
São mais que locais de passagem para quem se desloca do ponto A para o B ou para quem entra e sai destas cidades diariamente. Estações que são obras de arte, monumentos, locais com história e orgulho. Vamos conhecer 10 estações de comboios a visitar uma vez na vida?
Antuérpia, Bélgica
A Estação Central de Antuérpia é um monumental tesouro a descobrir. No seu interior extravagante é possível encontrar grandiosas escadarias, dourados, colunas, mármores, floreados decorativos e toda uma panóplia de elementos neoclássicos que dão vida à estação. Foi uma das cinco estações mais bonitas do mundo pela Newsweek.
Gare du Nord, Paris
Inaugurada em 1846 é uma das mais antigas desta lista. Com cerca de 180 milhões de passageiros por ano, é a mais movimentada da Europa e a terceira mais movimentada do mundo.

Estação Central, Helsínquia
A Estação Central é um dos edifícios mais famosos na Finlândia e um marco em Helsínquia. Monumento de granito cuja entrada principal é flanqueada por impressionantes estátuas, gigantes. A estação foi inaugurada em 1919.

Hauptbahnhof, Berlim
Mais recente que todas as outras (2006) a principal Estação de Berlim é também uma das mais impressionantes pela sua estrutura moderna toda em vidro e ferro.

S. Bento, Porto
Uma das mais bonitas estações mundiais comemorou em 2016 o seu centenário. Decorada com típicos painéis de azulejo, que dão vida ao átrio principal, representando uma cronologia dos meios de transporte utilizados pelo homem, mitos e quadros da história de Portugal, cenas de trabalho campestre e costumes etnográficos.

Atocha, Madrid
A Estação de Atocha é uma magnífica estrutura de ferro e vidro que alberga a maior e mais importante estação de Madrid. A sua estrutura de ferro forjado com 152 m de comprimento e mais de 40 de altura. No seu interior pode ainda ser encontrado um jardim botânico, repleto de palmeiras e plantas exóticas.


St Pancras, Londres
Uma impressionante estação de tijolos vermelhos do século XIX. É um dos mais exuberantes edifícios vitorianos da cidade de Londres. É atualmente um dos principais pontos de entrada da cidade e “casa” do veloz Eurostar.

Grand Central, Nova Iorque
É uma das joias arquitetónicas da cidade e quando lá entramos percebe-se porquê. Este centenário edifício é de uma grandiosidade impressionante.É a estação no mundo que tem mais plataformas (44), às quais se juntam cinco restaurantes de luxo, vários bares e restaurantes lounge, espaços de cafetaria e mais de 50 lojas. Tem também um dos tetos mais espetaculares possíveis, em especial para uma estação, decorado com milhares de estrelas e sumptuosos candelabros.

Estação Central, Amesterdão
É por aqui que começam quase todas as visitas a Amesterdão. Foi construída em 1880 e está suportada por 8600 estacas de madeira, afundadas na sua base. A sua construção foi algo controversa por tapara vista para o mar, mas ninguém fica indiferente à sua fachada de tijolos vermelhos com peças que representam viagens, comercio e história local.

Union Station, Washington DC
Inaugurada em 1907 é um magnífico edifício de Beaux Arts, cuja varanda em abóbada está decorada com 32 kg de folhas de ouro. Recebe anualmente mais de 20 milhões de pessoas e alberga no seu interior mais de 130 lojas e um cinema.


Leave a Reply