13 deliciosos pratos Tailandeses

Quando comecei a fazer esta lista era minha intenção selecionar os cinco melhores pratos tailandeses para poder distinguir aqueles que verdadeiramente me tinham impressionado. No entanto, assim que cheguei ao segundo percebi logo que não ia conseguir. A comida tailandesa tem esta dificuldade…é quase toda deliciosa e de cada vez que me lembrava de um, vinha-me à memória gustativa, uma série de outros que não consegui esquecer. Assim, cheguei a estes 13. Na verdade até conseguiria ter mais uns quantos mas acho que estes resumem aquilo que de melhor comi nas duas semanas em que por lá andei. Todos provados e comprovados.

Thai Food.png

1.Pad Thai (Noodles Fritos Tailandeses)

O Pad Thai (Noodles Fritos) é o prato Tailandês por excelência. Cozinhado num wok a ferver, só muda o tipo de noodles (mais largos ou mais finos), servido com rebentos de soja, ovo, cebola e acompanhado de camarão ou carne à escolha. Foi o prato que mais comi e o que mais sinto saudades.

2.Khao Pad (Arroz Frito)

A par do Pad Thai, o Khao Pad é outro prato obrigatório. A base é muito similar. Arroz frito, cebola, ovo, legumes e acompanhado com camarão, frango ou até caranguejo. Uma delicia.

Khao Pad (Fried Rice).jpg

3.Pad Krapow Moo Saap (Porco e manjericão frito)

Uma agradável surpresa que experimentei em Chiang Mai. Carne de Porco com manjericão frito. A carne de porco picada vem brilhante e sumarenta e é acompanhado com arroz branco.

Pad Krapow Moo Saap (Fried Basil and Pork).jpg

4.Gaeng Keow Wan Kai (Caril verde de frango)

Pedaços de frango fresco, acompanhado com bambu, coentros e manjericão doce, mergulhados num dos melhores molhos de caril que já provei. Feito a partir de pasta de caril verde dissolvido num cremoso leite de coco. Servido com uma generosa dose de  arroz tailandês perfumado. Picante qb.

Gaeng Keow Wan Kai (Caril verde de frango).jpg

5.Kuay Tiew (Sopa Noodles)

Outro prato típico que encontramos em cada esquina. Cama de Noodles servidos num caldo rico e delicioso, com ervas aromática e rebentos de soja e acompanhado  com um qualquer tipo de carne (porco, frango, pato) ou até mesmo frutos do mar. Existem muitas variedades desta sopa e vai ser uma luta provar todas as variedades.

Kuay Tiew (sopa Noodles).jpg

6.Sopa Tom Yum (sopa de peixe picante)

Este é um dos mais famosos e picantes pratos Tailandeses. É uma sopa de peixe enriquecida com camarão, tomates, erva-limão, galangal (uma espécie de gengibre) e milhões de malaguetas daquelas mesmo más.
7.Tom Kha Kai (Sopa de coco com frango)

Uma sopa de noodles com um twist que lhe dá uma cor única e um sabor suave. Inclui as famosas malaguetas, gengibre, carne, erva-limão, entre outras ervas e legumes.  O sabor a picante é cortado pelo leite de coco, que lhe dá o sabor suave.

Tom Kha Kai (Sopa de coco com frango).jpg

8.Khao Soi

Mais uma variedade da sopa de noodles, desta feita típica de Chiang Mai. A base é muito similar mas é complementada com noodles fritos crocantes. Tem um sabor intenso, ligeiramente picante, e o crocante dos noodles dá-lhe uma textura muito interessante. Um dos meus favoritos, claramente.

Khao Soi.jpg
9.Kuay Teow Moo Daeng (Sopa de Noodles de porco vermelho)

Mais uma variedade de fazer crescer água na boca. Sopa de noodles com fatias de porco vermelho, demolhado num caldo potente e saboroso (feito a partir dos ossos de carne de porco fervidos e cebolas), rebentos de soja e ervas. Pelo que percebi é comida de rua, uma vez que não encontrei em nenhum restaurante e é uma delícia. É quase impossível comer apenas uma tigela.

Kuay Teow Moo Daeng (Sopa de Noodles de porco vermelho).jpg
10.Sopa Frango

A sopa de frango é, a par dos rolinhos de legumes, aquele prato a que voltamos recorrentemente e que se pode comer em qualquer altura. A base é um caldo saboroso feito com ossos de frango, cebola, gengibre e alho, ao qual se juntam os noodles, rebentos de soja, manjericão e pronto. Fica sempre deliciosa.

Thai Chicken Soup.jpg

11.Rolinhos de primavera

Um dos meus snack favoritos. Adequados para qualquer ocasião, adorei comer estes rolinhos na rua, nos mercados, a abrir as refeições. Tão baratos e ao mesmo tempo tão deliciosos, sempre acompanhados com um molho agridoce ligeiramente picantes. Os melhores de todos foram os do mercado flutuante de Damnoen Saduak, acompanhados com folhas de manjericão que lhe davam um toque fresco.

Spring Rolls.JPG

12.Arroz glutinoso com manga

Parece um prato estranho e na verdade é uma vez que é uma mistura do famoso arroz pegajoso da Tailândia, com manga, coberto com um delicioso molho de coco que lhe dá um gosto doce e quente. Outro daqueles pratos que comemos a qualquer hora e em qualquer lugar.

13.Panquecas de Banana

Só me deparei com esta delícia em Phuket mas valeu a pena a espera. Fácil, despretensioso e deliciosa como quase toda a comida Tailandesa. Massa de crepes frita, recheada com banana aos pedaços e coberta com o que nós quisermos, desde nutella a doce de leite ou mel (o meu favorito). O crocante da massa, com o doce da banana é como uma uma explosão na boca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s