Copenhaga Day Trip: Castelos de Kronborg e Frederiksborg

A visita a Copenhaga não fica completa sem uma escapadinha ao norte da Dinamarca para descobrir dois dos mais icónicos e espetaculares castelos. Sim, é verdade que Copenhaga já inúmeros castelos para visitar, mas acreditem que este vão valer a pena. Vamos conhecer os Castelos de Kronborg e Frederiksborg? Acredite que são ambos dignos de contos de fadas ou de histórias de princesas e dragões.

O Castelo de Kronborg por ser a inspiração para uma das mais célebres obras de Wiliam Shakespeare, Hamlet, e como tal cenário de várias peças de teatro e filmes sobre o tema. O Castelo de Frederiksborg pela sua grandiosidade e beleza dos seus jardins barrocos e zona envolvente, rodeado das mais verdejantes paisagens e um lago que espelha a sua beleza.

Castelo de Kronborg

O castelo de Kronborg é uma verdadeira lenda. Património da UNESCO, foi construído como manda a lei dos castelos, com torres altaneiras, um gigante salão de baile, canhões, muralhas, casernas subterrâneas, os aposentos do rei, os aposentos da rainha, capela privada. Enfim, tudo a que a família real tinha direito para se divertir e estar bem protegida.

Copenhaga Day Trip: Castelo de Kronborg
Copenhaga Day Trip: Castelo de Kronborg
Copenhaga Day Trip: Castelo de Kronborg

O espaço que mais me impressionou foi o salão de baile. Com o título de “maior do norte da Europa”, foi aqui que as duas filhas mais velhas dos monarcas casaram. Ideal para grandes festas e banquetes, motivos pelos quais Kronborg ficou conhecido. Festas de grande esplendor com convidados que vinham de longe apenas para mostrar as suas roupas novas, cheia de brocados de ouro e veludos de seda, adornados com fitas e rendas. As paredes eram decoradas com tapeçarias deslumbrantes retratando reis passados e uma miríade de velas perfumadas eram acendidas nos magníficos candelabros. Ah! Bons tempos em que se organizavam festas à séria.

Copenhaga Day Trip: Castelo de Kronborg
Copenhaga Day Trip: Castelo de Kronborg

A vista para o mar é deslumbrante e num dia de céu limpo consegue-se avistar, do outro lado do estreito, a vizinha Suécia. Antes de partir rumo a outras paragens, recomendo um passeio pelo centro da pequena povoação. As suas ruas estreitas e casas baixas são um charme.

Copenhaga Day Trip
Copenhaga Day Trip

Castelo de Frederiksborg

O castelo de Frederiksborg é também imponente, mas num estilo mais romântico, renascentista. Foi construído no século XVII pelo mais importante rei dinamarquês, Christian IV, como símbolo do seu poderio no norte da Europa. Após visitar Kronborg, um castelo mais rústico, é impossível não ficar fascinado pela beleza dos seus interiores, com tetos e paredes totalmente decorados. O castelo é conhecido pelos seus jardins barrocos a perder de vistas, ideais para um passeio. À volta do castelo, no lago, é possível fazer um passeio de barco e conhecer a sua zona envolvente.

Copenhaga Day Trip: Castelo de Frederiksborg
Copenhaga Day Trip: Castelo de Kronborg

Guia Prático:

A viagem pode ser feita de forma circular, de Helsingor, onde fica localizado o castelo de Kronborg, para Hillerod, onde fica o Frederiksborg, ou ao contrário. Ambas as povoações são bem servidas de transportes públicos (comboios). Começando por Helsingor pode ainda incluir um passeio de ferry, seguido de almoço na Suécia, mais concretamente em Helsinborg, que fica a cerca de 20’ de distância.

As entradas são compradas na entrada dos castelos e são grátis para quem tiver o Copenhagen Card.

Como ir: para Kronborg pode apanhar um comboio na Estação Central de Copenhaga e sair na estação de Helsingor. Fica a cerca de 40 minutos e com o Copenhaga Card a viagem é grátis. Chegando à estação é só seguir o caminho junto à costa até ao castelo.

Para Hillerod poderá apanhar um S-train (linha A) em Copenhaga ou em Helsingor, se optar por visitar primeiro o castelo de Hamlet.

One thought on “Copenhaga Day Trip: Castelos de Kronborg e Frederiksborg

Add yours

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading