Dez inesquecíveis Igrejas na Europa. Umas mais grandiosas, outras mais emblemáticas, mas todas dignas de uma visita. Quantas conhece?
1. Duomo de Milão
Na Piazza del Duomo encontra-se aquele sendo um dos maiores templos góticos do mundo. A vista através da Piazza é impressionante. Possui uma impressionante fachada coroada por 135 pináculos e inúmeras estátuas e gárgulas. No seu interior encontramos grandiosos vitrais, a medonha pintura de S. Bartolomeu esfolado e segurando a sua pele e o altar-mor, debaixo do qual se abriga o tesouro.

2. Catedral de S. Basílio em Moscovo
Localizada da monumental Praça Vermelha, encontramos a Catedral de S. Basílio com as suas paredes de tijolos vermelhos, as suas cúpulas e, sobretudo, as suas cores vivas fazem dela um dos mais grandiosos edifícios alguma vez construídos. A Catedral foi mandada construir por Ivan o Terrível, em 1552, para celebrar uma vitória militar. A sua espetacular arquitetura e cores vivas quase sucumbiram por duas vezes à destruição. Primeiro por Napoleão, quando em 1812 conquistou Moscovo, mas felizmente a pólvora acabou ensopada com a chuva e a intenção perdeu-se. A segunda tentativa esteve nas mãos de Estaline, que abriu espaço na Praça Vermelha para as suas paradas militares. No entanto, o arquiteto Baranovsky ameaçou cortar a sua garganta caso a demolição acontecesse. Não só conseguiu travar a destruição da catedral como conseguiu ainda cinco anos de trabalhos forçados por desafiar o ditador.

3. Sagrada Família em Barcelona
Uma das obras mais emblemáticas de Gaudi, a Sagrada Família é uma magnífica e inacabada igreja que nasceu, como muitas das suas obras, da sua imaginação única e absolutamente genial. A primeira pedra foi lançada em 1882 e desde então a obra decorre. A sua conclusão está prevista apenas para 2030. Pormenores que se destacam na sua construção: as plantas e animais esculpidos na fachada, as suas torres que podem ser avistadas em quase toda a cidade, a magnífica fachada da Paixão e as gárgulas que olham assustadoramente lá de cima.

4. Duomo em Florença
A primeira impressão é de total arrebatamento, não só pela sua dimensão e grandiosidade, mas pelas cores vivas dos mármores verdes e rosas. Depois avistamos o Campanile e a Cúpula e sabemos que estamos perante uma das mais grandiosas obras-primas de humanidade.

5. Basílica di San Marco em Veneza
Um dos mais grandiosos e deslumbrantes igrejas de Itália. De inspiração oriental, a Basílica tem detalhes de verdadeiro esplendor e opulência: os Cavalos de San Marcos, os mosaicos da fachada, a estátua de S. Marcos e os Anjos no topo do arco Central, o mosaico do pavimento no interior, os mosaicos no interior da Cúpula da Ascenção, os arcos da entrada, e muito mais.

6. Igreja de Santa Maria em Cracóvia
É anterior à construção da praça central e, por esse motivo, se encontra, desenquadrada dos restantes edifícios. É uma das mais bonitas basílicas góticas onde já tive oportunidade de entrar, com magníficos vitrais, coloridas paredes e um grandioso altar, com 13 metros de altura e 11 de largura, um dos maiores da Europa. O seu autor, Veit Stoss, demorou 12 anos a concluir a obra, incluindo cerca de 200 figuras esculpidas, cuja dimensão oscila entre uns poucos de centímetros até aos três metros. A igreja é também conhecida pelo famoso toque de corneta, que acontece a todas as horas.

7. Catedral de Notre-Dame em Paris
A sua fachada gótica e as duas torres com 69 m de altura são o que primeiro nos impressiona quando nos aproximamos daquela que é o principal centro religioso de Paris. O seu interior deslumbra com os magníficos vitrais. É um espaço mágico, talvez por influência de uma das minhas estórias favoritas, O Corcunda de Notre Dame.
8. Capela de São Kinga, Minas de Sal de Wieliczka em Cracóvia
A Capela de São Kinga está localizada na mina de Sal de Wieliczka e foi toda escavada numa galeria e recheada de quadros e esculturas de sal. É um dos espaços mais impressionantes em toda a mina.

9. Basílica S. Pedro, no Vaticano
Tudo é grandioso na Basílica de S. Pedro. O exuberante Baldaquino que cobre o túmulo de S. Pedro, a famosa Piéta de Miguel Ângelo e a Estátua de S. Pedro. Estátua cujo pé está gasto devido aos toques dos peregrinos ao longo dos anos. E a grandiosa Cúpula de S. Pedro, com mais de 135 m de altura alcançada apenas por uma escadaria com mais de 535 degraus.

10. Abadia de Westminster em Londres
É a igreja mais importante de Londres. Famosa mundialmente por ser o local de coroação do Monarca do Reino Unido. Foi construída no século XI, foi reformada entre os séculos XIII e XIV. Foi desde a sua fundação até o século XVI uma igreja católica.

Olá Sónia,
Gostei imenso deste seu post, e gostaria de a convidar a procurar a Igreja da Polana em Maputo que é para mim uma das mais bonitas e originais que conheço.
Espero que goste.
Cumprimentos
Paula