos da cidade como a Basílica de San Marcos, o Campanille, o Palazzo Ducale e a Torre dell’Orologio. Esta praça é ainda caracterizada pelos luxuosos cafés com música ao vivo. Napoleão fez uma descrição desta praça verdadeiramente inspirada, descreveu a Piazza “a mais elegante sala de receções da Europa.”

9.Grand-Place, Bruxelas
A Grand-Place, uma das mais belas praças do mundo. Ao seu redor podemos contemplar impressionantes obras de arte da arquitetura, a começar pelo Hotel de Ville, magnifica construção gótica do século XV com 137 estátuas na fachada e um pináculo de 96 m de altura. Na praça podemos ainda admirar a Maison du Roi, ex-moradia dos monarcas, Le Pigeon, onde viveu Victor Hugo, La Maison des Ducs de Brabant, casas de diversas guildas, entre outras.

10.Piazza di San Pietro, Vaticano
É talvez a Praça mais famosa para todos os cristãos e ponto de contacto com o Papa. Dominada quase exclusivamente pela imponente e sumptuosa Basílica de S. Pedro, o mais importante templo do cristianismo. Ainda na Piazza podemos admirar a obra central erigida por Bernini, percorremos, com os olhos no chão, as diversas peças de baixo-relevo ali incrustadas, o obelisco trazido Egito por Calígula e as 140 estátuas – santos e mártires, papas e fundadores de ordens religiosas – da balaustrada das colunas, com 17 metros de largura.

11. Praça da Cidade Velha, Praga
Todos os caminhos vão dar a esta praça onde se destaca o Relógio Astronómico na Torre da Câmara. Não menos impressionantes são a parede da Casa dos Minutos, a Igreja da Nossa Sra. de Tyn, a Igreja de S. Nicolau, a estátua de Jan Hus, o palácio Golz-Kinsky, a animação dos cafés, esplanadas e artistas de rua.

12. Plaza Mayor, Madrid
A Plaza Maior é coração da cidade e ponto de encontro dos madrilenos. Rodeada de bares e restaurantes é o local ideal para uma bebida de final de tarde ou um jantar descontraído enquanto apreciamos a vida e dinamismo desta praça.

Para cada um destes destinos é possível encontrar os mais variados bilhetes de avião baratos, pelo que…do que está à espera para partir à descoberta destas grandiosas praças.
Leave a Reply