10 Estações de comboios emblemáticas a visitar 1 vez na vida

estacoes-comboio

São mais do que locais de passagem para quem se desloca do ponto A para o B ou para quem entra e sai destas cidades diariamente. São obras de arte, monumentos, locais com história e orgulho.

Antuérpia, Bélgica

A Estação Central é um monumental tesouro a descobrir. No seu interior extravagante é possível encontrar grandiosas escadarias, dourados, colunas, mármores, floreados decorativos e toda uma panóplia de elementos neoclássicos que dão vida à estação. Foi considerada como uma das cinco estações mais bonitas do mundo pela Newsweek.

antuerpia-estacao-centralantuerpia-station

Gare du Nord, Paris

Inaugurada em 1846 é uma das mais antigas desta lista. Com cerca de 180 milhões de passageiros por ano, é a mais movimentada da Europa e a terceira mais movimentada do mundo.

Paris Gare_du_Nord.JPG

Estação Central, Helsínquia

A Estação Central é um dos edifícios mais famosos na Finlândia e um marco em Helsínquia. Monumento de granito cuja entrada principal é flanqueada por impressionantes estátuas, gigantes por sinal. A estação foi inaugurada em 1919.

Helsínquia Estação Central.jpg

Hauptbahnhof, Berlim

Mais recente que todas as outras (2006) a principal Estação de Berlim é também uma das mais impressionantes pela sua estrutura moderna toda em vidro e ferro.

hauptbahnhof-berlin

S. Bento, Porto

Uma das mais bonitas e emblemáticas estações nacionais assinalou comemora este ano (2016) 100 anos. Decorada com emblemáticos painéis de azulejo, que dão vida ao átrio principal, representando uma cronologia dos meios de transporte utilizados pelo homem, mitos e quadros da história de Portugal, cenas de trabalho campestre e costumes etnográficos.

portugal-estcao-s-bento-pedro-granadeiro-global-imagens
Pedro Granadeiro / Global Imagens

portugal-estcao-s-bento

Atocha, Madrid

A Estação de Atocha é uma magnífica estrutura de ferro e vidro que alberga a maior e mais importante estação de caminho-de-ferro de Madrid. A sua estrutura de ferro forjado com 152 m de cumprimento e mais de 40 de altura. No seu interior pode ainda ser encontrado um jardim botânico, repleto de palmeiras e plantas exóticas.

7a1ee-atocha287f06-atocha1

St Pancras, Londres

Mais uma impressionante estação de tijolos vermelhos do século XIX. É um dos mais exuberantes edifícios vitorianos da cidade. É atualmente um dos principais pontos de entrada da cidade e “casa” do veloz Eurostar de que vos falei aqui.

StPancras.jpg

Grand Central, Nova Iorque

É uma das jóias arquitetónicas da cidade e quando lá entramos percebe-se porquê. Este centenário edifício é de uma grandiosidade impressionante.É a estação no mundo que tem mais plataformas  (44), às quais se juntam cinco restaurantes de luxo, vários bares e restaurantes lounge, espaços de cafetaria e mais de 50 lojas. Tem também um dos tetos mais espetaculares possíveis, em especial para uma estação, decorado com milheres de estrelas e sumptuosos candelabros.

NY Grand_Central_Station.jpg

Estação Central, Amesterdão

É por aqui que começam quase todas as visitas a Amesterdão. Foi construída em 1880 e está suportada por 8600 estacas de madeira, afundadas na sua base. A sua construção foi algo controversa por tapara vista para o mar mas ninguém fica indiferente à sua fachada de tijolos vermelhos com peças que representam viagens, comercio e história local.

Amesterdão - Estação Central.jpg

Union Station, Washington DC

Inaugurada em 1907 é um magnifico edificio de Beaux Arts, cujo varanda em abóboda esta decorada com 32 kg de folhas de ouro. recebe anualmente mais de 20 milhões de pessoas e alberga no seu interior mais de 130 lojas e um cinema.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s